domingo, janeiro 03, 2010

Criatura Esfuziante

Ela é um vislumbre do Eu verdadeiro,
Parte de mim que se criou primeiro,
Antes de tudo o que veio a se formar.

Ela é tão forte, solta e divertida
Tão cintilante, livre e destemida,
Que incomoda e tento sufocar...

Eu a aprisiono num porão secreto
E a mantenho lá, amordaçada,
Sempre rebelde e buscando escapar.

O tempo passa e ela recolhida,
Não mais emerge e eu, desprevenida,
Relaxo a guarda e deixo de vigiar.

E surge a Criatura Esfuziante,
Tomando meu lugar no mesmo instante,
Alegre, intensa, e leve como o ar...

13 Comments:

At 3/1/10 6:59 AM, Blogger Polemikos said...

Rompeu os grilhões e tomou gosto pela liberdade!!

 
At 3/1/10 2:02 PM, Blogger marianicebarth said...

O pior é que "ela" aparece, toma todas e vai para o seu porão, me deixando sonolenta, desinflada e morta de vergonha!

 
At 3/1/10 2:02 PM, Blogger marianicebarth said...

Tem seu lado cômico...

 
At 3/1/10 8:37 PM, Anonymous timtim said...

Que bom que ela é esfuziante e sabe se libertar. Não, não, por favor, não fique no porão. Que tal, fazer do 2010 o ano do seu livro?

 
At 4/1/10 9:31 AM, Blogger Polemikos said...

Não se esqueça de acordá-la hoje e fazê-la participar ativamente de sua vida.

 
At 4/1/10 10:39 PM, Anonymous primacaçula said...

É O NOSSO "EU" REPRIMIDO QUE TENTA ÀS VEZES SE MANIFESTAR. QUANDO ISSO OCORRE NOSSA CONSCIÊNCIA O PRENDE NO PORÃO!

DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTA?
OU MELHOR, TALVEZ ESTEJA PREOCUPADA COM A QUAL OS "OUTROS" GOSTAM!

 
At 5/1/10 10:26 AM, Blogger marianicebarth said...

De uma certa forma, eu gosto "dela", justamente porque é tão feliz e o demonstra, mas acho que fico preocupada com a imagem que "ela" pode estar passando. Para mim, "ela" é a criança reprimida que sempre fui, na infância e mesmo agora, por lembrar tanto a Anna, minha mãe. Mas quando "ela" aparece, temo que ninguém consiga ver simplesmente a alegria da criança que brinca e se diverte com todos.

 
At 5/1/10 10:27 AM, Blogger marianicebarth said...

Sim, tenho receio de ser mal interpretada.

 
At 5/1/10 10:28 AM, Blogger marianicebarth said...

E você, primacaçula, também tem uma Criatura Esfuziante bem trancada no porão?

 
At 5/1/10 12:06 PM, Blogger marianicebarth said...

Respondendo à pergunta do Timtim: meu livro? Minha história? Com essa personalidade dividida, oculta e trancada no porão? E que "aparece" de vez em quando, quando percebe uma frestazinha?

Respondendo ao Turini: não dá para acordá-la, minha consciência faz muito bem seu trabalho e está tão habituada a isso que, assustada, acaba de colocar mais algumas grades no porão...

 
At 6/1/10 7:49 PM, Anonymous timtim said...

Eu entendo bem disso. Hoje tenho 75 anos e, ainda vejo no espelho um moleque de 20. Recentemente recebi um elogio inesquecível. Uma pessoa muito amiga me disse:"pra mim vc tem 18 anos". Quando alguém tgenta me "podar" dizendo: VOCÊ PARECE CRIANÇA.
Em lugar de me ofender, me deixa realizado. Mas,... a gente está sempre se censurando:"o que é que os outros vão pensar"?
É uma verdadeira prisão. São grades que nos criamos e nos criaram. Pe. Fábio de Melo tem um livro bem provocativo: "Quem me roubou de mim"

 
At 6/1/10 10:29 PM, Anonymous primacaçula said...

Em primeiro lugar adoro o Padre Fábio de Mello. A minha "criatura trancada no porão" o acha bonito e atraente e as mulheres devem pensar o mesmo.
Se o Roberto Carlos as faz delirar...!

Acho que todos temos essa criatura trancada no porão e queremos escondê-la na verdade, de nós mesmos!

 
At 7/1/10 12:22 AM, Blogger marianicebarth said...

Engraçado, sou uma pessoa que aceita quase tudo nos outros, menos - maldade, falsidade e sarcasmo - isso não consigo suportar, saio de perto e a pessoa acaba pra mim, não estou (ainda) no nem ponto de perdoar. Talvez por isso tenha receio quando "a do porão" dá suas saídas e se expõe, porque "ela" não teme nada, nem ninguém, faz e diz o que lhe dá na telha... (suspiro...)
Complicado, não é mesmo?

 

Postar um comentário

<< Home