segunda-feira, novembro 23, 2009

A Ideia do Jay

Jay e' o papai do Andre', e tem mostrado para ele livros de arte. Vira as folhas e mostra os quadros.
A Chris e o Jay sao grandes leitores e tem tambem daqueles lindos livros de arte, grandes, de capa dura e sobrecapa bonita.
O Andre' fica olhando toda a pagina, seus olhinhos percorrem cada centimentro. E' inacredita'vel. Na primeira vez que a Chris contou que eles tocam musica classica para ele a partir das 6 da manha, achei normal, mas quando ela contou que o Jay mostra para ele os livros, achei um pouco demais, nao acreditei que ele pudesse OLHAR PARA alguma coisa, muito menos VER.
Mas ha' uns quatro dias, quando a Chris saiu com o Nelson e o Jay e eu ficamos em casa para cuidar do Andre', quando chegou a hora, o Jay quis dar a mamadeira e trocar o filho. Eu aproveitei para ver meus e-mails, embora nao esteja fazendo nenhum download para nao "entupir o laptop da Chris.
Passado o tempo necessario para os cuidados, o Jay veio ate' a sala, pegou um livro grande de capa vermelha e voltou para o quarto do Andre'. Pensei que ele queria ler no quarto dele. Esperei um pouco e fui dar uma olhadinha no Andre', como sempre fac,o. E la' estava o Jay, com o bebe sentado num joelho e o livro no outro. Achei que ele, Jay, estava tentando ler seu livro, mas estava ainda cuidando do Andre' e me ofereci para trocar a fralda. Mas ele sorriu, agradeceu com seu vozeirao e disse que nao, que estava mostrando ao baby as obras. Fiquei surpresa ao ler na capa o nome de Picasso e o bebe olhando a pagina toda...
Dai em diante, ele tem mostrado outros livros, como o Graffiti World, (Arte de Rua, onde ha' obras de grafiteiros brasileiros) e o de Michelangelo, do qual Andre' parece parece ter gostado mais. A Chris disse que ele olhava pelas paginas com os olhos bem abertos.
A conversa sobre isso comecou quando ela estava com o Andre' em pezinho no ombro e eu notei que ele olhava fixamente para uns quadros com fotos em preto e branco que estao na parede em cima do sofa'. E ele passava os olhos de um para o outro (sao seis quadros pequenos), coisa que me maravilhou. Nunca vi, nem soube de nenhuma crianca de 17 dias que fizesse isso.

Na verdade, as coisas hoje sao muito diferentes do que eram no tempo em que tive os meus filhos. A gente nao tinha nenhuma orientacao sobre como cuidar de um bebe. Contavamos com nossas maes, sogras e tias, avo's, se os tivessemos.
Eu nao tive orientacao de ninguem, a nao ser as datas das vacinas. Consulta a pediatra era so' para pesar e medir, ou no caso de algum probleminha ou doenca comum (ou incomum).

Hoje existem livros. A Ale usou um e indicou para a Chris, que o esta' seguindo. Fala sobre a necessidade dos hor'arios e da rotina, ensina a dosagem do leite materno e do leite em po' (que tanto aqui como na Austra'lia chama-se Fo'rmula e tem um sabor horrivel para o gosto dos adultos). A Chris tem pouco leite e esta' dando a formula para completar. Nessa formula tem tantos ingredientes, que eu ficaria escrevendo ate' amanhecer. Diz na lata que e' bom para a saude, para os olhos e para a imunidade.

Hoje a Chris deu uma pifada porque o Andre' acordou mais vezes a noite passada. Estava tao sonada 'as 20h (e o Jay tambem), que pedi a eles para irem dormir e que deixassem a vovo' cuidar do Andre' esta noite. Eles nao queriam, mas acabaram concordando. E eu estou dando conta ate' agora (e me deliciando...).
Dei a mamadeira das 22:30h e vou dar a pro'xima na hora em que ele acordar.
E ainda dou um jeito de escrever no blog.

Beijos.

4 Comments:

At 23/11/09 10:54 AM, Anonymous primacaçula said...

Olá, vovó coruja!
Também nunca vi alguém mostrar livros de arte para um bebê dessa idade. Segundo se sabe (e quem sabe alguma coisa?) nessa idade eles só enxergam embaçado! Com a música é diferente pois ouvem perfeitamente. A Thaysa colocava desde o terceiro mês de gravidez. Qdo ele nasceu já as conhecia; tanto, que ama música!

O Gustavo tb. teve que tomar mamadeira, o que deixou a mãe tristíssima. Cheguei lá e peguei a minha nora e a mãe dela chorando inconformadas, precisando convencê-las de que o bebê precisava crescer... com leite de mãe ou não!

Esse leite (artificial, por mais que seja parecido) pode dar dor de barriga, mais que o materno. Quem sabe porisso está acordando!
E depois... quem disse que bebê dorme sempre e não dá um "trabalhinho"????? UFA!!!!!

 
At 23/11/09 9:16 PM, Anonymous timtim said...

Que coisa mais linda! Como deve encher seu coração, Nice, de alegria,
vendo a filha e o genro tão dedicados. Que bom que sua presença está sendo bem valiosa para os três. ( 3 ainda tem acento?)

 
At 24/11/09 7:20 AM, Blogger marianicebarth said...

Aqui nada em acento, entao nem estou me preocupando. A Primacacula deve saber...

 
At 25/11/09 6:26 PM, Blogger Polemikos said...

Não esquenta não, Nice.

Nós da nossa geração contávamos com as nossas mães e sogras que realmente eram de grande ajuda, bem melhor do que os livros.... embora já havia o livro do Dr. Delamare que foi uma benção ...

Me lembra uma frase do filme do Vittorio de Sicca (ladri di biciclette) em que ele diz : "nossos pais nos ensinaram a sermos bons filhos ... mas quem nos ensinou a sermos bons pais?"

 

Postar um comentário

<< Home