quinta-feira, novembro 26, 2009

O Museu Paul Getty

Este e' o Museu J. Paul Getty

E isto e' so' uma pequena parte do Getty Center.

Tambem gosto das coisas antigas e romanticas, mas estou vendo agora que as coisas modernas e praticas tem um imenso charme tecnologico. Vou descrever para voce as minhas impressoes.

Primeiro voce chega, pela rua perto da San Diego Freeway, em frente a entrada para o Getty Center. E' uma entrada ate' modesta, que absolutamente nao prepara voce para o que esta' la' em cima. E voce vai em frente, ate' chegar a um elevador, que o levara' ate' a plataforma, um andar acima, seguindo a indicacao da placa: TRAIN.

Mal voce pisa na plataformazinha de marmore travertino bruto, rodeada por verdes cercas vivas, e imediatamente o trenzinho eletrico, branco e imaculado por dentro e por fora, chega silenciosamente. Voce e os outros visitantes entram e ele, sem ruido, vai subindo a encosta da Serra de Santa Monica devagarinho, devagarinho, para voce poder admirar a vista maravilhosa, curva apos curva, ora da cidade, ora do mar, ora da serra. E de repente, la' em cima, voce chega `a segunda plataformazinha, tambem rodeada das cercas vivas, onde voce desce e se depara com o espetaculo do complexo do Getty Center, que nao abriga so' o museu, *mas tambem os programas Getty de pesquisa, conservacao e subvencao (a Getty Foundation).

John Paul Getty (1892-1976) fez fortuna com o petroleo e se tornou um colecionador de arte fervoroso. Ele queria que sua colecao – concentrada na arte europeia, do renascimento ao po’s-impressionismo – fosse aberta ao publico de graca. Tambem se encontram aqui as antiguidades etruscas, gregas e romanas, que estavam em exposicao na Getty Villa, em Malibu. Era um colecionador ousado, que parecia gostar mais de ir em busca de um objeto do que em ossui-lo. Desde sua morte, o Getty Trust aumentou o patrimonio do museu com a compra de obras da mais alta qualidade. Foram tambem criados novos departamentos, como os de fotografia, desenhos e manuscritos.*

*Texto em azul, emprestado do Guia Visual – Folha de Sao Paulo


E' simplesmente deslumbrante. E e' tudo, tudo, tudo, em marmore travertino bruto. As paredes tambem sao feitas com grandes cubos do mesmo marmore, colocados bem juntos, dando a impressao de que nao ha' cimento entre eles, que na verdade nao sao brancos, mas de uma cor creme muito clara.

Acima, a saida do trem para a plataforma. Abaixo, o trenzinho branco

Posted by Picasa

6 Comments:

At 26/11/09 8:40 PM, Anonymous timtim said...

Obrigado por nos permitir viajar com vcs. Gostei do trenzinho branco. Muito chic.

 
At 26/11/09 10:15 PM, Anonymous primacaçula said...

Gosto das coisas antigas! Não sei porque as modernas não me dizem muita coisa! MUSEUS ANTIGOS....TRENS ANTIGOS......

 
At 28/11/09 7:38 AM, Blogger marianicebarth said...

Estimulada por voces, tentei explicar para a pimacacula que as coisas modernas andam me dizendo muita coisa... Mas entendo o que voce quer dizer: que elas nao tem o mesmo calor de uso e vida das antigas.
As modernas sao frias e praticas, mas funcionam e como funcionam!

 
At 28/11/09 4:29 PM, Anonymous primacaçula said...

ISSO DEVE SER JÁ POR CONTA DO SAUDOSISMO DA IDADE QUE VAI CHEGANDO!

 
At 28/11/09 4:35 PM, Anonymous primacaçula said...

TÁ BOM!
VOCÊ ME CONVENCEU DA BELEZA E DA PRATICIDADE DAS COISAS MODERNAS, MAS TENHO ALGO DE "SAUDADE".... ENTENDEU?

 
At 30/11/09 10:10 PM, Blogger marianicebarth said...

Mas e' claro! Somos tao parecidas nos gostos, nao e' mesmo? Tambem amo as coisas antigas, do nosso tempo, os moveis, a arquitetura, o vestuario... e outras coisas que deixaram saudade.

 

Postar um comentário

<< Home