sábado, novembro 11, 2006

"Portas e Janelas"


Levei quase três meses para conseguir pintar o meu primeiro quadro abstrato. Sofri, sofri e sofri. Era a primeira coisa em que pensava antes mesmo de me levantar e era a última que me avassalava antes de dormir. Tentei o primeiro com tinta acrílica, que não conheço bem. Não gostei. Não consegui a cor certa, o tom certo. Fiquei decepcionada comigo mesma. Duvidei de minha capacidade.

O quadro me foi encomendado para o saguão de um prédio de apartamentos. Mede 1,20m por 0,80m.
Aquela parede vazia me atormentava. Nada de idéias. Então resolvi ler dois livros do Richard Bach: Ilusões e Em Busca de Inspiração. Amei ambos, mas o segundo me deu a pista: eu estava sofrendo. E ele diz: Divirta-se. Todas as outras coisas gostosas que eu queria fazer e que me divertiam (inclusive escrever no blog) causavam-me uma imensa culpa e isso era tudo o que eu conseguia: pensar na tela branca e na parede vazia. E ele diz: Não pense. Eu estava super preocupada com o prazo, há muito ultrapassado, e ele diz: Não se preocupe.

Então abandonei o primeiro e tentei o segundo quadro: voltei para a tinta a óleo, velha amiga e companheira e consegui de alguma forma pintar a base, que eu chamo "cobrir a tela". E detestei.

Divirta-se. Não pense. Não se preocupe. Mas como, meu Deus? Por onde? Via um campo coberto de folhas secas, camadas delas, escondendo o caminho, dia após dia. Sabia que o caminho estava por baixo delas, mas não o encontrava. E pensava que, além do caminho estar oculto, ainda havia uma porta fechada. E o tempo passando! E a parede vazia. E a primeira camada do quadro errada! Algumas vezes a palavra desista passava pela minha mente mais do que cansada. Reagia com todas as minhas forças. Desistir? Nunca!!!

Já não dormia, procurando a idéia. Um amigo pintor tentou tirar da minha cabeça a pintura abstrata, dizendo que qualquer um pinta assim. Absolutamente, não é verdade! Sofri isso na carne . Mas persisti, continuei procurando o caminho e a chave da porta.

Pedi uma luz e uma força ao Infinito. Mais alguns dias e minha vida virou de cabeça para baixo. Nada acontecia. Marasmo. Silêncio. Já não conseguia fazer nem as outras coisas. Faltei a quatro aulas do Wizard, porque não conseguia estudar. E o tempo passando... E a parede vazia.

Então resolvi descartar a segunda tela. Mas antes, já que não prestava mesmo, peguei um pincel e comecei a brincar.

E o quadro surgiu. E chama-se "Portas e Janelas".
Vocês que me lêem, podem não gostar dele. Dou-lhes esse direito. Eu mesma só fui começar a entender a arte moderna há bem pouco tempo. Mas quanto mais conheço, mais gosto. E esse quadro é o mais importante que pintei até agora e gosto dele. É apenas o primeiro.

2 Comments:

At 13/11/06 11:44 AM, Anonymous Anônimo said...

Maravilha! Parabens. Como diz o Faustão:_" Quem sabe faz ao vivo, e no seu caso em cores"
Você com esse quadro, que está supimpo, mostrou e demonstrou que quem estudou e aprendeu a desenhar e a pintar faz qualquer tipo de arte plástica. Eu desafio a qualquer desses porqueiras que a mídia endeusa,(que não sabem desenhar nem pintar, mas altos preços cobrar) a pintar um simples quadro em óleo sobre tela, classico figurativo. A ARBAM Associação para Resgatar as Belas artes e a Moral, é como uma abelhinha, que está começando a construir sua colmeia. Com o tempo , trabalho e paciencia logo teremos um doce mel, para alegrar o paladar, dos que hoje estão passando fome , porque só encontram a sua disposição amargura e podridão.
Um grande abraço
Maria gilka.

 
At 20/11/09 3:22 AM, Anonymous Anônimo said...

intiresno muito, obrigado

 

Postar um comentário

<< Home