terça-feira, janeiro 05, 2010

Confissões - Ariana


E assim, bombardeada entre dois fogos, a Jacyra de fora do clube, a Inês de dentro, comecei a perceber o tamanho de minha ignorância em Astrologia.
Santa Ignorância! Toda gente conhece o assunto, menos você, Ariana?! E em qualquer lugar que você precisa dizer a data do aniversário, olham para você e dizem: Áries, hein? Ai, que medo, você é brava! Não brigue comigo, por favor!
Dei de ficar intrigada e curiosa para saber mais sobre esse meu signo tão pouco apreciado...
Na mesma época aconteceu algo que me direcionou: minha cunhada me presenteou com um livro que eu já tinha e fui trocar. O valor equivalia a três livros, escolhi dois e o último estava difícil de escolher. E de repente vi na prateleira de Astrologia uma porção de livros de todos os tamanhos. Veio a idéia: Porque não? Taí uma ocasião de aprender um pouco, sem preconceito. Vamos abrir a cabeça, Ariana? Vamos descobrir porque ninguém gosta muito de Áries?
Normalmente, jamais gastaria um centavo num livro desses, mas sendo de presente, dava para aturar. Então comecei a escolher. Li as orelhas de alguns e logo devolvia à estante. Até que me deparei com um livro de capa violeta, um roxo bem forte, com letras em laranja: Os Astros e o Amor, de Liz Greene. Santo Deus!, pensei. Quem é que tem a coragem de publicar um livro com esse nome e fazer uma capa com essas cores? Dava até vergonha de estar olhando para ele.
Mas talvez por isso mesmo, abrindo a cabeça fui em frente. Hoje sei que Arianos são audaciosos... Afinal, tinha de estudar um pouquinho para neutralizar as duas amigas e ainda por cima ver se havia algo que pudesse resgatar meu signo.
Abri e comecei na primeira página, em que ela começa citando Wood Allen e uma das piadas dele, envereda pelos valores antigos, casamentos e divórcios, casais que vivem sob o mesmo teto até que a morte os separe, carregados de inimizade e veneno, continua por sendas das crises de todo tipo a enfrentar, mas principalmente o grande problema das relações humanas, a quê se atribui isso (uma lista de bodes expiatórios nos quais se possa passar a responsabilidade por nossos próprios insucessos), a falta de sentido na vida e a solidão que desesperam milhões de pessoas e por aí ela vai e eu me surpreendo seguindo-a e gostando!
Viro a página e continuo interessada.

Passo por Sir Isaac Newton e por Jung, a quem ela me apresenta, conta que se aprofundaram “nessa ciência” e continuamos. Ela vai falando, como se estivéssemos andando pelas ruas, lado a lado e ela diz um tantinho contrariada que a maioria das pessoas, quando lê um livro de astrologia, logo coloca nele uma capa marrom, para não ser considerado excêntrico e que é melhor ser apanhado lendo Playboy...
Ela se anima ao contar sobre “um francês persistente chamado Michel Gauquelin, que decidiu que iria acabar de uma vez por todas com as ridículas pretensões da astrologia, mas que depois de lançar-se num enorme projeto, com estatísticas baseadas em milhares de horóscopos de diversas profissões, para ver se o resultado mostraria alguma correlação entre os pedaços de rocha que circulam no espaço com as nossas miseráveis vidas humanas, horrorizado e estupefato, em vez de constatar a vacuidade da astrologia, provou que ela funciona de verdade, comprovou sua eficiência.”
Nessa altura, o preconceito, como um pernilongo irritante, zuniu no meu ouvido e quase larguei o livro... Mas "a curiosidade mata", como disse alguém ultimamente, então continuei com ela, página após página, até que tive vontade de continuar lendo... e comprei o livro, que é divertidíssimo!
Você não precisa acreditar, mas que é interessante, isso é!
Estava com vontade de pular logo para o meu signo, mas não podia deixá-la sozinha, bem em frente ao Oráculo de Delfos, apontando para as duas inscrições sobre o portal:


"NADA EM EXCESSO" e "CONHECE-TE A TI MESMO"


Lentamente ela me explica que o primeiro conceito é bem mais sutil do que parece, significando não somente refrear um comportamento excessivo, como não ser unilateral na maneira de encarar a vida e as pessoas. E depois de uma pausa ela franze ligeiramente as sobrancelhas e diz que o segundo é mais difícil de ser seguido, pois não há mapas conhecidos ao interior de nossa mentes. E que a astrologia é um desses mapas.

Então ela me olha profundamente, nos olhos, aponta o dedo para mim e termina: "Se você acha que a astrologia é um meio muito obscuro de tentar mergulhar no comportamento e nas motivações das pessoas, continue lendo."






6 Comments:

At 6/1/10 3:28 PM, Blogger marianicebarth said...

Amigos, vocês estão atrasados... Comecem do capítulo anterior. Estou contando segredos e expondo mais uma faceta da minha multifacetada personalidade!...

 
At 6/1/10 8:20 PM, Anonymous timtim said...

Você é tão multifacetada quando qualquer mortal. A faceta que está expondo é a da sua qualidade que mais me atrai: vc é sincera e transparente. Continue comentando o "fabuloso" livro de capa violeta :"Os Astros e o Amor". Veja também minha opinião sobre horóscopos, na postagem anterior.

 
At 7/1/10 12:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Estou iniciando um pequeno "estudo" sobre os signos. O primeiro será o de Capricónio, por causa da primacaçula, do Turini e da Rebecca, cujo aniversário será no dia 17 de Janeiro.
Depois o seu Timtim, você nem imagina o que a Liz Greene diz de Touro!
Jung explica e Freud também!

 
At 7/1/10 7:24 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu reconheço em mim a maioria dos caracteres atribuídos a Capricórnio.

Entendo que o objetivo da Astrologia não é bem produzir horóscopos, mas sim guias que poderiam ajudar a reconhecer e fazer prever o comportamento.

Estou pronto para a pesquisa.

Manda ver ...

ass. Polemikos

 
At 7/1/10 10:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Olha aí o corajoso Turini! Capricórnio é um signo respeitável e misterioso, segundo a psicóloga e autora do livro.

 
At 7/1/10 11:06 PM, Anonymous primacaçula said...

GOSTARIA DE SABER SOBRE CAPRICÓRNIO FORA O QUE JÁ SEI..... TEIMOSIA E DETERMINAÇÃO, O QUE ACHO QUE SE ENCAIXAM COMIGO!

 

Postar um comentário

<< Home