terça-feira, janeiro 05, 2010

Confissões

Abrindo o Diário dos Anos 90...
Nunca fui muito chegada à Astrologia, mas a Jacyra, uma das minhas melhores e mais antigas amigas, é chegadíssima, até já mandou fazer seu mapa astral e sempre fala sobre agir desta ou daquela maneira por causa deste ou daquele signo.
No começo eu só ouvia e de boa vontade. Ela é virginiana, tem uma auto estima que é um arranha-céu, adora seu próprio signo em detrimento de todos os outros, principalmente do meu, Áries. Sempre soube que sou desse signo, mas foi ela quem me disse que meu ascendente também é Áries. Gosta de dizer que os Arianos são difíceis, impulsivos, francos demais, agressivos, teimosos, exaltados e explosivos e que os virginianos é que são os perfeitos, dedicados, pé no chão e só agem em função dos outros etc....
Ora, eu não acredito que muita gente pense que eu seja tudo aquilo, (nem conhecendo a minha prisioneira do porão) e assim, só sorria e dizia: Ah, pára com isso, não é bem assim...
Além do mais, não adiantaria discutir sobre um assunto totalmente desconhecido, ainda mais com uma pessoa que se julga dona da verdade.
Ao mesmo tempo a Inês, uma associada do Paineiras que mal me conhecia, andava reiteradamente me convidando para fazer o curso de astrologia no clube. (Agora vocês já conhecem a existência de uma outra parte da minha personalidade, a que vive na masmorra da mente). Mas no clube, acho que ninguém sabe nada, nem sobre mim, nem sobre a prisioneira... Lá, sou a contida, a educada e pouco comunicativa. Alguns até me julgam tímida.
A Inês, lá por 1991, tentou fazer com que eu participasse de um abaixo-assinado pedindo para mudar o estatuto, que impede que as mulheres do clube votem. Neguei. — Por quê?! — perguntou ela horrorizada. — Porque não acho importante, não gosto de política e não faço a menor questão de votar — respondi com a maior doçura possível, no olhar e no sorriso. — Mas o seu marido é político atuante aqui! — Por isso mesmo... — disse eu, mais açucaradamente ainda — Sinto muito...
Daí em diante, a Inês passou a me considerar um zero à esquerda, uma bolha morna, mas não desistiu de me aporrinhar todos os dias por causa do abaixo-assinado. Foi quando ela começou a freqüentar o tal curso e queria testar seus conhecimentos nas pessoas. Uma tarde, na sala de xadrez, eu jogando, ela sapeando, perguntou qual o meu signo, eu disse Áries e ela: — Não!!! Não é possível!!! Você não é de Áries!!! — Mas é claro que sou! — Não, não é! Que dia você nasceu? — 24 de março — respondi. — Não, você não nasceu nesse dia! — Ora essa! Eu sei o dia em que nasci! 24 de Março! — Bem, é Áries mesmo, que estranho... Não bate... Ah, já sei! O ascendente!!! Qual é seu ascendente?! (ela estava feroz!) Deve ser Peixes ou Câncer... (ela agora estava desdenhosa...). — É Áries!!! E ela: — Não, não pode ser! A que hora você nasceu? — Eu não acredito!! Ás 7 da manhã!! — respondi, furiosa com o desacato dela, a minha paciência ariana (quase nenhuma) no finzinho. Meus olhos começavam a se cerrar, a pálpebra inferior se contraindo, o maxilar começava a ficar apertado, o sangue subia, a ponta de um pé marcava um rápido compasso e um suspiro comprido saiu para aliviar a tensão. Eu já estava muito brava, muito brava mesmo! E por dentro pensava: Jesus Cristo!!! Ela verá!
Mas ela já tinha visto a mudança na minha reação.
Meu jogo de xadrez, com toda a atrapalhação que as perguntas dela me causavam, chegava naquele ponto decisivo que um movimento determina sua vitória ou sua derrota e eu já tinha cometido alguns erros. Normalmente eu teria ficado nervosa, mas naquele dia eu estava espicaçada em meus mais terríveis brios arianos. Não me lembro da jogada (só faltava!), mas foi tão rápida e o gesto que a acompanhou tão agressivo, que o adversário reclamou.
E a Inês disse: — Nossa!!! Agora eu vi a ariana! Você é Áries de verdade! Mas não parecia! Puxa, mulher! Pensei que você era uma mosca morta... E abriu um sorriso de orelha a orelha...
Depois disso ficamos amigas para sempre.
Vá entender as pessoas...

8 Comments:

At 5/1/10 7:03 PM, Blogger Polemikos said...

Interessante : para muitos cientistas, a consciencia é algo que não pode ser provado, medido, pesado, etc ... e portanto, a Psicologia não é propriamente uma ciência.

O fato é que se analisada de forma adequada, a Astrologia, no fundo, é um modelo da psique. É uma psicologia muito antiga, e serviu de base para fomentar as disciplinas psicológicas que vieram a lhe suceder.

Psicólogos famosos como Jung, estudaram astrologia .... e não é de estranhar de onde Jung tirou a idéia da tipologia psicológica.

 
At 6/1/10 8:08 PM, Anonymous timtim said...

Minha opinião de ignorante no assunto: astrologia é um bom divertimento; é mais ou menos como torcida de futebol. Eu declaro meu time, torço quando ele joga, provoco os torcedores de outros times, mas só para fazer relacionamento social.
Sempre achei que o meu signo - touro - é o melhor de todos, mas, sinceramente não acredito nos horóscopos.

 
At 7/1/10 12:15 AM, Blogger marianicebarth said...

Nem eu, Timtim, mas astrologia não é horóscopo.
Estou contando uma fase divertida da minha vida, apenas para treinar escrever de novo.
E eu tenho assunto demais...

 
At 7/1/10 10:23 AM, Blogger marianicebarth said...

O que aprendi estudando o assunto e conversando com algumas pessoas é que há mais coisas (realmente) entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia, como já dizia Shakespeare. Sei também que há muita charlatanice e ilusão, e isso faz com que esse terreno seja minado, mas fico com Jung.

 
At 7/1/10 8:37 PM, Anonymous timtim said...

Vou procurar mais sobre a posição de Jung. Vocês têm algum livro específico sobre o assunto ASTROLOGIA?

 
At 7/1/10 10:54 PM, Blogger marianicebarth said...

Acabo de pedir o livro do Jung pela Internet, aquele que o Turini recomendou meses atrás: Memórias, Sonhos e Reflexões, do Jung. Mas, sobre Astrologia, nem sei se existe algum. O Turini deve saber.

 
At 7/1/10 10:55 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, o único livro de Astrologia que li em toda a vida foi esse da Liz Greene.

 
At 7/1/10 10:59 PM, Anonymous primacaçula said...

FICO IMPRESSIONADA COMO O TURINI CONHECE TANTAS COISAS!
DEVE "DEVORAR" LIVROS!
UM PAPO COM ELE NUNCA DEVE SE TORNAR TEDIOSO! CLARO, QUE PARA QUEM DE NÃO GOSTA DE "JOGAR CONVERSA FORA".

 

Postar um comentário

<< Home