segunda-feira, março 15, 2010

Duas horas com André

Das 16,45h até as 19h a Chris precisou sair e fiquei tomando conta do André.
Levei-o para a sala de TV (desligada), para curtir melhor.
A Chris colocou lá o Play Gym, cheio de bichinhos coloridos e musicais para ele brincar fazendo exercícios. Ele bate com as mãos e os pés nos bichinhos que, ao toque, acendem luzes e tocam músicas.


Ele ficou uns 10 minutos deitado de costas, olhando, ora de um bichinho para o outro, ora para mim, e quando me focalizava invariavelmente abria o maior sorriso. Ele tem o mais irresistível sorriso que já vi num bebê, pois ri também com os olhos e sua expressividade é comovente.
Está há algum tempo experimentando vogais e sons guturais:


-Aaarrrrrrrrrrr... Aaaargurrrr... Grrrrrrr... Aaaaaaaagggggggrrrrrrr... Guuurrrrrrrr...
Quase tudo termina em érres, rascantes. Mas sempre, sempre, sorrindo. É um bebê muito feliz e comunicativo, amável e receptivo.
E tem uma voz um tanto grave, que leva a pensar que, quando adulto, terá um vozeirão de trombone, como o pai.
Não chora atôa, não dá trabalho. Quando cansou de estar ali, começou a colocar a mão na boquinha, apertando as gengivas e a esfregar os olhos. Tirei-o imediatamente dali e fomos buscar a mamadeira. Ficou sentado na cadeira de transporte enquanto eu preparava a fórmula: duas medidas em 4 oz de água (nessa hora, 17:15h, ele só toma meia mamadeira.


Subimos com a mamadeira, mas ele não tomou, só usou a mamadeira como chupeta e capotou, dormindo profundamente por uns 15 ou 20 minutos. Então acordou e procurou meus olhos, abrindo aquele maravilhoso sorriso que derreteria uma pedra. Só então mamou uma pequena parte da mamadeira. Quis brincar comigo e me dirigia aqueles sons com rrrrrr, que eu respondia igual.
Então comecei a cantar algumas músicas infantis para ele, que me ouvia atento e sério, interessado (juro!) e, no final, ria deliciado e sacudia os bracinhos, como se aplaudisse... Minha gente, nunca antes vi isso em nenhuma criança, nem nas minhas, nessa idade. Ele esperar o final da música para rir achei o máximo!


Depois desse tempo, ele quis a mamadeira, que tomou todinha.
Mais uma sessão variada de conversas guturais, muita risada e nós dois nos divertimos muito! Depois a Chris chegou e foi preparar o jantar para o pessoal todo. E o banho do André ficou por minha conta e da Jéssica. Mais uma mamadeira e... berço... Nenhum choro. Foi para o berço bonitinho e está dormindo a te agora (23:42h)...

Se vocês se lembram, o Jay mostra livros de arte a ele desde os 5 dias de idade.  Mostra e fala sobre cada obra... Eu achava isso um absurdo, não acreditava que bebês pudessem ver muito bem, tão novinhos assim.
Mas ontem, sentada na sala com ele no colo, percebi que ele não tirava os olhos de um retrato que eu fiz da Alessandra, e que ria e sacudia as mãozinhas para o quadro .
Resolvi mostrar a ele os outros quadros da casa e as reações dele foram no mínimo, interessantes e diferentes uma da outra.
Quando ele gosta muito do quadro, ele ri alto e seus bracinhos ficam frenéticos, como aconteceu ao mostrar a ele a cópia que fiz de um quadro de Picasso e uma gravura também do mesmo pintor. Ele não teve essa reação tão animada diante de nenhum outro quadro
. E essa reação foi testada e repetida...

Se me contassem uma coisa dessas, eu não acreditaria, pensaria que a pessoa estivesse exagerando, ou imaginando coisas... Portanto, vocês estão livres para duvidar. Mas resolvi contar assim mesmo.

12 Comments:

At 16/3/10 9:21 PM, Anonymous timtim said...

Podem me chamar de sentimental, de maria mole, de manteiga derretida.
Cheguei ao final da leitura com os olhos marejados. Talvez o que mais me comoveu foi a parte em que a vó, participa da "conversa" emitindo sons guturais como os do André. "Quis brincar comigo e me dirigia aqueles sons com rrrr, que eu respondi IGUAL".
Que cena encantadora! LOUVADO SEJA DEUS!
Como é bonito o Play Gim. Pelo descrito o brinquedo merece bem este nome.
Duvidar por que? Só quem não tem a felicidade de ser avô. Continue no próximo capítulo.

 
At 17/3/10 11:12 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, que adorável Criatura de Deus você é! Uma pessoa para quem se pode abrir o coração sobre qualquer coisa! Deve ser fácil a gente se "confessar" com você, na acepção católica da palavra!
Agradeço todos os dias por ter você como Amigo!

 
At 18/3/10 3:27 PM, Anonymous primacaçula said...

Impressionante como esse Andrézinho mexe com o seu coração!
Sei que todos os netos o fazem... mas este...
É realmente uma criança adorável e muito feliz. Também... é muito querido!!!
Esqueceu de dizer, que as avós (os avôs) não sei, têm a capacidade de enxergar coisas que só nós vemos.
Conheço bem isso em relação ao Gustavo.

 
At 24/3/10 9:12 PM, Anonymous timtim said...

Só hoje, li o seu "comment", Nice.Gosto dos seus elogios. Modéstia "as favas", acho que fui, sim, um bom confessor, embora o confessionário seja um verdadeiro martírio, na vida clerical.
Mudando de assunto: Vc não descreveu a partida (a volta) da Chris e do André), ou eles ainda estão no Brasil? Então conta mais peripécias.

 
At 25/3/10 12:32 PM, Blogger caos e ordem said...

O PAGADOR DE PROMESSAS
- Prometi hoje à Nice que voltaria a comentar aqui, estou pagando a promessa. Percebo que estive perdendo durante vários meses as riquezas que a prima produz escrevendo. Nossos netos também nos deixam fascinados, principalmente a Larinha que é a caçula da Ana e tem apenas 8 meses.
Depois vou dar uma olhada também nos posts anteriores.
Assim voltou o Zecão.

 
At 26/3/10 7:10 PM, Blogger Antônio said...

Amigos blogueiros
Precisamos urgentemente de angariar fundos para a aquisição de lenços para o Timtim.

 
At 27/3/10 1:14 AM, Blogger marianicebarth said...

Benvindo, querido primo Shiost! Estávamos todos sentindo sua falta!

 
At 27/3/10 1:21 AM, Blogger marianicebarth said...

Respondendo ao Timtim: Chris e André ainda estão por aqui e minha casa e minha vida viraram de pernas para o ar... Gente chegando, gente saindo, visitas de parentes e amigos para os dois, casamento de sobrinha/afilhada receando tudo de festa e alegria, não há tempo para nada, nem para escrever aqui... Mas muitas, muitas delícias distribuídas por todos os que vêm visitar mãe e filho, tanto em forma de comidas, como em gratificantes sorrisos do bebê mais simpático que já vi...
Infelizmente, só teremos mais 9 dias com eles, que partirão no dia 6 de abril.

 
At 27/3/10 2:05 PM, Blogger marianicebarth said...

Onde escrevi "receando", faltou um "h"!

 
At 28/3/10 7:15 PM, Anonymous primacaçula said...

QUERIDO MANO SHIOST! BENVINDO AO NOSSO MEIO!

ASSIM HOUVESSE MUITOS HOMENS COM A SENSIBILIDADE DO TIMTIM!
O MUNDO, COM CERTEZA ESTARIA BEM MELHOR!

 
At 29/3/10 5:10 PM, Anonymous primacaçula said...

NÃO PARECE QUE TEM ESSA IDADE, MAS UNS 8 MESES!
AS CRIANÇAS ESTÃO DEMAIS, MY GOOD!

VOCÊS PRECISAM VER A NETA DA MANA, QUE COISA IMPRESIONANTE O QUE FALA E COMO AGE! NEM PARECE QUE FARÁ 3 ANINHOS EM MARÇO!
É ENCANTADORA E ME APAIXONEI!

 
At 29/3/10 5:11 PM, Anonymous primacaçula! said...

Publiquei o comentário no lugar errado!

 

Postar um comentário

<< Home