terça-feira, fevereiro 23, 2010

Desisti de Envelhecer!

Acho que sou a única mulher no mundo que queria ter cabelos totalmente brancos...
Acho lindo!
Mas ninguém acredita que eu pensava assim. Vocês acreditam? Queria envelhecer rapidamente para ter a aparência de uma vovózinha, aquela aparência que conservamos em nossas mentes: uma velhinha sem sombra de vaidade, cabelos de neve, mais para gordinha, baixinha, com um colo amplo, acolhedor e macio para os netos deitarem, aquela velhinha com óculos no nariz, sempre na cozinha, preparando com eficiência deliciosas e inesquecíveis comidas, sempre com seu avental branquinho, ou então fazendo seu eterno tricô, ou bordado, mas sempre atenta aos netinhos, montes deles à sua volta...
Mas eu sou mais alta do que essa imagem, mais magra do que deveria e meu colo é menos amplo, meus cabelos teimam em não embranquecer (estou cultivando uns dez fios brancos bem na frente, entre a testa e a orelha), meu rosto tem poucas rugas e as que enfeitam meus olhos são todas de expressão, de tanto rir, sorrir, gargalhar e achar linda a vida e as pessoas, todas as pessoas com quem convivo.
Imaginem que eu já estava utilizando as filas e os estacionamentos para idosos...
Mas agora, não sei se foi o novo neto por que estou perdidamente apaixonada, as outras netas que me encantam e por quem sinto todas as coisas que a velhinha que eu estava querendo ser poderia sentir, ou, não consigo mesmo entender o que foi que detonou esta nova pessoa em mim.
De repente, desisti de querer envelhecer rapidamente! Desistir até mesmo de envelhecer. Uma amiga do clube me disse que eu estava me vestindo como uma matrona e que não ficava bem em mim aquele tipo de roupa, todas com mangas, golas, nada de decotes nem cores vivas, nada que me fizesse parecer diferente da minha imagem de vovózinha.
Talvez porque quando as netas mais velhas nasceram e começaram a crescer, me chamavam de tia... Eu as corrigia, tia não, vovó! E elas: Mas você não tem cara de vó, tem cara de tia!
Acho que fui ficando meio "traumatizada"...
E agora, de repente, como ia dizendo, há uma nova mulher, desde a leitura d'A Cabana", que acredita que tudo se realiza na mente. Todas as minhas dores (incuráveis para os médicos, que diziam que era "idade") sumiram. Agradeço todos os dias, muitas e muitas vezes por minha perna e meu quadril, livres, de volta. Obrigada, meu Deus! Meu Deus Amigo, Pai, Irmão.
Depois disso começou a transformação: fui para LA quase sem dores, mas o quadril habituado a se sentir "com problema", deu um mínimo de trabalho. Nada que o "Andrefilismo" não resolvesse inteiramente e voltei sem dor nenhuma e alguns quilinhos mais magra.
Para as festas de fim de ano, comprei novas roupas. Continuei na dieta que aprendi com Chris e Jay e perdi mais alguns quilinhos. E descobri que minha aparência melhorou. Resolvi tomar um pouco de sol, pintar as unhas de vermelho escuro (que ousadia!), usar roupas mais frescas do tipo regata, usar saia (esquecidas desde o século passado...) e comecei a gostar mais do reflexo no espelho... Vaidade? Talvez. Estou mais alegre, inscrevi-me nas aulas de yoga, pretendo entrar no Tai Chi Chuan e até fazer um pouco de musculação para recuperar o que puder...
E, por último, o segredo: outro livro.
Corpo sem Idade, Mente sem Fronteiras, do médico indiano, Dr. Deepak Chopra. Se vocês se interessarem, falarei disso na próxima postagem...

14 Comments:

At 23/2/10 10:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Descobri que não tenho só espírito, como sempre pensei, mas que meu corpo é importante e que devo amá-lo e cuidar dele muito bem. Isso, meus amigos, é muito novo para mim, que sempre meio que desprezei meu corpo, como sendo apenas um veículo para o espírito, e que não precisava ser cuidado...
Nunca é tarde, não é? Ainda bem que "acordei" a tempo!

 
At 23/2/10 9:40 PM, Anonymous timtim said...

Que maravilha! Que descoberta! Fico muito, muito feliz com esta declaração. Gosto de ver meus amigos progredindo. Este comentário é relativo ao "Nice said" aí de cima. Agora vou ler a sua página e comentar.

 
At 23/2/10 9:53 PM, Anonymous timtim said...

Maravilha das maravilhas! Bendito livro CABANA que provocou esta revolução mental.Adorei a descrição da minha avó materna - Dona Amélia -
"com um colo amplo". Gostei tbm do "Andrefilismo". Os netos fazem, mesmo, muito bem pra gente.
Quero sim, comentários sobre o livro do Deepak Chopra. (A Zélia, mulher do Zeca, fala Chupa Cabra)

 
At 24/2/10 12:22 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, a Zélia é uma pessoa ímpar, não acha? Nunca encontrei alguém tão sincera e honesta em seus sentimentos. O que ela pensa, ela fala! E doa a quem doer... E a graça com que ela faz seus trocadilhos, então...
Uma pergunta a você: Encontrou no You Tube o Touro Ferdinando? Ou se esqueceu?

 
At 24/2/10 12:23 PM, Blogger marianicebarth said...

Encontrei o Turini e disse a ele que vocês estão sentindo a falta dele por aqui (e, é claro, eu também!).

 
At 24/2/10 10:41 PM, Anonymous primacaçula said...

Como as pessoas fazem confusão com essa história de desprezar o corpo e apenas cultuar o Espírito.

Não acredito que apenas o livro A Cabana a transformou. Antes houve um outro toque e MUITO especial, que deve não se esquecer.

Quanto a envelhecer ou não acho que isso é de cada um. Não acredito que isso na verdade importe.
Me sinto avó sim, é a melhor parte de mim; utilizo as filas que possuo por direito, falo minha idade para quem perguntar e vejam que maravilha:"Ninguém acredita"!
Aliás, descobri que é a melhor forma de receber elogios.

Porém, a idade não me assusta e gosto de viver assim, sem me preocupar com isso! Faz parte da vida, não é mesmo?

 
At 24/2/10 11:06 PM, Blogger marianicebarth said...

Claro, minha querida prima! Antes houve outro toque e não me esqueço. Mas em A Cabana, houve o milagre: encontrei-me com a própria Energia de Deus. Quantas vezes esse livro me foi oferecido, citado, recomendado! E eu procurava nas livrarias, lia a "orelha" e não me convencia a ler, aquele encontro com Deus, Jesus E O ESPÍRITO SANTO!!! Ainda mais sendo Deus uma negra alta e gorda, Jesus um homem nada alto nem bonito, com um grande nariz, e o Espírito Santo uma chinezinha irrequieta?!? Pois o milagre foi exatamente esse: a Fé me invadiu e de repente não precisei "entender" mais nada... E ainda fiquei envergonhada pela arrogância anterior, ao afirmar que "para chegar ao coração, tinha de passar pela cabeça"!... E SENTI que Deus tem me estendido a Mão inúmeras vezes e que eu a recusava, pensando "Não é d'Ele, não é por aí!"... Não sei mesmo como Ele tem tanta paciência com os pobres humanos... Mas até isso agora posso aceitar. De repente ficou tudo muito claro e não me canso de agradecer.

 
At 25/2/10 12:59 PM, Anonymous primacaçula said...

E EU REFORÇO..... GRAÇAS A DEUS!
E VEJA COMO É DE CADA UM E NO MOMENTO CERTO.
CONHEÇO PESSOAS QUE LERAM ESSE LIVRO E O ACHARAM ATÉ ABSURDO. OUTROS NÃO SE TOCARAM EM NADA.

VC. JÁ LEU "A SEMENTE DE DEUS", DO CÉSAR ROMÃO? ADOREI! É OUTRO LIVRO QUE LEVOU ALGUMAS PESSOAS A FICAREM COMO VC. EU JÁ O TINHA DENTRO DE MIM!

 
At 25/2/10 7:22 PM, Blogger marianicebarth said...

Vou comprar. E vou ler. Depois comentaremos...

 
At 27/2/10 7:49 PM, Anonymous timtim said...

Estou muito curioso para saber qual foi o outro toque. É coisa que os amigos podem saber?

 
At 27/2/10 9:52 PM, Anonymous primacaçula said...

NÃO SEI SE A NICE ENTENDEU O QUE EU QUIS DIZER, MAS SE ENTENDEU, ELA MESMA PODE CONTAR!

 
At 27/2/10 10:34 PM, Blogger marianicebarth said...

Vou contar, Timtim. Mas por e-mail.

 
At 8/3/10 11:10 AM, Blogger Polemikos said...

Nice, agora entendi de onde vem o poema de uns dias atras. Não foi de Escritor ou de Escritora.

Foi da Fonte de Juventude que você re-encontrou em você!!!

 
At 8/3/10 3:57 PM, Blogger marianicebarth said...

Fonte de Juventude é ótima! Gostei! Pois é assim mesmo que me sinto!

 

Postar um comentário

<< Home