segunda-feira, janeiro 11, 2010

Esses Capricornianos Maravilhosos

Achei esta figura muito bonita, mas não encontrei assinatura do artista.

Estou bastante impressionada com vocês, capricornianos: primacaçula, Turini, Nádia (Norinha), Camila (sobrinha e afilhada), e neta Rebecca! Se apenas parte disto tudo se assemelhar ao verdadeiro âmago de vocês, já é um signo para ninguém botar defeito... Mas vamos continuar a descortinar mais um pouquinho da psique e dos segredos deste signo.

Falemos um pouco sobre Saturno, o regente de Capricórnio.

Ele tem uma reputação muito especial em astrologia, pois sempre foi considerado o símbolo da limitação e da disciplina, e também do isolamento e da solidão.


Em mitologia, Saturno é um dos Titãs, os deuses da Terra, filhos da grande Deusa da Terra, Gaia. Bem terra. Não há pragmático maior do que o capricorniano.

Saturno é retratado também como a mais impiedosa figura da mitologia, aquele que não se refreia nunca — nem na destruição de seu próprio pai — para alcançar o poder. A impiedade é um atributo que frequentemente se pode ver no capricorniano, e o campo da política está cheio deles. Mas uma impiedade necessária, raramente proveniente de maldade ou crueldade.


O poder é um grande atrativo para muitos capricornianos, tanto em sociedade como em sua vida particular. Este é, na verdade, um dos maiores problemas que eles enfrentam nos relacionamentos; eles acham imensamente difícil renunciar à autoridade. Homem ou Mulher, Capricórnio deve sempre ter as rédeas na mão. Fica atemorizadíssimo quanto ao que poderia acontecer se perdesse o domínio — não só das situações como de si mesmo. Por aí se pode perceber que Capricórnio não é um grande jogador na esfera das paixões. Ele é mais conhecido por preferir ser o regente a ser o segundo violino.

O verdadeiro lugar do capricorniano é no palco da vida, mudando as coisas à sua volta — sejam elas pequenas ou grandes —, de tal modo que deixe o lugar mais bem organizado do que quando o encontrou. Seus dons no domínio da organização e controle, disciplina e início de mudanças dentro de estruturas já existentes. Muitas vezes ele é mais idealista do que se espera, tendo idéias de como melhorar o mundo ou o pequeno canto do mundo que habita.

Místico ele não é e seus ideais são sempre realizáveis. Ele sempre se assegura de que seja assim e de que poderá contar com os recursos e a competência para realizá-los durante sua vida. Nunca ficaria sentado indolentemente, deixando que outros dessem luz às suas idéias. Detesta delegar responsabilidades e em geral acha que tem de fazer tudo sozinho. Só na idade madura é que percebe que é bom relaxar-se ocasionalmente e receber os frutos de seus esforços. Às vezes, tem de ser sacudido por uma esposa ou amante enfurecida, ou por uma criança manhosa para tirar umas férias e se tornar um pouco sentimental e mais humano. Mas no fundo do coração ele é um construtor, muitas vezes desinteressado, pondo a serviço de outros sua enorme competência e força de vontade.


Talvez você leve algum tempo para conhecê-lo; mas sob a aparência excessivamente convencional, ele já viu um bocado da vida, e talvez muito de seu lado mais divertido. Na interpretação cabalística, o símbolo de Saturno é associado à compreensão — sabedoria rica e profunda, baseada em experiências reais e não em teorias e filosofias. Vale a pena consagrar um pouco de tempo e esforço para conseguir captar esse veio de ouro.

O mito

Há numerosas figuras da mitologia que podem nos ensinar como é a trajetória da vida de Capricórnio. O velho Titã, Saturno, é apenas um deles, mas podemos resumir todos dizendo que este signo do solstício de verão, que começa no dia mais longo do ano no hemisfério sul, é ligado ao mito e ao mistério do Pai.

Na verdade, a noção de Pai é muito complicada. Significa bem mais do que apenas papai, mas é claro que a idéia de papai também está inserida nela. Descobrimos muitas vezes que os primeiros anos da vida de Capricórnio foram fortemente marcados — às vezes com profundas cicatrizes — por uma relação difícil, muito intensa ou complicada com o pai.


Às vezes isso quer dizer a perda do pai e a obrigação de assumir responsabilidades do tipo paternal muito cedo. Às vezes Capricórnio tem um pai severo, ou distante, ou mesmo fraco ou instável. Outras vezes é uma figura superidealizada, um modelo que marca muitas mulheres de Capricórnio, que ficam procurando por esse adorado e sonhado pai por muito tempo, muitas vezes casando cedo com homens que possam representar o papel de pai. Às vezes o pai é uma personagem fascinante com a qual a criança de Capricórnio sente que não pode competir, ou cujo amor é difícil de obter.


Sejam quais forem as circunstâncias, o Pai é um mistério e um desafio, e muitas vezes, é um problema a ser resolvido, isso porque os primeiros trinta anos da vida capricorniana sempre são difíceis. Parece que só quando se torna adulto, seja homem ou mulher, o capricorniano compreende que, num sentido muito profundo, tem de tornar-se Pai. As qualidades de força, autocontrole, vontade, capacidade de proteção e estabilidade são coisas que não podem ser encontradas em outra pessoa, nem num emprego, nem na hierarquia reconfortante de uma grande empresa, para a qual muitos capricornianos são atraídos inicialmente. Essas qualidades, que são associadas ao símbolo do Pai, têm de ser erigidas em seu interior através do longo, lento e difícil caminho.

Acho que aqui a primacaçula vai se reconhecer, se é que não o fez também no mito do Pai, pois sei que o pai dela era importantíssimo em sua vida, talvez (?) uma afinidade que ele não teve com os outros filhos:


Existe uma outra imagem mítica que deveríamos acrescentar a Capricórnio. Nos ensinamentos orientais, é o bodhisattva. Em alguns desses ensinamentos há dois tipos de almas iluminadas, os budas e os bodhisattvas.

O primeiro alcança a auto-realização ou a iluminação e fica no estado místico da união com Deus. O segundo, tendo alcançado os portais do divino, volta atrás e considera o resto da humanidade que sofre e labuta nas trevas. Como Buda, ele poderia permanecer no maravilhoso reino da união com a Luz, mas escolhe voluntariamente voltar para o denso e tenebroso mundo da vida comum, a fim de ajudar os que ainda se encontram aprisionados. Só quando os libertam é que se sentem livres para deixar a prisão que eles próprios se impuseram.

Esse simbolismo é muito profundo e representa bem o verdadeiro destino do capricorniano. Seja qual for a montanha a cujo cimo aspira escalar — material, espiritual ou ambos — ele não pode ficar lá no alto. Tem de descer de novo ao mundo, mesmo que não tenha mais obrigações com um trabalho ou com um empreendimento, mas porque sua competência ainda pode ser útil.

Não é coincidência que o aniversário de Cristo seja celebrado em 25 de dezembro, quando o Sol está em Capricórnio. Em numerosas religiões pagãs, o deus-sol sempre tem seu nascimento sob o signo de Capricórnio, pois ele é um Redentor que voluntariamente se oferece para encarnar neste mundo mau e doloroso, para ajudar os mortais a alcançar a Luz. Pode ser isto o que fascina os laboriosos capricornianos, que não ambicionam nada além de ter seu pequeno negócio, para com ele obter o sustento e a sobrevivência da família. Mas, em algum lugar, em cada capricorniano, existe a semente dessa figura, que é bem mais antiga que o cristianismo, que escolhe, por sua própria vontade, permanecer nas restrições e frustrações de uma vida comum e assumir responsabilidades, a fim de mudar mesmo que só um pouquinho as coisas, deixando-as, quem sabe, um pouco mais brilhantes e melhores.

14 Comments:

At 11/1/10 10:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Consegui! Vitória! Desde que comprei o Office novo que estava tendo dificuldade na hora de "copiar/colar" para cá, pois o Word novo parecia incompatível e mudava as frases, tirava palavras, mudava a ordem delas burramente, como o Google faz com as traduções.

 
At 11/1/10 11:42 AM, Blogger marianicebarth said...

Eu não estava querendo postar esta parte antes que a primacaçula e o Turini lessem novamente a Parte 2que estava com as palavras todas misturadas e fora de ordem (ele, acho que não terá paciência), mas ela talvez sim.

 
At 11/1/10 9:05 PM, Blogger Polemikos said...

Não consegui ver a "mistura" a que você se referiu.

1. Engraçado, esperava ver muito mais arianos em política do que capricornianos ...

 
At 11/1/10 9:17 PM, Blogger Polemikos said...

2. Não sei o que você quer dizer com "místico" mas a figura do boddhisattva é da mais realização espiritual.

3. Conheço vários capricornianos : são quase todos invariavelmente introvertidos, não anti-sociais mas introvertidos. As vezes são acusados de serem solitários e isolados mas o capricorniano quando tem certeza de algo não sente nenhuma urgência de convencer os outros. São por isto tidos como arrogantes.

 
At 11/1/10 9:23 PM, Blogger Polemikos said...

4. Quanto à questão de poder, domínio, etc ...Capricorniano não gosta de entrar em "guerra" e é muito difícil de dominar ou de ser submetido à força. Dá impressão de ceder mas no fundo, é igual à agua. Quando se tira o bastão que se colocou nela, a água volta à forma original.

5. Tipicamente muito mais teimoso do que persistente .... mas quando bota uma idéia na cabeça, pode levar anos mas acaba levando a termo.

 
At 11/1/10 9:27 PM, Blogger Polemikos said...

6. É de difícil relacionamento até com os próprios capricornianos. A começar que ele não se dá muito a conhecer e tem certas reservas de manifestar seus ideais e seus sentimentos.

 
At 11/1/10 11:36 PM, Blogger marianicebarth said...

Interessante o Turini! Quando a gente pensa que ele não está nem aí com esse assunto, ele chega e dá uma aula de autoconhecimento e de sapiência!

 
At 12/1/10 12:45 PM, Anonymous primacaçula said...

POSSO DIZER QUE ALGUMAS COISAS SE ENCAIXARAM BEM COMIGO NESTE TEXTO.

NÃO A FIGURA DO PAI, PRIMA, COMO PENSOU, POIS SEMPRE FUI "FILHA DA MÃE" (ela não dava espaço a ninguém)

AGORA, O QUE ME ENCANTOU FORAM OS ÚLTIMOS PARÁGRAFOS!

SERÁ QUE DR. BEZERRA ERA CAPRICORNIANO? CONHECEM MAIS OU MENOS ALGUNS DETALHES DE SUA VIDA?

 
At 12/1/10 12:49 PM, Anonymous primacaçula said...

PUXA, TURINI!
SOMOS CAPRICORNIANOS BEM DIFERENTES!
DEVE SER O ASCENDENTE, PORQUE O DECANATO É IGUAL, NÃO?

 
At 12/1/10 2:05 PM, Anonymous timtim said...

DESCULPEM-ME POR NÃO ENTRAR NESTAS "DISCUSSÕES" DE vocês, poisa sou um verdadeiro cético, neste assunto...ou quase cético, pois estou curioso para ver a análise dos taurinos.

 
At 14/1/10 12:38 AM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, desisti da idéia de colocar aqui vários signos. É muito comprido e você é cético... (ou quase, pois está curioso sobre os taurinos.
Ainda nem postei a Sombra (o lado oculto aos olhos do mundo e às vezes até aos próprios) dos capricornianos.
E só postarei a pedidos.
Porque ninguém, mas ninguém mesmo gosta de ficar lendo trocentas coisas sobre os signos alheios. Só nos interessa mesmo é o nosso e o das pessoas que nos interessam, nossos cônjujes, nossos filhos, nossos netinhos recém nascidos...

Se você quiser MESMO, vou transcrever um para você. Mas aviso que é tão comprido quanto. O pior é que tenho certeza de que você iria ficar surpreso... e bem contente.
Talvez vocês prefiram que eu comece a falar dos CHAKRAS?

 
At 14/1/10 12:16 PM, Anonymous primacaçula said...

NÃO! GOSTARIA DA SOMBRA!

CHAKRAS..... EU JÁ CONHEÇO COMO "CENTROS DE FORÇA"....para o Espiritismo. Estudei bastante!

 
At 14/1/10 8:38 PM, Anonymous timtim said...

Fique à vontade, Nice. Acho que seu desconfiômetro funcionou muito bem: pouca gente tem paciência para ler "trocentas" coisas e páginas. Mas, que eu estou curioso, isso é fato.

 
At 15/1/10 4:31 PM, Anonymous primacaçula said...

É INTUIÇÃO MESMO!
ESTAMOS CHEIAS DE BRUXAS NA FAMÍLIA!

 

Postar um comentário

<< Home