quarta-feira, janeiro 06, 2010

Esses Capricornianos...



Esta figura tão bonita, é assinada por um artista chamado KAGAYA.

O livro roxo mostrou ser tão interessante quanto pareceu à primeira vista. Apesar disso nunca fiquei fanática, nem mesmo conhecedora. Ele apenas serviu para diminuir um pouquinho minha ignorância.




Esses Capricornianos...

Acho que me propus uma tarefa bem difícil! Eu não sabia quase nada sobre esse signo. E é muita coisa, parece que tudo é importante. São muitas páginas do livro roxo da Liz Greene...
Vou tentar um resumo.

Olhe atentamente para o símbolo do mais misterioso dos signos de terra e verá que ele tem uma cauda, uma espécie de fusão entre peixe e serpente. O caprino que escala a terrível montanha do sucesso e da realização material tem também um lado quase sempre oculto e completamente diferente de sua natureza.
Se procurarmos no simbolismo antigo, encontraremos um das mais arcaicas representações da sabedoria instintiva e dos segredos da própria terra. E o peixe, por sua vez, é a criatura que nada nas desconhecidas águas da psique.
Nosso cabrito montês – trabalhador, perseverante, prudente, materialista, astuto e ambicioso – é também, no fundo, uma espécie de mago, um caçador de mistérios. Seja qual for o campo em que o capricorniano se realize – interior ou exterior – ele emprega os mesmos princípios, que podem ser resumidos numa só palavra: maestria.

Que tal? Estão gostando? É respeitável ou não é?! E isto é só o começo! Mas vamos continuar:

Não é fácil chegar a conhecer um capricorniano. Desde a mais tenra idade, por volta dos três anos, ele já aprende a deixar que as outras crianças mostrem suas cartas primeiro e que às vezes é bom guardar um ou dois curingas na manga. Existe uma coisa curiosa a respeito da criança de Capricórnio: às vezes, se você a olhar bem nos olhos, vai ficar abismado com o velhinho que transparece na carinha infantil.

Amigos, isso foi o que mais me impressionou: eu vejo isso na Rebecca! Quando ela estava aqui todos ficávamos impressionados com a personalidade da menininha que não tinha completado dois anos e como ela parecia madura! Só fazia o que queria, já era determinada e ninguém conseguia tirar de sua cabecinha o que havia se proposto. Ela se bastava e sabia perfeitamente o que queria, nunca pedia companhia e nunca precisava que brincassem com ela. Pegava ela mesma seu DVD Player próprio, escolhia seus filmes e os colocava com “maestria” passando a assisti-los longa e seriamente, ou dando grandes risadas em alguma cena. Tirava as próprias roupas e colocava outras de sua escolha e não adiantava querer convencê-la de que a escolhida por ela não era para a ocasião... E amarrava ou abotoava eficientemente seus tênis ou sapatinhos. Quando a obrigavam a calçar ou vestir algo de que não gostava, depois de gritar um pouco ela ficava estranhamente quieta como se estivesse resignada. Mas assim que a pessoa ia fazer outra coisa, quietinha ela tirava tudo e ia buscar as sua escolhas... Na festinha de aniversário de dois anos, no Paineiras, todos ficaram surpresos ao ver sempre Rebecca correndo, sem olhar para trás, subindo e descendo nos brinquedos, entrando e saindo da piscina, sempre em silêncio e todo o bando barulhento de crianças maiores seguindo-a por todo canto e submetendo-se à vontade dela.

Capricórnio não permite que seus segredos sejam revelados antes do tempo. Primeiro, ele precisa saber exatamente onde se encontra, quem você é e o que quer, para depois mostrar suas cartas. Desconfiança é uma tendência natural de Capricórnio, mas seu lado melhor são a prudência e o realismo. É também um signo de imensa sutileza; nunca pense que você descobriu todos os seus motivos, pois sempre haverá um no qual você jamais pensaria.
Ele é sério? Você pode dizer isso também de um capricorniano. Suas piadas em geral são irônicas, cheias de um sentido das incongruências da vida e tal espírito irônico faz parte de seu charme. Mas, para a maioria dos capricornianos, a vida é um negócio muito sério, pois você tem de ser mestre se quiser sobreviver.
Sobrevivência é outra palavra-chave para o capricorniano. Para ele o mundo nem sempre é um lugar amigável e aprazível, como se sua antena estivesse sempre sintonizada naquilo que pode dar errado e não no que pode dar certo. Não acredita na sorte, que troca por um bom, sólido e árduo trabalho.
Atingir objetivos é outra prioridade do desconcertante cabrito. Sem objetivos, ele cai espalhafatosamente numa grande e negra depressão. Como este mundo não é basicamente um lugar agradável para ele, suas metas lhe dão um sentido de objetividade e a realização de um projeto pode consumir sua vida inteira e muitas vezes vem na forma de uma polpuda soma em dinheiro.
E muitas vezes você encontrará capricornianos que, após terem alcançado sucesso e terem reconhecida sua competência, vão se acalmar e começar a desenvolver o lado mais oculto e profundo de sua natureza.
Longe de ser um materialista, Capricórnio é uma alma que medita, imensamente introvertida, e sabe que nunca conseguirá atingir a sabedoria nos mistérios que tanto ama, antes de ter aprendido a viver no mundo.

Aqui me detenho um pouco para meditação sobre os valores (e ainda tem mais!) desses estranhos e sofisticados nativos desse signo tão rico e interessante. Também para que as postagens não fiquem muito compridas...

7 Comments:

At 9/1/10 2:11 PM, Blogger Polemikos said...

Dá a impressão que ele não tem coração : mas digo por mim, ele tem!!!

E um pavor enorme de expó-lo!!

 
At 9/1/10 6:47 PM, Blogger marianicebarth said...

É isso que a Liz diz, entre outras coisas que virão na próxima postagem.

 
At 9/1/10 8:13 PM, Anonymous timtim said...

Louve-se a dedicação da Nice em aprofundar-se nestes "mistérios". Sempre será um bom modo de nos relacionarmos. O Turini, por exemplo, já fez sua revelação: tem coração e tem pavor de se comprometer. Vou aguardar, quietinho, as revelações sobre os taurinos. Gostei da descrição do temperamento da princesa Rebecca.

 
At 10/1/10 7:57 AM, Blogger Christina Barth Baby said...

Quando morava na casa da minha mae sempre usei este livro como referencia pra os namorados! HEHEHE!
espero ouvir um pouco sobre o signo de Gemeos, quando tiver tempo mamy! Mas na verdade o que mais me interessa agora eh ouvir o que o livro tem a dizer do Andrezinho, ESCORPIAO!
Como sera que ele vai ser quando tiver seus dois aninhos? So o tempo e o mapa astral nos dira!

 
At 10/1/10 2:47 PM, Blogger marianicebarth said...

Chris querida, amorzinho, que saudade de vocês!
Agora estou centrada no Capricórnio e ainda falta bastante. Estou tentando fazer um resumo, mas é difícil, parece que tudo o que essa psicóloga clínica diz é relevante. Ela é psicóloga clínica e atende clientes, estudando através deles sobre os signos. Imagine quanta coisa ela tem para dizer. Não é uma simples astróloga...

 
At 10/1/10 7:58 PM, Blogger Polemikos said...

Nice : atenda sua filha. Nós, capricornianos tambem exercitamos a paciência e podemos esperar!!!

 
At 10/1/10 9:46 PM, Anonymous primacaçula said...

NÃO SENTI COMO O TURINI PARECER QUE ELES NÃO TÊM CORAÇÃO.
FORA ALGUMA PEQUENA COISA QUE NÃO ME PARECE IMPORTANTE ADOREI A MAIORIA DAS CARACTERÍSTICAS DO SIGNO QUE SEMPRE ME DISSERAM SER "TERRÍVEL"!
NOOSSA! "VOCÊ É CAPRICORNIANA? CRUZ CREDO"!

 

Postar um comentário

<< Home