quinta-feira, janeiro 14, 2010

O Lado Sombrio de Capricórnio

A CONSTELAÇÃO
(A pedido da primacaçula)

Lembre-se, priminha, foi você que pediu... As palavras não são minhas, mas inteiramente do livro da Liz e o texto é meio assustador... Nem me permiti fazer um resumo dele, para que possa ser compreendido melhor. Não acho que tenha muito a ver com o que conheço de você...
Mas... reunamos toda a nossa coragem para entrar nessa caverna!
Vamos lá!

E se você não é o beneficiário direto de sua Grande Missão, pode ser a pessoa mais próxima dele e tem de se inteirar de seus planos e oferecer-lhe até o último grama de energia para que ele possa cumpri-la. É nesse particular que a sombra de Capricórnio pode infligir sofrimento às pessoas, pois num relacionamento, ou na família, ele está disposto a sacrificar a vontade de todos para impor a sua. Seja por uma questão de moral, por dinheiro, ou por qualquer outra convicção, todo mundo tem de se submeter a ela.
Trata-se aqui do capricorniano pai de família que acredita — fanaticamente — que a dureza da vida faz bem, e dá uma mesada mesquinha aos filhos, embora tenha milhões no banco. É a capricorniana mãe de família que impõe impiedosamente ao marido e aos filhos severos pontos de vista morais e códigos sociais. É o amigo capricorniano que se imiscuiu em sua vida particular, acreditando que é realmente bom para você saber que seu namorado anda saindo com outra.
Enfim, a sombra do capricorniano tenta submeter a vontade, os desejos, as necessidades, as idéias e a maneira de viver de todos, segundo sua própria concepção de vida. E para um capricorniano realista, esta é uma maneira muito pouco realista de proceder, pois só mesmo um louco varrido acreditaria que pode mudar a natureza humana simplesmente tentando comandá-la, e só mesmo um doido acharia que tem o direito de fazê-lo.
Sendo um signo poderoso, que realiza muitas coisas neste mundo, Capricórnio tem uma sombra perigosa. Para ele é muito importante entrar em acordo com seu fanatismo, já que ele está sempre sujeito a assumir uma posição de responsabilidade e, em geral, tem outras pessoas dependentes de seu pulso forte para guiá-las. Mas se ele faz mau uso desse pulso forte, o resultado pode ser mais funesto do que ocorreria com pequenas sombras, que têm pouca influência sobre a vida dos outros.
É difícil para o capricorniano compreender a tolerância, justamente porque ele mesmo muitas vezes tem de se impor uma impiedosa autodisciplina para atingir os fins a que se propõe. Ele não entende por que os outros não são capazes de fazer o mesmo ou que não estejam interessados nisso, já que não consegue compreender que as metas deles podem ser diferentes das suas, ou mesmo que não tenham meta alguma a alcançar, no sentido que ele lhe dá.
Como dissemos, o capricorniano está ligado ao mito do Pai, e o lado sombrio do Pai se traduz em tirania. Você não pode deixar de ser tirano quando se recusa terminantemente a admitir um ponto de vista que não seja o seu.
A receita para atenuar a sombra de Capricórnio é em geral fazer pequeno esforço para compreender que pessoas diferentes têm vidas diferentes, mitos a expressar, necessidades e desejos diferentes, que existem doze caminhos fundamentais, e não um único.
Sob a couraça que o capricorniano usa para enfrentar um mundo hostil e mutante, ele é capaz de amar e se dedicar a alguém, como qualquer pessoa, mas precisa ser capaz de recordar sua capacidade de amar, e lembrar que amar outra pessoa significa reconhecê-la, e não apenas guiá-la.
O Pai — quer a figura apareça na psique de um homem ou de uma mulher — é aquele que, na sua configuração positiva, oferece sustento, orientação, sabedoria e instrução nos caminhos do mundo. Na forma negativa, o Pai só lhe oferecerá apoio se você seguir seus conselhos; só lhe oferecerá orientação se você aceitar seus pontos de vista irrestritamente; sabedoria, se você o reconhecer como o único sábio; e lhe ensinará os caminhos do mundo de acordo com a imagem que tem dele. Essa espécie de Pai recusa o amor, se não há obediência. Essa atitude tem origens profundamente enraizadas na carência emocional que ele tanto reprime e que pode começar a corroer seu modo de pensar, tornando-o cego, quando ele pensa estar vendo claro.
Quanto mais o capricorniano consegue exprimir suas imperiosas necessidades emocionais nos relacionamentos humanos, mais nítida se torna sua visão do mundo.
E quanto mais ele se permite relaxar um pouco, mais descobre que almas não tão disciplinadas quanto a sua não são menos virtuosas, mas muitas vezes detêm a chave que leva à alegria de viver que ele pode ter esquecido.
Então você verá um capricorniano realmente suave, que tanto pode dançar quanto escalar uma montanha.
Ele diz isso? Santo Deus! Que terrível! Conhecem alguém assim? Não vejo aí nada, nada, da minha priminhacaçula... Nem do Turini... Nem na Nádia (minha norinha), nem na Camila (minha sobrinha e afilhada). E a Rebequinha é ainda muito novinha...
Acho que os “nossos” capricornianos são diferentes dos capricornianos dos outros...
A sombra de qualquer signo zodiacal está ligada aos aspectos da personalidade que o indivíduo não reconhece e não pode expressar.
Mas com todo o realismo, a sabedoria terrena e a ênfase no mundano e no prático, próprios desse signo, é de se esperar que todas as emoções reprimidas, sonhos e fantasias se refugiem em algum lugar. Afinal, Capricórnio é um ser complexo, sensitivo e bem mais profundo do que frequentemente se mostra. Assim sendo, podemos chamar seu lado sombrio de Síndrome do fanático, ou, “o fim justifica os meios”.
O aspecto fanático da sombra de Capricórnio pode fazê-lo brandir um machado por qualquer motivo. Quando você começa a ouvi-lo, pode até sorrir e achar que se trata de uma pessoa ingênua tentando moralizar tudo. Será que ela não sabe que não se pode modificar a natureza humana? A sombra de Capricórnio acha que pode. E, seja a respeito de sexo, dinheiro, religião ou política, ou mesmo dando-lhe conselhos a respeito de como você deve levar sua vida, a sombra do capricorniano fanático consegue fazer gelar o sangue em suas veias, pois ela é como Jeová, no Antigo Testamento: faça como eu digo sem perguntas!
O lado sombrio de Capricórnio não é necessariamente conservador em política; lembre-se de que Stalin também era capricorniano. O que existe de verdadeiro é que o capricorniano, quando sob a influência do lado sombrio de sua natureza, está sempre com um plano para modificar a sociedade, fazendo-o evidentemente à sua maneira, e nela, é claro, não há lugar para dissidentes, que são afastados à força ou sumariamente despedidos. Richard Nixon também é capricorniano. Os fins justificam os meios.
Aos olhos de capricórnio não é, necessariamente, uma grande parte da sociedade que precisa de mudanças. Pode ser você: o marido ou a mulher, a amante ou o filho. E você vê o mesmo brilho fanático nos olhos normalmente sábios e prudentes de Capricórnio. Coloque-o em sua posição favorita e ele não tolerará oposição de espécie alguma. Recuse-se a ouvir seus conselhos e o terá ofendido para sempre. E ele tentará manobrá-lo de todos os meios possíveis para fazê-lo compartilhar de seus planos, convencido de que está certo e de que, no fim, sejam quais forem os meios usados, mesmo os inescrupulosos, serão tolerados pelos resultados a serem alcançados.
O problema é que o capricorniano raramente dá asas à sua fantasia, à sua imaginação, por estar sempre muito ocupado em ser realista. Ele nunca se permite fantasias a respeito do que o mundo poderia ser, pois se força a manter os olhos naquilo que pode ser obtido praticamente.
No entanto, ele é dotado de uma poderosa imaginação e de muita fantasia, que têm de se expressar de algum modo. Você muitas vezes descobre que os capricornianos têm uma fantasia secreta que só poderá ser revelada se eles puderem manipulá-la com segurança. Manter uma fantasia dessas, fechada a sete chaves dentro de si, por vinte ou trinta anos, tende a torná-la um pouco bizarra. Ela se infla e, quando vem à tona, o capricorniano perde o seu maravilhoso realismo e é transportado por sua própria fantasia messiânica. É claro que o mundo e você podem ser mudados, e ele é a pessoa indicada para fazê-lo. E se você se opõe a isso, “só o faz devido às suas próprias desilusões, sua temeridade, sua estupidez, ou a quaisquer causas, que o fazem tão desprovido de inteligência que você não reconhece a Verdade Absoluta de minhas convicções”.
E então? Que me dizem?
Amei este capricorniano realmente suave!

12 Comments:

At 14/1/10 9:48 PM, Blogger marianicebarth said...

Foi a primeira vez, em "toda a nossa vida neste blog" que percebi uma impaciência no Timtim. Valeu Timtim! Qu bom que você reagiu assim! Agora sei que, quando você for para o céu, não ficará girando em órbita, como a piada da freirinha (muito) santa...

 
At 14/1/10 11:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Só por causa disso vou começar a contar algumas coisas de Touro, o que você acha?

 
At 14/1/10 11:49 PM, Blogger marianicebarth said...

E tem mais, Timtim! Suponho que você não sabe que o signo de Touro é um primo de Capricórnio, pois pertencem ao mesmo elemento, Terra! Então, muitas características básicas de um deles parece um pouco com o outro. Compare para ver, ok?

 
At 15/1/10 4:46 PM, Anonymous primacaçula said...

ISSO NÃO É UM CONFESSIONÁRIO, MAS SINTO DIZER QUE ME VISLUMBREI NESSA SOMBRA, PRIMA QUERIDA.

TIVE AGORA NA MATURIDADE, ESSA PERCEPÇÃO, QUE ALIÁS, SEMPRE FOI A "MINHA LIÇÃO DE CASA"!

TENHO UMA TENDÊNCIA EM TENTAR CONTROLAR AS PESSOAS MAIS ÍNTIMAS, INDICAR OS MELHORES CAMINHOS (talvez indiretamente para que não se percam e sofram) , MAS HOJE ACREDITO QUE TORNEI MINHA SOMBRA MAIS SUAVE, POIS ENTENDI QUE AS ESCOLHAS FAZEM PARTE DO APRENDIZADO E DO LIVRE ARBÍTRIO DE CADA UM.
SINTO DECEPCIONÁ-LA!

 
At 15/1/10 10:05 PM, Anonymous timtim said...

Faz sentido, Nice, afinal todos dois - capricornio e taurus - têm chifre.
Fiquei lisonjeado com tres "comments"
me envolvendo. Relembra pra nós a história da freirinha.

 
At 17/1/10 4:54 PM, Blogger marianicebarth said...

SINTO DECEPCIONÁ-LA????????????
O quê, Santo Deus, você quis dizer como isso??????

 
At 17/1/10 5:03 PM, Blogger marianicebarth said...

E se você se vislumbrou nessa sombra, mas conseguiu suavizá-la e, ainda mais do que isso, reconhecer que agia controladoramente (por melhores que fossem as intenções) e dizer isso a público aqui no blog, priminha, você não só não me decepciona, mas me causa o maior orgulho de você!

 
At 17/1/10 5:14 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, a piadinha da freirinha:
Ela era tão santa, mas tão perfeitamente santa, que quando morreu não conseguiu chegar no céu, mas entrou em órbita... E ficou girando, girando, apavoradinha. São Pedro, ao ver aquilo, esperou que ela passasse e gritou:
- Depressa, fale "merdinha"!
Ela falou e caiu no céu...

 
At 17/1/10 8:49 PM, Anonymous primacaçula said...

PARA QUE SERVE O AUTO-CONHECIMENTO, SENÃO PARA PROCURAR MELHORAR-NOS?

FOI À LIMEIRA? M. CHRISTINA ME TELFONOU... MAS AQUI NÃO É LUGAR PARA E-MAILS!

 
At 8/6/13 6:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Tudo isso está certo, mas ñ acho esse lado negro do meu signo tããoooo ruim, acho q até algumas partes são boas para mim...

 
At 10/3/17 11:42 PM, Blogger Unknown said...

SENSACIONAL...
Achei extremamente interessante e concordo com a priminhacaçula: de que adianta autoconhecimento se não para nós tornarmos melhores. Eu sempre li sobre zodíaco e mapa astral e horóscopo e Carma. Ao longo dá vida isso me ajudou muito a ser melhor é essa parte do "deixar a fantasia falar mais alto" ,"ser mais feliz vendo os menos dotados" (kkkkkk!) É verdade total: os momentos mais felizes da minha vida, foram aqueles que eu não controlei previ, estudei meticulosamente.

Gostaria de saber se pode me indicar o livro depende tirou esse texto sobre capricórnio. No começo do artigo você cita "o livro dá Liz". Pode me passar?!

 
At 10/3/17 11:46 PM, Blogger Unknown said...

Obrigada

 

Postar um comentário

<< Home