sexta-feira, outubro 13, 2006

Maria Gilka







ANTES DE MARIA GILKA E DEPOIS DE MARIA GILKA


Ah, a vontade de pintar! Foi por algo assim que fui envolvida numa das vezes em que assisti, no vídeo, Maria Gilka pintando o auto-retrato, sem desenho prévio.

Célere e competente, aquele pincel parece ter vida própria: aparece do nada uma forma ovalada e plana em vermelho inglês diluído, aquarelado. E logo, uma órbita única, vazia e inquietante. Veloz, um traço vertical marca o nariz, seguido de um pequeno toque que sugere a boca. E então, a outra órbita compõe as sombras. Finalmente, uma íris escura começa a prenunciar a expressão do rosto.

Antes que se perceba, já estamos em plena viagem. A postura corporal muda, flagramo-nos na ponta da cadeira, coluna para frente, olhos literalmente colados na imagem de nascimento que se desenrola à nossa frente.

Mão e pincel são um só, levando-nos pela face recriada de Maria Gilka, do escuro para o claro, das sombras para a luz, ressaltando os volumes e fazendo surgir uma interpretação muito interessante de si mesma. A modelagem do nariz é deliciosa. Com poucas pinceladas ele vai se tridimensionando, quase saindo para fora da tela.

Não pude deixar de pensar na beleza que é poder ver um artista criando. Não há hesitação, Maria Gilka sabe exatamente quais as cores que precisa para dar o efeito final, tanto de um retrato impressionista, como de um fotográfico.

Aprendi muito com ela e continuo absorvendo o que posso, nos dois vídeos que conheço.

É por isso que digo sempre que minha pintura é AMG e DMG.


São Paulo, 1999.

3 Comments:

At 14/10/06 12:50 AM, Blogger marianicebarth said...

Ah, a vontade de pintar! Foi por algo assim que fui envolvida...etc..
O miolo da frase ficou escondida pela foto...
Será isso um defeito do blog, da postagem ou da blogueira?

 
At 14/10/06 12:59 AM, Blogger marianicebarth said...

Não acredito! Postei pelo Mozila Fire Fox e aconteceu aquilo que comentei acima. Resolvi fechar e acessar pelo Explorer e está tudo certo! Meno male!...

 
At 15/10/06 4:50 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, que bom que você gostou! Se você quiser, entre no site da Maria Gilka:
www.mariagilka.com.br
e você terá todas as informaçoes, ok?

 

Postar um comentário

<< Home