sexta-feira, outubro 06, 2006

PINTANDO O CENTRÃO

PINTANDO NAS RUAS DE SÃO PAULO

Aconteceu quando resolvemos sair às ruas para pintar nossa telas. Formávamos um grupo de sete ou oito artistas, chefiados pelo Mestre Francisco Cimino, desafiados pela maior ou menor dificuldade de pintar ao ar livre.

Naquela manhã de 1989, em frente ao Palácio das Indústrias, belo prédio do centro de São Paulo, depois de nos aprontarmos, tentávamos nos concentrar em meio ao incessante movimento de pessoas e veículos.

Um de nós, que fechava o grupo, Gilberto Macrina, ficando protetoramente bem na esquina, era constantemente importunado por passantes que pediam informações. Depois do quinto ou sexto, nosso amigo não teve dúvidas. Pintou as palavras SURDO MUDO numa pequena tela que colocou apoiada na frente do cavalete e continuou seu trabalho.

Até havíamos esquecido a brincadeira, quando, ao próximo a perguntar onde ficava alguma rua, nosso amigo apontou o improvisado cartaz. A pessoa arregalou os olhos, abriu a boca e parou para observar o grupo. Logo outro curioso se juntou ao primeiro. Em pouco tempo tínhamos uma pequena platéia, bastante interessada no nosso trabalho. Um deles, com mímica e em voz muito alta e muito pausada, perguntou:

— “V-o-c-ê-s... s-e-m-p-r-e... v-ê-m... p-i-n-t-a-r... a-q-u-i?

E nós, concentrados na pintura e pegos de surpresa, assentimos com a cabeça, confirmando sem querer que éramos todos o que o cartaz dizia...

2 Comments:

At 10/10/06 9:07 PM, Blogger Antônio said...

Esta e outras podem entrar no livro "Histórias muito bem contada", que lançaremos após 11 meses de blog. Os onze meses passam a valer após sua primeira postagem. As histórias devem fazer parte de nossos blogs: Caos e Ordem, TimtimDez, Refulgir, Ostenbarth e comentaristas.

 
At 11/10/06 11:34 PM, Blogger marianicebarth said...

Vocês acreditam porque coloquei a foto com a tela escrita, como contei. Porém o cavalete, em que está apoiada a tal tela é do Milton Pereira (artista conhecido no ramo). O criador da idéia é Gilberto Macrina. Vou publicar uma foto dele e também suas obras. Eu só falo a verdade... Ainda não consegui escrever ficção, só nas poesias...

 

Postar um comentário

<< Home