segunda-feira, maio 07, 2007

Sonhos
























Não "aqueles sonhos" que a gente teve um dia e que se realizariam ou não!

Não! Sonhos mesmo, daqueles em que a gente viaja quando está dormindo. Que engraçado, estávamos falando de portas para a imaginação.

Cada um de nós imaginou quereres e gostosuras que estariam ali para nós atrás daquelas portas. (Péra aí, Shiost, de onde você tirou que eu gosto do Xitãozinho e Xororó???)

O Turini deixou um comentário dizendo que adora janelas, que o convidam para sair e passear. Janelas também são ótimas, vide a "janela do meu blog", de onde vejo só o que quero...

Faz tempo que estou esperando um comentário do Turini, então, dei uma chegadinha até o blog dele (que está nos links, ggturini) e vi que ele escreveu sobre sonhos e que os teme (?). Comentei e fiquei pensando: sonhos que a gente sonha.

Então me lembrei dos pesadelos que tive em toda a minha infância e que me aterrorizavam. Sempre havia algo ou alguém ou um animal me perseguindo e eu precisava fugir. Só que as minhas pernas pareciam tão horrivelmente pesadas que eu só podia correr em slow motion . E o que quer que estivesse atrás de mim, ia se aproximando inexoravelmente...

Num desses pesadelos, eu tinha apenas 3 ou 4 anos e estava andando por uma esteira branca cercada de coisa alguma, isto é, em volta era tudo escuro, como uma ponte sobre o nada e eu não podia deixar essa esteira. Fui andando quando ouvi logo ali atrás o miado fino de um gatinho. Olhei para trás e lá estava ele, branquinho e muito, muito magro e, não sei por que me deu medo. A esteira era tão estreita que não permitia que eu voltasse . Então continuei e o gatinho atrás, miando cada vez mais alto. eu olhava para trás e via que ele estava crescendo rapidamente. Estava já adulto e continuava crescendo sempre, ficando muito maior do que eu e continuando a crescer. Miava forte, alto e ameaçadoramente. Já estava tão grande que poderia me devorar. Aí comecei a correr até que as pernas ficaram cada vez mais pesadas. Na frente, não muito longe, havia uma porta que eu precisava alcançar. Continuei correndo em câmera lenta, com o monstruoso gato cada vez mais perto. Cheguei finalmente à porta e ela estava fechada! Batia com os punhos fechados BOOOOOOMMMM! BOOOOOMMMMM! BOOOOOMMMMM! e o som era ressoante. E o gato chegou... Senti seu bafo... e acordei gritando. Ufa!
Esse pesadelo foi tão medonho para a pouca idade que eu tinha que ficou na memória nítido para sempre.

É engraçado que, ao contar isso aqui, senti tudo de novo. Contei esse sonho para cada um de meus filhos e sempre senti o mesmo desconforto.

Na ordem dos pesadelos de infância, este é o primeiro.

Que tal contarmos nossos sonhos ou pesadelos? É uma tremenda terapia! E quem sabe a gente consiga descobrir alguma coisa das nossas profundezas...

6 Comments:

At 8/5/07 5:25 AM, Anonymous Anônimo said...

Oi senhoras!
Por senhoras entendam a prima e a irmã caçula.
No comentário de ontem eu me referia à ausência passada, e não futura. Estava justificando que o belo "causo" do Lilico do machado ficou sem o meu comentário. Na realidade eu fi-lo, mas na hora de publicar apagou o monitor, o que se repetiu 3 vezes, foi quando desisti. De ontem para cá o bichinho está ficando mais tempo aceso e eu estou aqui.
Falando de sonhos , neles incluídos os pesadelos, continuo sonhando com o Banco do Brasil, onde trabalhei de 1963 até 1991. Contando o tempo de outros trabalhos minha aposentadoria aconteceu em setembro de 1991.
Com relativa frequência sonho com o Banco, quase sempre são pesadelos. Parece que com o tempo eles continuam acontecendo, apenas deixam de ser tão incômodos e vão se tornando mais suaves.
Sem dúvida é um tema fascinante o dos SONHOS.
falou o Zecão

 
At 8/5/07 8:55 PM, Blogger Antônio said...

Um dos meus pesadelos mais freqüentes(eu uso o trema) é o famoso estaticismo. Esta palavra eu inventei. Mas é assim: fico preso na cama e não consigo me mexer, como se eu estivesse morto. Daí, dou um arranco fenomenal e consigo ficar sentado. Revivi! A cama sempre é um beliche dos meus tempos de faculdade, no segundo andar. Tenho mais dois, porém, nada a ver com gatos. Aliás, a Nice era uma gata...

 
At 8/5/07 9:19 PM, Anonymous Anônimo said...

Ah! que frustração! Eu sonho muito, todas as noites, mas não me lembro quase nada dos sonhos. São raros os pesadelos. Um muito recorrente é com carros ou até caminhões e ônibus sem freio. Eu ali, dirigindo, apertando, apertando o pedal e nada de frear.
Sonho muito também com situações em que ainda estou no meio clerical.
Quando digo que não me lembro, quero dizer que não me lembro de detalhes, como os sonhos narrados por minha mulher... e este agora, narrado pela Nice. Continuo admirando a verve literária desta que, no dizer do Shiost "era uma gata", mas eu desconfio que posso dizer que ainda é uma gata, mesmo com o Shiost me avisando que o Dr. Nelson é muito bravo. Bom esse filão dos sonhos. Agora vou visitar o blog do Turini.

 
At 8/5/07 11:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Sonhos! Sonhos e Sonhos!
Embora não me lembre como gostaria, sonho com coisas variadas, em geral interessantes e boas como cuidar de bebês, que amo tanto. Sonho também que estou em cursos referentes ao que me dedico no dia a dia. Já sonhei comigo dando uma aula em francês e meu nome era Jean Baptiste... alguma coisa! Que delícia falar fluentemente essa língua que adoro e que não domino nada.
Para causar inveja da Nice o meu pesadelo, repetido algumas vezes é me sentir perdida em algum local, geralmente à noite sem saber voltar para casa.
Teve uma época que sonhava com fotografias das pessoas quando crianças e era batata: algo de ruim acontecia com elas no dia imediato (ex:Cláudio Rubens- primo)
Assustada, sem saber como lidar com isso pedi aos "amigos" (ghost) que afastassem tais sonhos e fui atendida!

 
At 9/5/07 11:22 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu me lembro direitinho do sonho como se fosse meu! Acho que por causa dos desenhos! Mae voce devia por os desenhos que fez desse sonho! Eu tenho pesadelos sempre com desastres! Sempre de muito perto! Tsunamis, Avioes caindo, terremotos, terrorismo! Minhas noites de pesadelo vem quando estou trabalhando em filmes! Acho que de dia e muito estressante e de noite revivo tudo em pesadelos!!!
Chris

 
At 9/5/07 7:21 PM, Blogger marianicebarth said...

Tadinha da minha caçulinha! Também, com essa sensibilidade! Lembra quando você assistiu "O Homem Cobra", quando tinha 8 anos e ficou sem dormir durante uns 3 meses? Que teve de colocar um colchão perto da minha cama e dormia de mão dadas comigo? E é claro que morando nessa louca Nova York, sentindo o drama das Torres e também seu acidente de carro aos 10 anos...É muito para uma criatura só!...

 

Postar um comentário

<< Home