Viajando em imaginação
Estou quase terminando de ler O Historiador, de Elizabeth Kostova.
Encontrei esse livro na casa de minha sogra, D. Zélia, depois que voltei da Austrália. O título me atraiu, na capa cor de ouro velho. Gosto muito de História ou de uma história bem contada. Abri o livro e li a dedicatória: a letra é minha!
Foi um presente do qual nem me lembrava (alzheimer?). Pedi a ela emprestado (fazemos sempre isso, ela e eu) e começou minha viagem...
Na contracapa, está escrito:
Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a "Meu caro e desventurado sucessor", e a fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.
Elizabeth Kostova ganhou o prêmio Hopwood da Universidade de Michigan, onde fez seu mestrado, de melhor romance em andamento: O Historiador, que consumiu dez anos de pesquisa da autora, está sendo publicado em 28 países.
O romance se passa em 1.962 no Leste Europeu, completamente desconhecido para mim até então. Era o tempo da Guerra Fria e da Cortina de Ferro...
Nada sabia até agora sobre a Turquia, com sua esplendorosa Istambul, a antiga Constantinopla, onde ganhei mais um sonho: visitar a Hagia Sophia. Nada conhecia da Hungria e sua lindíssima Budapeste. Era totalmente ignorante sobre a Romênia e sua estranha e bonita Bucareste e com sua Valáquia e sua Transilvânia. A Bulgária era um enigma com sua Capital Sófia. E agora, graças a esse livro interessante, muito bem escrito e tão bem traduzido, tenho mais do que uma idéia sobre esses lugares. A autora descreve as montanhas com seus perfumes, seus mistérios, de uma forma que parece que estamos lá. Vemos o fio prateado do rio ondulando lá em baixo, temos quase um medinho da altura das montanhas e seus penhascos verde-escuros. Ouvimos pedras rolarem lá para o fundo da ravina à nossa passagem. E aquela beleza arrebatadora das paisagens e os mistérios que se desenrolam prendem a gente "dentro" do livro.
11 Comments:
Como sempre voce eh uma otima contadora de historias! (Devia fazer dinheiro com isso e virar milhonaria da noite pra o dia, como ja foi falado nas cartas do tatot!!!) Me fez ficar com vontade de ler o livro!!! Escreva ganhe muito dinheiro e va Para Estern Europe!!!
Da filha querida
Chris
Você é mesmo minha filha querida, amor da minha vida! E também todos os outros. Mas só você (e a Alê de vez em quando...) escrevem no meu blog...
Também a acho uma ótima contadora de histórias, mas "meu tarô" (intuição) me diz para vc. não lidar muito com dinheiro. Quem sabe, coisas de outrora!?? Sempre que a vi envolvida em querer ganhá-lo, fiquei preocupada. Lembra-se qdo vendia algumas coisas, Hebalife??? Não via a hora que voltasse aos seus quadros!
Nice, não ligue não. A primacaçula é assim mesmo. Às vezes peca por falar verdades duras. Às vezes não.
OBS- O convite para o churrasco no Caos estava no blog do mesmo, aberto à toda a humanidade. Você viria?
Isto não se chama verdade dura. Para mim tem outro nome: amizade, interesse, cuidado e amor!
A Nice sabe do que estou falando!
Ela nasceu para a arte, o $ é outra coisa que não tem a ver com isso!
VERDADE DURA! Mas é verdade???
Duas respostas, por ordem de entrada: Priminha, talvez você tenha razão, talvez não, como diz o Shiost. A verdade é dura só se estiver coberta de maldade, o que não é seu caso, absolutamente, pois acho você uma das mais perfeitas criaturas na face da terra.
Shiost, talvez eu fosse ao churrasco do Caos, principalmente sabendo que o Timtim estaria lá, pois seria uma ótima ocasião de conhecer os dois irmãos, ao vivo e a cores e, também ver você e a Lucy, o que para mim é sempre um prazer. Mas não vi o convite, pois o Caos é um caos de mudanças de blog, assim como o Timtim gosta de escrever uma vez só. De vez em quando deixo um comentário no mesmo escrito. Será que eu não entendi o que é blog até hoje?
Além do mais, o meu cabo internético anda se desligando...
Estou infinitamente longe da perfeição; ainda sei amar apenas a poucos, incluindo você! Jamais eu diria isso de maldade para ofender. Tenho alguns poucos que ainda estão na minha lista, INFELIZMENTE, mas com certeza não é vc. (Viu como a perfeição está longe?)Quando falo algo até para esses, não é por maldade, mas por estarem num caminho não muito legal, que lhes trará sofrimento posterior! É como se estivessem à beira do precipício, entende?
Procuro não ofender as pessoas chamando-as de feias, gordas ou coisas assim, que ferem o coração delas! Nesse ponto creio que não sou tão imperfeita.
Beijos!
Minha querida Priminha, você pode até pensar que está longe da perfeição, mas eu não penso assim. Quando digo perfeição, não é AQUELA perfeição Divina que só mesmo Ele possui, mas a nossa humana e valorosa tentativa de aperfeiçoamento em busca da excelência, busca essa tantas vezes infrutífera, tantas vezes frustrante. Como temos fraquezas! Como somos ignorantes , arrogantes e presunçosos ao sequer imaginar que podemos ser um dia melhores do que somos! Mas, temos de continuar tentando! E você se enquadra nesse calibre de pessoas, nesse pequeno grupo que, não só se esforça, mas ainda dá a mão a outros nessa subida... Você e o querido e bondoso Timtim.
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu também teria ido, Timtim e fui convidada, mas o Gil programado para voltar logo para cá e não podendo deixar minha mãe e seu pai almoçando sós com 93 e 94 de idade, não fui. Mas irei na próxima!
Querida prima "tia" Nice
Você também faz parte desse "grupinho" segundo disse, dos semeadores, das velinhas acesas em meio à escuridão!
Se não acreditar nessa presunção que "serei melhor" não há sentido em nada! Afinal, sou evolucionista, como o que "procuro" professar!
Resposta atrasada ao Timtim: se tivesse sido convidada, acho que teria feito um força grande para ir. Se for convidada para o próximo, irei sim, com prazer. Como poderia deixar de conhecer vovê e o Caos pessoalmente? E depois, estou querendo ir a Limeira ver a querida Esther e a Maria Christina (que sempre me convidam), o Shiost e a Lucy. Tenho motivos fortes para ir.
Postar um comentário
<< Home