terça-feira, março 27, 2007

Viajando em imaginação

Estou quase terminando de ler O Historiador, de Elizabeth Kostova.
Encontrei esse livro na casa de minha sogra, D. Zélia, depois que voltei da Austrália. O título me atraiu, na capa cor de ouro velho. Gosto muito de História ou de uma história bem contada. Abri o livro e li a dedicatória: a letra é minha!
Foi um presente do qual nem me lembrava (alzheimer?). Pedi a ela emprestado (fazemos sempre isso, ela e eu) e começou minha viagem...
Na contracapa, está escrito:
Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a "Meu caro e desventurado sucessor", e a fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.
Elizabeth Kostova ganhou o prêmio Hopwood da Universidade de Michigan, onde fez seu mestrado, de melhor romance em andamento: O Historiador, que consumiu dez anos de pesquisa da autora, está sendo publicado em 28 países.
O romance se passa em 1.962 no Leste Europeu, completamente desconhecido para mim até então. Era o tempo da Guerra Fria e da Cortina de Ferro...
Nada sabia até agora sobre a Turquia, com sua esplendorosa Istambul, a antiga Constantinopla, onde ganhei mais um sonho: visitar a Hagia Sophia. Nada conhecia da Hungria e sua lindíssima Budapeste. Era totalmente ignorante sobre a Romênia e sua estranha e bonita Bucareste e com sua Valáquia e sua Transilvânia. A Bulgária era um enigma com sua Capital Sófia. E agora, graças a esse livro interessante, muito bem escrito e tão bem traduzido, tenho mais do que uma idéia sobre esses lugares. A autora descreve as montanhas com seus perfumes, seus mistérios, de uma forma que parece que estamos lá. Vemos o fio prateado do rio ondulando lá em baixo, temos quase um medinho da altura das montanhas e seus penhascos verde-escuros. Ouvimos pedras rolarem lá para o fundo da ravina à nossa passagem. E aquela beleza arrebatadora das paisagens e os mistérios que se desenrolam prendem a gente "dentro" do livro.

11 Comments:

At 28/3/07 12:30 AM, Anonymous Anônimo said...

Como sempre voce eh uma otima contadora de historias! (Devia fazer dinheiro com isso e virar milhonaria da noite pra o dia, como ja foi falado nas cartas do tatot!!!) Me fez ficar com vontade de ler o livro!!! Escreva ganhe muito dinheiro e va Para Estern Europe!!!
Da filha querida
Chris

 
At 28/3/07 1:38 AM, Blogger marianicebarth said...

Você é mesmo minha filha querida, amor da minha vida! E também todos os outros. Mas só você (e a Alê de vez em quando...) escrevem no meu blog...

 
At 28/3/07 9:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Também a acho uma ótima contadora de histórias, mas "meu tarô" (intuição) me diz para vc. não lidar muito com dinheiro. Quem sabe, coisas de outrora!?? Sempre que a vi envolvida em querer ganhá-lo, fiquei preocupada. Lembra-se qdo vendia algumas coisas, Hebalife??? Não via a hora que voltasse aos seus quadros!

 
At 28/3/07 10:46 PM, Blogger Antônio said...

Nice, não ligue não. A primacaçula é assim mesmo. Às vezes peca por falar verdades duras. Às vezes não.
OBS- O convite para o churrasco no Caos estava no blog do mesmo, aberto à toda a humanidade. Você viria?

 
At 29/3/07 7:59 PM, Anonymous Anônimo said...

Isto não se chama verdade dura. Para mim tem outro nome: amizade, interesse, cuidado e amor!
A Nice sabe do que estou falando!
Ela nasceu para a arte, o $ é outra coisa que não tem a ver com isso!
VERDADE DURA! Mas é verdade???

 
At 30/3/07 1:50 PM, Blogger marianicebarth said...

Duas respostas, por ordem de entrada: Priminha, talvez você tenha razão, talvez não, como diz o Shiost. A verdade é dura só se estiver coberta de maldade, o que não é seu caso, absolutamente, pois acho você uma das mais perfeitas criaturas na face da terra.
Shiost, talvez eu fosse ao churrasco do Caos, principalmente sabendo que o Timtim estaria lá, pois seria uma ótima ocasião de conhecer os dois irmãos, ao vivo e a cores e, também ver você e a Lucy, o que para mim é sempre um prazer. Mas não vi o convite, pois o Caos é um caos de mudanças de blog, assim como o Timtim gosta de escrever uma vez só. De vez em quando deixo um comentário no mesmo escrito. Será que eu não entendi o que é blog até hoje?
Além do mais, o meu cabo internético anda se desligando...

 
At 30/3/07 8:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou infinitamente longe da perfeição; ainda sei amar apenas a poucos, incluindo você! Jamais eu diria isso de maldade para ofender. Tenho alguns poucos que ainda estão na minha lista, INFELIZMENTE, mas com certeza não é vc. (Viu como a perfeição está longe?)Quando falo algo até para esses, não é por maldade, mas por estarem num caminho não muito legal, que lhes trará sofrimento posterior! É como se estivessem à beira do precipício, entende?
Procuro não ofender as pessoas chamando-as de feias, gordas ou coisas assim, que ferem o coração delas! Nesse ponto creio que não sou tão imperfeita.
Beijos!

 
At 31/3/07 1:17 PM, Blogger marianicebarth said...

Minha querida Priminha, você pode até pensar que está longe da perfeição, mas eu não penso assim. Quando digo perfeição, não é AQUELA perfeição Divina que só mesmo Ele possui, mas a nossa humana e valorosa tentativa de aperfeiçoamento em busca da excelência, busca essa tantas vezes infrutífera, tantas vezes frustrante. Como temos fraquezas! Como somos ignorantes , arrogantes e presunçosos ao sequer imaginar que podemos ser um dia melhores do que somos! Mas, temos de continuar tentando! E você se enquadra nesse calibre de pessoas, nesse pequeno grupo que, não só se esforça, mas ainda dá a mão a outros nessa subida... Você e o querido e bondoso Timtim.

 
At 31/3/07 1:17 PM, Blogger marianicebarth said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 7/4/07 2:08 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu também teria ido, Timtim e fui convidada, mas o Gil programado para voltar logo para cá e não podendo deixar minha mãe e seu pai almoçando sós com 93 e 94 de idade, não fui. Mas irei na próxima!
Querida prima "tia" Nice
Você também faz parte desse "grupinho" segundo disse, dos semeadores, das velinhas acesas em meio à escuridão!
Se não acreditar nessa presunção que "serei melhor" não há sentido em nada! Afinal, sou evolucionista, como o que "procuro" professar!

 
At 9/4/07 1:04 AM, Blogger marianicebarth said...

Resposta atrasada ao Timtim: se tivesse sido convidada, acho que teria feito um força grande para ir. Se for convidada para o próximo, irei sim, com prazer. Como poderia deixar de conhecer vovê e o Caos pessoalmente? E depois, estou querendo ir a Limeira ver a querida Esther e a Maria Christina (que sempre me convidam), o Shiost e a Lucy. Tenho motivos fortes para ir.

 

Postar um comentário

<< Home