domingo, março 18, 2007

SONETO 88


Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
Que ela só, por prêmio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe deu a Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fôra assim negada a sua pastora,
Como se a não tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: - Mais servira, se não fôra
Para tão longo amor, tão curta a vida!


Sempre julguei maravilhoso este soneto. E é mesmo.

Porém, Camões pintou com lindas cores um quadro de amor verdadeiro, ignorando a verdadeira história bíblica:

1) de mentiras e favoritismo por parte da mãe de Jacó (Rebeca) em relação ao filho Jacó;

2) de favoritismo do pai de Jacó, (Isaac, aquele cujo pai Abraão quase havia imolado e por isso foi recompensado por Deus);

3) a troca do direito de primogenitura por um prato de comida, em detrimento do irmão gêmeo Esaú (o peludo);

4) a obtenção fraudulenta da bênçao do pai, novamente prejudicando o coitado do Esaú;

5) briga e ódio de morte entre os dois irmãos, Esaú e Jacó;

6) a fuga para a casa do tio Labão e suas duas filhas, Lia, a feia e Raquel, a mais nova e mais bonita.

7) a paixão por Raquel. Os sete anos de serviço de pastor, para poder se casar com a prima;

8) engodo de Labão lhe dando a Lia que, no escuro da festa de casamento Jacó recebeu e com ela "ficou";

9) Reclamando no dia seguinte, recebeu também Raquel, contanto que trabalhasse mais sete anos... e acabou ficando com as duas...

E por aí vai a Bíblia...

9 Comments:

At 19/3/07 8:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Repito o que já disse no Blog do Shiost. Porque não guardar da Bíblia o ensino moral que ela contem, nos ensinando a viver de uma forma que até agora não soubemos? ... "Perdoai-os, Pai porque não sabem o que fazem"(NT)
Que bela está a princesa em meio a palavras belas de Camões e "não tanto", bíblicas!

 
At 20/3/07 10:33 PM, Anonymous Anônimo said...

Fiquemos com o "Sermão da Montanha"! Ghandi disse que se tudo no Cristianismo se perdesse, ficando só esse maravilhoso sermão, nada com efeito se perderia. " Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcancarão misericórdia" (Mateus,V:7) que nada mais é que o Amor do TimTim.

 
At 21/3/07 1:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Perdoe-me, Timtim. Será que mereço absolvição? Mas realmente as bandalheiras do Antigo Testamento me irritam um bocado... Se isso for pecado, não terei salvação?...
Em contrapartida, amo Jesus e o Novo Testamento, o Sermão da Montanha, as parábolas todas, principalmente "O Filho Pródigo". Há, porém, coisas que não entendo, do tipo: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". E os outros caminhos? Não terão nenhuma chance? O Dalai Lama, por exemplo?

 
At 22/3/07 6:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Tentando "colaborar" com a minha pequenez neste assunto de Jesus ser "O Caminho, a Verdade e a Vida", aprendi que Ele é até hoje o Esp. mais evoluído que passou por aqui, ensinando não por palavras mas, exemplos, o caminho que nos leva ao Pai. Pertence a uma categoria de Esp. chamados Amadores, cuja missão é trazer aos Mundos (as muitas moradas da Casa do Pai) este caminho, sabendo que correm o risco de "perderem" a própria vida. Para nós , Jesus é o governador planetário, presidindo os primórdios de sua formação.
Atenção: segundo a doutrina que professo!

 
At 22/3/07 10:02 PM, Blogger Antônio said...

Este assunto de religião dá muitos tratos à bola. Na verdade, é costume interpretar a Bíblia somente nos pontos que nos interessam. Como a linguagem é sempre figurada, cada um tira dela o sentido que bem entende e o usa para si e para seduzir outras pessoas, ignorantes como eu. Há algumas outras bobagens modernas, como a frase: "Deus é fiel.", que julgo ser a maior besteira já criada até hoje, pois se Deus não for for fiel, quem será? O síndico do condomínio? Assim, acho que este post da Nice será ao campeão absoluto de comentários, pois este assunto é muito amplo. Só tenho pena dos milhões de pessoas que viveram milhões de anos antes da chegada de Jesus, pois foram todos para o Inferno, pois não tiveram a chance de conhecer o caminho, a verdade, a vida e muito menos o amor, que, como todo o mundo sabe só começou com a chegada de Nosso Senhor, o filho.

 
At 28/3/07 9:36 PM, Anonymous Anônimo said...

Não tenha pena Shiost. Eles receberam ensinamentos de outros Mestres anteriores a Jesus, enviados por Deus para ensinarem também o Amor! Quem disse que só Jesus o ensinou? O que disse é que Ele o vivenciou, exemplificou em toda sua vida através de atos não apenas em palavras!
Nessa categoria de Espíritos "Amadores" não existe apenas Jesus! Vc. crê em inferno? Não estaria em discórdia com os atributos divinos?

 
At 31/3/07 10:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Querida Marianice.
Minhas filhas e filhos e minhas netas e netos não tem o habito de ler ou decorar poesias, entretanto eu quando era jovem sabia várias poesias de cor incluindo Camões. Depois de visitar o seu blog me deliciar com os textos e com as fotos fiquei com vontade de ler novamemnte o poema de Castro Alves " O laço de fita" do qual só me lembro desse verso " e na celere valsa, porque que tremestes, eu só beijei o teu laço de fita."
Um grande abraço
Maria Gilka.

 
At 9/4/07 1:08 AM, Blogger marianicebarth said...

Maria Gilka, sempre benvinda! Você quer o poema todo do Castro Alves "O Laço de Fita"? Faz parte das Espumas Flutuantes, tem no Google. Um grande abraço.

 
At 15/4/09 10:28 AM, Blogger **M@rcella adorú o nx0!!!!!** said...

QUAL SERIA O NOME DESTE SONETO ??

 

Postar um comentário

<< Home