terça-feira, fevereiro 27, 2007

A Árvore maravilhosa

Era uma vez uma linda árvore de Pau-ferro...
Cresceu delgada e altaneira, com seus galhos de duas cores. Muito alta para as calçadas estreitas da nossa rua. Ela olhava por cima de todas as outras, procurando sua floresta. Seu tronco já não cabia no pequeno espaço que lhe reservaram. Ela fora plantada muito jovem naquele pedacinho de terra, há apenas 27 anos, pelo vizinho, Dr. Victor, que gosta de plantar árvores grandes demais na sua calçada. (Ao lado dela, muito juntos, 2 Ficus (que serão gigantescos um dia) e uma Pitangueira.
O Pau-ferro adoeceu de saudade da floresta, suas raízes ficaram secas e encolheram...

Domingo, 25 de Fevereiro.

Um inocente e alegre churrasquinho reuniu as famílias e amigos, dos dois lados, do meu filho Rodrigo, para comemorar os seus vibrantes 33 anos.
O dia amanheceu quente, depois de uma noite de ventiladores e ar condicionado ligados a todo vapor.
Calor abrasador, sol inclemente, nuvens pesadas acumulando-se no céu de verão, ar parado, prenúncio de tempestade.
Mas, famílias e amigos não estavam se importando com isso. É bom estar juntos, tios, primos e priminhos pequenos. Alegria, risos, piadas novas e histórias contadas, notícias atualizadas, amizades redescobertas e reafirmadas.
Lá pelas 4 horas, o tempo que vinha fechando, abriu-se em chuva repentina e copiosa, derramada. Corri para verificar janelas. Todas em ordem. Trovões e relâmpagos em Sampa são comuns nesta época. O vento não era dos mais fortes. Corrida com copos, pratos, toalhas e bebês para dentro, invasão da sala, vozerio, diversão. Tudo é bom. Alguns raios mais próximos fazem altear pescoços e arregalar olhos. "Noooossssaaaa!!!!", diz alguém, "Tempestade vem feia por aí!" Rita acalma a pequena Ana Luiza, de 3 anos, Luciana distrai o pequeno Guigo (Guilherme), também 3 anos. E a festa continua dentro de casa.
É então que um fantástico estrondo ocorre ali fora, na frente da minha casa. Logo em seguida, o Emerson, cunhado do Rodrigo e advogado como ele, chega correndo, branco como um papel:
"Caiu uma árvore grande em cima dos carros!!!!!!!!!!!!" E correu para fora. Corremos todos atrás dele, em plena chuva, sem nos preocupar com roupas ou com cabelos.
E lá estava: a árvore de 20 metros, atravessada na frente da minha casa, por cima dos 3 carros: o Fox preto novinho da Nádia, minha nora, o Corsinha da Chris "sem-seguro" e o meu Peugeotzinho Feline, zerinho, pretinho, tão lindo...
O Fox e o Corsa, perda total. O Peugeot só o capô, nem afetou o motor. E ninguém se feriu, apenas danos materiais. Coisas da vida... 

Mas o Pau-Ferro, a árvore altiva e orgulhosa, hoje jaz em pedaços ainda na frente da casa, esperando pela equipe da Prefeitura... e jamais verá novamente sua floresta...








4 Comments:

At 1/3/07 9:56 PM, Blogger Antônio said...

Estava eu na fazenda do Barrica, meu cunhado, quando uma tempestade igual a essa aconteceu. Havia mais ou menos 45 carros dos convidados para o aniversário de alguém. Caiu um super galho com a ventania, adivinha no carro de quem: No meu. em 90 hectares de terra, caiu um tronco justamente no meu carro. Minha querida irmã, creio que pela primeira vez na vioda disse: Cacete, você é azarado mesmo!

 
At 1/3/07 10:20 PM, Blogger marianicebarth said...

Não, meu querido Shiost, você NÃO é azarado!!!!!! Mas, se você sempre pensa assim, parece que atrai! Então, NÃO pense nunca desse jeito! Experimente pensar o contrário!
E você, Timtim, tem sempre razão: somos mais fortes que isso, nada aconteceu com ninguém (e poderia) e demos graças a Deus por isso! Vou confessar que no dia fiquei calma, mas na segunda eu estava meio chateada... E o Nelson é uma fortaleza e já começou a tomar as providências. E quem se ocupa não tem muito tempo para se preocupar! Vamos consertar o que for preciso e o que não tem remédio, remediado está!

 
At 4/3/07 8:00 PM, Anonymous Anônimo said...

O Shiost esqueceu de contar que a irmã que falou isso não era eu, que tenho horror a essa palavra!
A Nice que já enfrentou tantas coisas e superou tudo, deve ter tido apenas um dózinho dos donos desses carros, principalmente da do Corsinha (A Chris,sua filha está aqui no Brasil?)

 
At 5/3/07 1:35 PM, Blogger marianicebarth said...

Realmente, no dia que aconteceu, parecia que eu estava calma além da conta, segundo alguns familiares. Já confessei que, no dia seguinte, deu um frio na barriga ao pensar (ninguém é perfeito...) que poderia ter acontecido uma verdadeira desgraça, se tivesse caído sobre alguma pessoa. Não há como fugir totalmente desses pensamentos do tipo. Mas eles (os pensamentos) foram prontamente rechaçados, pois fomos todos protegidos pelas dezenas de Anjos que nos guardavam.
Graças a Deus!

 

Postar um comentário

<< Home