domingo, abril 01, 2007

Entre dois fogos







De um lado o calor prolongado e estressante, obrigando a abrir todas as janelas. Do outro lado, o Mosquito, visitante indesejável, vampiro, perigoso e odiado. E temos muitos aqui, de todos os tamanhos e tipos que existem.
Capturei no meu local predileto em minha casa, o escritório, um mosquito escuro rajado de branco, dos muitos que entraram e que não consegui matar, nem pegar.

Este entrou no começo da tarde e pousou na caixa acústica preta do monitor e, desta vez, tive uma idéia soprada por um dos meus Anjos: "Use um copo". Foi o que fiz. Tenho sempre um copo e uma jarra por perto o dia todo por causa do calor. Girei o copo e o apontei delicadamente para a caixa acústica e... prendi o mosquito. Em seguida, deslisei um papel da impressora por baixo do copo e pronto!
Levei meu pérfido prisioneiro para o lugar mais iluminado da casa e fotografei.
No dia seguinte, peguei outro com a técnica do copo. Pretendia juntá-lo ao primeiro e levar ambos para o Serviço Sanitário da Prefeitura. Mas, infortunadamente, o que consegui foi soltar os dois!
Depois da queda da árvore, estiveram aqui em casa os funcionários da Prefeitura para procurar focos de Aedes egypti, pois meu bairro tem 6 casos confirmados de dengue e estão aumentando assustadoramente os casos de dengue hemorrágica pela cidade. Há muitas recusas à entrada deles, pela paranóia de assalto, mas aqui foram muito bem recebidos, depois de confirmar que eles eram realmente enviados pela Saúde Pública. Declararam minha casa limpa de focos, mas quando lhes mostrei as fotos aumentadas do "meu" mosquito, eles confirmaram que era o Aedes egypti. E então deram a segunda má notícia: eles não podem fazer grande coisa para combater o vampirinho. Apenas cada cidadão pode combatê-lo, limpando meticulosamente seu jardim ou quintal, secando cada poça ou virando de boca para baixo cada vasilha ou balde, esvasiando pneus, e calhas e lavando e secando e desinfetando tudo muito bem etc. etc. etc., como todos já estamos cansados de saber.
E por que eles não nebulizam mais as casas? Porque, segundo me responderam,
1º) o veneno que eles usam para nebulizar é o malathiol, altíssimamente tóxico e que os moradores têm que sair com seus animais de estimação para fora durante pelo menos 30 minutos;
2º) além disso, os funcionários que fazem a nebulização estão sendo intoxicados gravemente e precisando ser internados um a um.
3º) e que, além disso, essa nebulização mata os mosquitos, mas não as larvas e o processo continua se repetindo indefinidamente.
4º) e, para terminar, apesar de tudo isso, eles virão sim, nebulizar a casa onde haja caso confirmado de dengue e as casas vizinhas para protegê-las, só neste caso.
Então, não tem saída. Ou cada um conscientemente cuida de sua própria residência, ou submete sua família a essa doença às vezes letal. É isso, aí, pessoal! Estamos por nossa conta e risco...
Vamos lutar!

5 Comments:

At 4/4/07 1:38 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, que saudade! Por onde esteve, além do famoso churrasco do Caos?

 
At 4/4/07 9:42 PM, Blogger Antônio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4/4/07 9:47 PM, Blogger Antônio said...

Nice

Aqui em Limeira são 87 casos, contra 2 de seu bairro. Uma vitória do progresso e da civilização. Só há uma maneira de conbater a dengue: vacinando os mosquitos, como afirmou Ciro Gomes em uma campanha presidencial.

 
At 4/4/07 11:12 PM, Anonymous Anônimo said...

Ôba! Voltaram os desaparecidos, inclusive eu! Tem certeza que este
belo espécime é o mosquito da dengue? Ele não é listrado ao invés de pintado como me pareceu?
Fiquei bastante feliz de falar com o Timtim pelo telefone. Me pareceu mais familiar ainda, como se já fossemos amigos e irmãos há tempos!

 
At 5/4/07 1:07 AM, Blogger marianicebarth said...

Puxa, como gosto de todos vocês! Já são muito importantes na minha vida! Estava sentindo a maior falta. Respostas: Timtim, que maratona! e que falta você faz! Deto, não são 2 casos de dengue, mas 6, até uns 10 dias atrás. Priminha Caçula, este mosquito foi examinado pela equipe da Saúde Pública que esteve em minha casa. Ele é listrado nas perninhas e pintado em todo o corpo, mas o que o identifica são os dois arcos que ele tem no corpo, como uma lira. É bom saber, olhe melhor. Lembre-se que ele foi aumentado e perdeu um pouco da nitidez.

 

Postar um comentário

<< Home