sábado, abril 17, 2010

Como a gente se diverte!

Quando era uma jovenzinha, a palavra DIVERSÃO não era muito bem considerada. Pensava-se que era uma atividade fútil. Aliás, FÚTIL era ainda pior.
Era uma forma de educar naquela época, sob o chicote da Moral e dos bons costumes. Em geral fui uma criança "educadinha", tranquila e ávida leitora. Vivia lendo.
Diziam que era "de mau gosto" rir muito. Gargalhar, então... nem se cogitava... Pular, gritar, correr, subir em árvores... nem pensar! Também não se podia pronunciar as palavras "odeio", ou "detesto" sem que imediatamente fosse desencadeada uma reação de sobrancelhas unidas sobre olhares severos e lábios apertados...
Mas é claro que eu fazia tudo isso... mas com um sentimento de culpa sempre presente.

Hoje os costumes mudaram e a palavra DIVERSÃO tem uma agradável conotação. (Até a palavra FÚTIL tem seus encantos...)
E as palavra "pecado" e "culpa" andam bem fora de moda...

20 Comments:

At 17/4/10 8:38 PM, Anonymous primacaçula said...

VOCÊ CONCORDA QUE GERALMENTE COMO DIZ A CANÇÃO DA ELLIS "COMO NOSSOS PAIS", CRIAMOS NOSSOS FILHOS COMO FOMOS CRIADOS?
COM A VOVÓ NÃO PODERIA SER DIFERENTE.
CABE A NÓS FILTRARMOS TUDO ISSO E RETIRAR OS TRAUMAS QUE PORVENTURA FICARAM E TODOS nÓS OS TEMOS.
MESMO HOJE QUANDO É TUDO TÃO LIBERAL... ALIÁS AO EXTREMO, NO MEU MODO DE VER!

 
At 17/4/10 9:17 PM, Anonymous timtim said...

Também eu sou uma "vítima" daquela educação. Gosto tanto de dança. Queria ter aprendido a dançar, mas baile era uma coisa de vagabundos.
Ainda bem que a humanidade caminha, progride e muitos preconceitos são vencidos. Por que será que a Nice trouxe este assunto à baila?

 
At 18/4/10 12:27 AM, Anonymous primacaçula said...

EU NÃO SOU TÃO MAIS NOVA QUE A NICE E NÃO FUI CRIADA ASSIM, EMBORA TIVESSE UM PAI CONSIDERADO MUITO RÍGIDO. FUI AO CARNAVAL À NOITE ANTES DOS QUATORZE ANOS, IMAGINEM! E NUNCA ME PROIBIRAM DE RIR, CANTAR, DANÇAR...!

 
At 18/4/10 12:30 AM, Anonymous primacaçula said...

Timtim
VoCê acha que tudo progrediu positivamente? Infelizmente não é bem isso o que vejo!

 
At 19/4/10 9:35 AM, Blogger marianicebarth said...

Priminha, não estou reclamando, apenas expondo mais uma parte de minha vida...
Acho que fui uma rebelde enrustida, inconscientemente...
Mas quem me policiava muito não era a "vovó-mamãezinha", mas o "vovô-papai"... A vovó-mamãe era minha melhor amiga... e batíamos grandes papos depois que cresci um pouco! Mas vovô-papai queria que eu me conservasse sempre uma menininha do séc. XIX, tímida e comportada.
Tímida, comportada e extremamente arredia e solitária, aprendi a me refugiar no alto da mangueira (como a Jane do Tarzan...) para fugir das sessões de exibição a que a "irmã-prima", sua tia Edna, me submetia! ela gostava de me exibir para as visitas (venha mostrar seus desenhos, seus cadernos, olhem que letra linda! etc.) mas eu morria mil mortes de vergonha... Nas primeiras vezes eu não conseguia resistir, mas logo aprendi a fugir assim que chegava alguma possível platéia...
Edna era minha fã e nessa altura era meu ídolo, porque sabia tudo a respeito de todas as coisas (eu pensava), mas era também muito brava como você se lembra (ou não?) e eu morria de medo, assim como vocês quatro...

 
At 19/4/10 10:12 AM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, porque eu trouxe esses assuntos à baila? Apenas temas para escrever e manter com vocês um bombardeio de opiniões e posições...
e, sim, todos somos "vítimas" daquela educação...

 
At 19/4/10 11:52 AM, Anonymous prima_caçula said...

IMAGINO!
FALOU A VERDADE!
EMBORA MINHA MADRINHA, TINHA MUITO MEDO DA TIA EDNA E DA SANTA TAMBÉM, POR OUTROS MOTIVOS!

FOMOS "VÍTIMAS" DESSA EDUCAÇÃO E HOJE TEMOS TAMBÉM MUITAS VÍTIMAS DA DESEDUCAÇÃO.ACHO QUE NÃO PRECISAMOS CITAR AQUI TANTAS COISAS TRISTES!

COMO DISSE A NICE... AQUI SE FALA O QUE SE PENSA, FELIZMENTE!

 
At 19/4/10 1:02 PM, Blogger marianicebarth said...

Coisas tristes? Não para mim, como disse não estou reclamando, isso é apenas HISTÓRIA de uma época antiga, mas valiosa como história. Não penso que devia ter sido diferente! Foi como foi! E isso dá história e casos!

 
At 19/4/10 4:17 PM, Blogger Polemikos said...

Apenas como aporte, em certas regiões do islamismo era proibido qualquer forma de diversão, inclusive - pasmem! - o xadrez. Por ironia, me consta que os castigos mais severos à contravenção, era justamente onde o xadrez foi criado : o iraque!

 
At 19/4/10 4:22 PM, Blogger Polemikos said...

Corrijo : Iran e não Iraque. Mas é lá por perto.

 
At 19/4/10 4:27 PM, Anonymous primacaçula said...

MINHA QUERIDA NICE

VIU COMO PALAVRAS ESCRITAS PODEM SER MAL INTERPRETADAS?

"COISAS TRISTES" A QUE ME REFERI TÊM A VER COM O QUE TEMOS VISTO AO VIVO E A CORES PELA "DESEDUCAÇÃO" QUE MUITOS PAIS PREFEREM... AO TRABALHO DE DIZEREM... NÃO!!!!

NÃO TÊM NADA A VER COM VOCÊ!

 
At 19/4/10 7:53 PM, Blogger marianicebarth said...

Mas não era para ficar aqui falando de passado! Minha intenção era apenas demonstrar que hoje podemos nos divertir sem problemas ( e como isso é bom!), o que não acontecia nos séculos passados.

 
At 20/4/10 11:24 AM, Blogger caos e ordem said...

Bem escreveu a blogueira: bombardeio de opiniões e posições. Cheguei meio atrasado, encontrei tantos comentários. Enquanto fui lendo fui me lembrando e pensando em tanta coisa. Funcionou mesmo como um bombardeio. Um irmão da minha mãe, o tio Dito, dizia com o maior orgulho que seus filhos nunca tinham colocado os pés na "beira" de um campo de futebol.
Bom que venha Nice com mais bombardeios.

 
At 20/4/10 12:22 PM, Anonymous primacaçula said...

De todos, com certeza sou eu a mais questionadora.

Nem sei como "tento" seguir um caminho espiritual que me trouxe tanto entendimento da vida.

Se tivesse "derrapado" nos questionamentos "que na prática não levam à nada" ........????

 
At 20/4/10 10:02 PM, Blogger marianicebarth said...

Para mim inocência é total falta de maldade.

MALDADE - Boa para a próxima postagem.

 
At 21/4/10 5:33 PM, Anonymous primacaçula said...

E SERÁ QUE EXISTE ALGUÉM SEM NENHUMA "PONTA DE MALDADE".... AQUELA BEM SUTIL QUE TEIMAMOS EM ESCONDER INCLUSIVE DE NÓS???

 
At 21/4/10 11:34 PM, Blogger marianicebarth said...

É, priminha, acho que você tem razão... Pois se até você confessa que não está isenta, imagine nós outros...

 
At 22/4/10 2:50 PM, Anonymous primacaçula said...

MEU DEUS!
NÃO ACREDITO QUE PENSA ISSO DE UMA "POBRE MORTAL" COMO EU!

 
At 26/4/10 11:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Sou sua fã, priminha! Acho que você procura ardorosamente cuidar espiritualmente das pessoas, que tenta se doar ao máximo, com prejuízo de seu tempo pessoal e que faz disso grande parte de seu lazer, isto é, adora fazê-lo!

 
At 26/4/10 5:41 PM, Anonymous primacaçula said...

JÁ PENSOU QUE POSSO SER EGOÍSTA POR ACREDITAR TOTALMENTE, "QUE É DANDO QUE SE RECEBE"? QUE QUEM DÁ É O MAIOR GANHADOR?

 

Postar um comentário

<< Home