sábado, abril 03, 2010

Gentil Mamoeiro


O Mamoeiro-Fêmea


Gentil Mamoeiro crescendo altaneiro
À beira da encosta a caminho do mar...
Por sobre mil flores se alonga e levanta,
Não sabe que é planta, só quer ver seu par...


Ao nascer do dia, o mar contemplando,

Sentiu que morria de amor pelo mar...

Um sonho acalanta de amor impossível,

Que freme invencível e lhe faz penar


Gentil Mamoeiro de folhas macias

Pensou que podia sair do lugar,

Deixar as encostas e as pedras tão frias,

Tornar-se um veleiro e as águas beijar...


******


Num fim de semana de outubro de 2007, em Paraty, na casa de um casal amigo, tivemos uma inesquecível experiência de beleza.

Chegamos à noite de sexta-feira e chovera muito. Nada se via. Subimos a encosta e chegamos à casa lá no alto, sem saber do presente que nos seria ofertado.

A casa foi construída no alto da encosta, com colunas de pedra e aço e paredes externas de vidro.

Do quarto que nos foi destinado pudemos assistir, a partir do negror da noite para a madrugada, o espetáculo de um céu azul-marinho lentamente se preparando e ganhando cores para o milagre do nascer do sol.

À medida que a paisagem aos poucos ia clareando, podíamos começar a vislumbrar formas de morros em todos os planos e perceber que o mar estava incluído em todo o seu mistério e magia. A vista é de tirar o fôlego.

Mas uma pequena árvore começava a tomar forma, atrapalhando um pouquinho a vista, com seus galhos como braços abertos e levantados em louvor. Era um mamoeiro-fêmea, inclinando-se na direção do mar, como se quisesse mostrar a ele seus frutos pujantes e belos como seios femininos. Logo a arvorezinha estava em primeiro plano.

O céu se purpureava e se alaranjava, o sol nasceu em todo o seu esplendor e o mamoeiro destacava-se entre as flores que recobriam o solo a seus pés.

E me veio essa poesia, agora já transformada em letra de música.

12 Comments:

At 3/4/10 6:05 PM, Anonymous primacaçula said...

QUE LINDO, NICE E QUE "PAPAI DO CÉU" A GUARDE SEMPRE EM TANTA SENSIBILIDADE!

CURIOSIDADE.... NUNCA OUVI FALAR EM MAMOEIRO FÊMEA.
SE REFERE ASSIM POR CAUSA DA ANALOGIA ENTRE OS FRUTOS E SEIOS?

LINDO! AMEI!

 
At 3/4/10 9:12 PM, Blogger marianicebarth said...

Acho que sim, os mamões redondos são fêmeas e os compridos (Formosa, vermelhos) são machos.
Na chácara de Itapê, tínhamos três pés de pinhões (araucárias), vindos de Campos de Jordão, sendo dois machos e uma fêmea, a única dos três que produzia baldes de pinhões, enormes e fresquinhos (hummmm, delícia!...). Os machos serviam para os passarinhos efetuarem a fecundação, senão, não haveria pinhões. Isso foi o que me explicaram, mas "não assino em baixo" e estou aberta a sugestões e explicações científicas... (rsrsrs)

 
At 3/4/10 9:13 PM, Blogger marianicebarth said...

A foto foi tirada por mim, no local, de dentro do quarto.

 
At 4/4/10 12:18 AM, Anonymous primacaçula said...

QUE MARAVILHA DE LOCAL!
ESTOU SEDENTA DE NATUREZA, DE VIAGENS, NO MOMENTO IMPOSSÍVEIS, ATÉ O CONSULTÓRIO DECOLAR!

EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS NÃO IMPORTAM. O QUE IMPORTA É A POESIA E A ANALOGIA QUE VC. FEZ.

 
At 4/4/10 8:54 PM, Anonymous timtim said...

ALELUIA! ALELUIA! (Hoje é Domingo de Páscoa) Como sou privilegiado! Mesmo sem conhecer pessoalmente, tenho uma amiga poeisa,escritora, naturista,gente. Você, Nice, deve ser muito feliz, pois sabe ver beleza em tudo, ou melhor dizendo, ver a beleza de tudo. Se retomar seu texto, deste blog, em cada linha há um extasiar diante da natureza. Muito lindo, e , além de tudo, ilustrado por uma bela foto. FELIZ PÁSCOA PARA VOCÊ, MINHA AMIGA

 
At 4/4/10 9:00 PM, Anonymous timtim said...

Eu sabia que a gente faz uma distinção assi: mamãe macho (ele é compridão, só serve para fazer doce) e mamão (simplesmente mamão) que é o que a Nice chama de mamão fêmea. Na minha vida religiosa, eu tinha um mestre de noviços, holandês, que dizia o seguinte: "Brasileiro é muito malicioso" e dava como exemplo o fato de chamar de mamão, este fruto saboroso, que tem a forma de uma grande mama.

 
At 4/4/10 9:01 PM, Anonymous timtim said...

Acrescento: eu não vejo malícia nenhuma nisto.

 
At 5/4/10 3:57 AM, Blogger caos e ordem said...

Parabéns, estão belíssimos os versos.
No nosso caso, quem costuma ver o sol nascer sou eu, minha cônjuge permanesce nos braços de Morfeu até mais tarde.
Pergunto se o seu NÓS é um plural majestático, ou se o Nelsão estava junto.
Quanto aos mamões, posso afirmar que gosto muito deles e tenho minha visão do assunto.
Conheço os machos e sei diferenciá-los bem. Nunca havia prestado atenção que os mais comuns, não sendo machos são fêmeas. Agora vejo a coincidência: como no reino animal, as fêmeas são maioria.
Feliz Páscoa para todos.

 
At 5/4/10 10:28 AM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, não tinha prestado atenção ao nome: mamões... Que interessante! Pois não é que seu mestre de noviços tinha alguma razão?

 
At 5/4/10 9:16 PM, Blogger marianicebarth said...

Zeca, "NÓS" inclui o Nelson, que adora essas coisas de ver nascer o sol.

 
At 5/4/10 9:24 PM, Blogger marianicebarth said...

O nosso Polêmico amigo, Turini, está de volta em seu Confidências ao Espelho.
Vocês também podem visitá-lo através do meu blog, no link à direita, ggturini.

 
At 12/4/10 2:11 PM, Anonymous Anônimo said...

E eu, que nunca sequer olhava pros mamoeiros. É preciso ter uma sensibilidade como a Nice para extrair das coisas tanta poesia e paixão.

Polemikos

 

Postar um comentário

<< Home