domingo, maio 04, 2008

Obrigada, Fernando C. Straube!

Que coisa ótima receber este comentário de um primo que não conheço ainda!
Apresento-o a vocês, meus leitores da Praça de Blogs.

É Fernando Costa Straube, filho do Ernani Costa Straube, o autor do livro "Guido Straube - Perfil de um professor", de onde tirei as informações primeiras sobre nossos antepassados alemães. Meu erro foi corrigido aqui, por ele.

Obrigada, Fernando. Gostaria de conhecer mais detalhes sobre o resto da família.

Anonymous said...

Corrigindo o escrito pela prima Nice: "Quando Franz Gustav chegou, ou quando se naturalizou, escreveram seu sobrenome com e final e assim ficou uma parte da família".

Isso não está certo. Franz Gustav Straube [ou apenas Gustav Straube, como ele preferia] tinha o E final em seu nome, com toda a certeza.

Prova-se isso lendo suas publicações, sobre borboletas, datadas da década de 50 do Século 19. Lá está claramente: "Gustav Straube, Dresden".

É possível que muitos Straub, Strauss, Strump e vários outros tenham a mesma origem. Mas o nome alemão autêntico, que chegou ao Brasil por meio de Franz é STRAUBE.

Um abraço, Fernando C. Straube [filho do Ernani].

2/5/08 2:34 PM

5 Comments:

At 5/5/08 9:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Adoro fuxicar vida de família, saber dos ancestrais, ascendentes históricos ou importantes. Agora estou curioso para saber a qual texto o Fernando, filho do Ernani, está se referindo. Que o Fernando seja muito benvindo ao nosso grupo, para dinamizar e enriquecer nossos autores, tanto os bissextos como o Shiost, os mais ou menos como Caos e a profícua escritora Nice. Timtim

 
At 5/5/08 6:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Benvindo, Fernando.
Sou prima da Marianice do lado Silveira Mello. O Shiost que o Timtim se refere é meu irmão; portanto, primo dela também!
O que achei bem interessante em tudo isso foi o escrito de Gustav STRAUBE sobre borboletas.
Foi de lá, prima, o seu dom para escrever???

 
At 6/5/08 1:57 PM, Blogger marianicebarth said...

O Fernando está se referindo ao texto "Os Alemães", de Outubro de 2007, onde transcrevo a viagem de navio de Franz Gustav e um ano depois de sua mulher Ernesthine com os cinco filhos (em que ela sofreu a tragédia de ver morrer e ser jogado ao mar seu bebê de apenas seis meses). E que depois , no ano seguinte, ela teve o sexto filho, o Franz Gustav que é o bisavô ou trisavô do Fernando, já nem sei mais...

 
At 7/7/08 9:36 AM, Anonymous Anônimo said...

Amigos, desculpem-me pelo sumiço. Eu terei o maior prazer de contar a vocês quais os textos que me refiro. Textos de [Franz] Gustav Straube:

1. Alphabetisch geordnetes Verzeichniss der europäischen Schmetterlinge nach Ochsenheimer und Treitschke nebst den neueren Entdeckungen Zur Benutzung der neuern systematischen Verseichnisse [Lista em ordem alfabética dos Lepidópteros europeus segundo Ochsenheimer & Treitschke contendo as mais novas descobertas para uso de uma nova classificação sistemática]. Berlim (Impressora de Louis Filitz). 10 p., 1846.

2. Systematisch geordnetes Verzeichniss der europäischen Schmetterlinge nach Ochsenheimer und Treitschke nebst den neueren Entdeckungen bis 1845 [Lista em ordem sistemática dos Lepidópteros europeus segundo Ochsenheimer & Treitshcke contendo as mais novas descobertas até 1845]. Berlim (Impressora de Louis Filitz). 11 p., 1846.

3. Bemerkungen bei der Zucht von Bombyx Dryophaga [Notas sobre a reprodução de Bombyx dryophaga]. Stettiner entomologische Zeitung volume 10, número 1, páginas 156-160, Janeiro de 1849. (Reimpressa em: Abhandlungen des Naturwissenchaftliche Gesellschaft Saxonia vol. 1, páginas 14-19, 1853).

4. Entomologische Beiträge [“Contribuição entomológica”]. Abhandlungen des Naturwissenschaftlich Gesellschaft Saxonia volume 1, 1853, páginas 9-19, 1853.


5. Verzeichniss der 1847 bei Constantinopel u. Brussa gefundenen Schmetterlinge [“Lista de lepidópteros encontrados em 1847 em Constantinopla e Bursa”]. Correspondenzblatt Schlesischen Verein Insectenk volume 8, páginas 14-17, 1854.

Todos eles são assinados por Gustav Straube.

O livro sobre o prof. Guido Straube, naturalista, dentista, professor da UFPR e também meu avô é "Guido Straube: perfil de um professor" de autoria de Ernani C.Straube. Em breve vai estar disponível online em pdf. Por enquanto, os que se interessarem podem me pedir por emila: urutau@mulleriana.org.br.

Um abraço
Fernando C.Straube

 
At 31/7/09 1:07 AM, Blogger DjalmaStraube said...

Meu nome e Djalma Straube filho de Hugo Straube, neto de Hugo Straube,Bisneto de Franz Algust Straube e Tataraneto de Franz Algust Straube.Gostaria de conhecer o grau de parentesco que tenho do Prof Guido Straube.Quem puder informar, ficarei grato.
enviar para djalmastraube@gmail.com

 

Postar um comentário

<< Home