sábado, maio 02, 2009

Aranha Marrom

Aranha Marrom - Muito cuidado!!!

CUIDADO COM AS CRIANÇAS. REPASSE ESSA INFORMAÇÃO AOS SEUS FILHOS

Tenham muito cuidado com esta aranha. Após lerem este e-mail vejam as fotos e do que ela é capaz!!! Observar roupas de cama, mesa e banho antes de usar, sacudir muito bem sapatos antes de calçar.

Remover freqüentemente quadros, painéis e objetos pendurados.

Vedar frestas, buracos na parede, assoalhos e forros.

Entre as aranhas venenosas existentes no Brasil a pequena aranha marrom é a mais comum.

As fotos que ilustram essa matéria, revelam a evolução do ferimento causado pela picada.

O veneno causa alterações na pele que pode até levar à morte.

Em virtude do desmatamento e redução dos seus predadores (lagartixas, galinhas, sapos, etc...) ela adquiriu hábitos urbanos e os acidentes aumentaram.

COMPORTAMENTO — Essas aranhas não são agressivas e só reagem quando se sentem ameaçadas, causando assim a picada quando pressionadas contra o corpo. A maior incidência do acidente é na primavera e no verão.

HABITAT — Elas habitam em casca de árvores, fendas de muro, parede, forros, pilhas de tijolos, entulhos, dentro de roupas, sapatos e roupas de camas.

Sua picada é indolor e só após 12 a 14 horas surge o inchaço e vermelhidão, dor local e queimação com ou sem coceira. Podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido).

Edemas nas mãos, face e pés longe do local da picada. Se ocorrer boca seca, urina escura, pouca quantidade de urina, sonolência e mal estar, CUIDADO!!! Estes são sinais de gravidade.

CONFIRA AS FOTOS DO PRIMEIRO AO DÉCIMO DIA APÓS A PICADA.

*** *** *** *** ***
Amigos, vocês conhecem esta aranha?
As fotos são tão impressionantes, que não tive coragem de expô-las aqui. Se meus amigos não gostaram da foto da moça da postagem "Ninguém Merece" e começaram a dizer que ficavam chocados, imagino o que diriam se eu pusesse aqui a fota da mão do homem que foi picado por uma aranha marrom... Mas estou enviando as fotos a vocês por e-mail.
Ela é tão pequena e insignificante que às vezes não ligamos para ela. A foto aqui mostrada está muito aumentada. Ela deve ter, se bem me lembro, menos de 1cm.
Recebi esse artigo que transcrevo aqui hoje, por e-mail de uma amiga bióloga, e soou um pequeno alarme em minha mente: tenho visto algumas aranhinhas marrons aqui em casa, muito parecidas com essa. Um dia desses uma delas estava andando na parede do meu quarto, muito perto das roupas. E em uma outra ocasião tirei uma de cima da cama!
Mas não sei se “as minhas” são dessa espécie perigosa. De qualquer modo, comecei a me lembrar de quando nos mudamos para cá.
Mas para falar de aranhas, tenho de contar como me tornei uma razoável conhecedora delas... e de cobras.

6 Comments:

At 4/5/09 3:44 PM, Anonymous primacaçula said...

CRUZ CREDO!
SÃO FRANCISCO QUE ME PERDOE, MAS ESTAS DUAS ESTÃO ENTRE OS ANIMAIS QUE NÃO GOSTO NEM UM POUCO!

 
At 5/5/09 11:14 AM, Blogger marianicebarth said...

Acho que pouca gente "gosta"... Entre elas estão alguns adolescentes e alguns adultos sensacionalistas.
Vi um dia destes no You Tube um homem que coleciona as serpentes mais perigosas do mundo e que foi recentemente picado por uma Naja, ficando entre a vida e a morte durante trinta minutos, até ser socorrido com o soro anti-ofídico específico. Só não morreu por muita sorte. Ele estava recolocando a Naja dentro da caixa própria e quando foi baixar a tampa, não foi rápido o suficiente. A cobra armou o bote e atacou, mas a tampa da caixa caindo sobre ela impediu que apontasse seus dentes no ângulo certo e a picada na barriga dele foi superficial. Além disso, tendo a picada sido na barriga, ele pode espremer o sangue e grande parte da peçonha, o que também contribuiu para salvá-lo.

 
At 5/5/09 9:42 PM, Anonymous timtim said...

Eu pergunto: será que S.Francisco gostava de aranhas? Valeu o alerta, Nice.

 
At 6/5/09 12:31 AM, Blogger marianicebarth said...

Acho que ele não fazia diferença. Penso que para ele todos os seres são filhos de Deus...

 
At 7/5/09 11:38 PM, Anonymous primacaçula said...

TENHO A CERTEZA DISSO!
AMO S. FRANCISCO!!!

 
At 11/1/10 1:27 PM, Blogger Unknown said...

ola , gostaria de saber se seria possivel me mandar as fotos da evoluçao do veneno desta aranha .
segue o meu email .. naty_ruivas2@hotmail.com
grata .

 

Postar um comentário

<< Home