sexta-feira, abril 17, 2009

Soneto Nº 4 - Camões


Amor é um fogo que arde sem se ver,
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente,
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Hoje encontrei entre meus emails, o de uma menina de treze anos chamada Marcela, que deixou seu comentário neste blog, no Soneto 88 (de 18 de Março de 2007), perguntando simples e diretamente qual seria o nome do Soneto. Respondi que Camões não os nomeava, mas sim, numerava-os.


Então, já que "meu escritor" não aparece, resolvi colocar aqui o Soneto de Camões mais famoso de todos, o de número 4, que é de um primoroso encanto. Considero cada verso pleno de verdade. E vocês. o que acham?

4 Comments:

At 17/4/09 12:46 AM, Blogger marianicebarth said...

É sempre uma surpresa quando encontro algum comentário de outra pessoa que não nossos amigos da Praça de Blogs. E a gente que pensa que ninguém de fora lê o que escrevemos, hein, Zeca?
Eu até me esqueço completamente que isto aqui é público, pois só escrevo para vocês...

 
At 17/4/09 11:57 PM, Anonymous primacaçula said...

MARAVILHOSO!
É TUDO QUE A GENTE SENTE QUANDO SE AMA DE VERDADE!

 
At 22/4/09 9:51 PM, Anonymous valentim said...

Você joga pra caramba, Nice! Não deixa seus leitores sem um mimo. Quando "o escritor" não aparece, nos brinda com esta preciosidade.
Bem falou a "primacaçula": as palavras de Camões se aplicam ao Amor Verdadeiro. Estou fazendo mandinga para que o "escritor" retorne.

 
At 24/4/09 12:06 AM, Anonymous primacaçula said...

EU TAMBÉM!!!
MAS ENQUANTO ISTO NÃO ACONTECE NOS BRINDE COM ALGO COMO ESTE SONETO MARAVILHOSO!

 

Postar um comentário

<< Home