sábado, setembro 29, 2012

Domitila vem para casa




Alegria, Alegria!!!
A moça mora no Ipiranga e foi lá, perto do Palácio do Imperador, que ela ouviu o miado fraquinho. Com o carro equipado com as coisas da gatinha, a caixa de transporte toda forrada com uma almofada e um cobertorzinho de flanela estampado de florzinhas minúsculas, tudo feito por mim, lá fui eu toda feliz e ansiosa. Como ela estará, será que cresceu, será que vai me estranhar, será que... será...?
Deu tempo de ir pensando no nome, que foi mais ou menos óbvio: Palácio do Ipiranga – gatinha siamesa/vira-lata... Poderia ser Leopoldina, como a nossa primeira Imperatriz, se fosse de sangue puro; também poderia ser Domitila (ou Domitília para alguns historiadores), como a amante de D. Pedro I – Maria Domitília de Castro Canto e Mello que, de plebeia que era, foi elevada pelo Imperador à aristocracia como Viscondessa e, mais tarde, Marquesa de Santos.
Prezo muito e respeito Dona Leopoldina, mas a Marquesa de Santos era uma personagem tão controversa e teve uma influência tão grande sobre o Primeiro Reinado que nem sei bem por que me encanta. Talvez por ter sido uma mulher muito à frente de seu tempo e que foi capaz de provocar em Pedro I, reconhecidamente um mulherengo inveterado, uma paixão tão tórrida quanto uma admiração sem limites. Não era uma beldade, devia ter alguma coisa maior do que beleza. Ou não? Seria apenas sexo?
De qualquer maneira acabei ficando com Domitila, sem o i. Menos doce, mais forte, mais sonoro, mais impactante.

Foi difícil encontrar a casa, que fica numa ruazinha secundária, quase invisível e minha ansiedade ia aumentando. Teria errado o endereço, teria ouvido mal? O número não existia naquela rua. Não era aquela rua? Ai meu Deus, que saga! Telefonei e a moça indicou uma espécie de beco em rampa e sem saída, onde carros não entravam. Depois de várias voltas consegui ver a tal ruazinha, que tinha o mesmo nome da outra e formava um T com esta.  
Enfim, encontrei a casa e pude ver que a Domitila estava maior do que me lembrava há apenas 22 dias. Mas era ela mesma, toda ronronante no colo da Adriana. Eu deveria levar para vacinar e castrar etc., rações etc., tudo certinho e pronto.

Foi colocada na caixa de transporte e levada até o carro, no banco do passageiro. Tchauzinho, obrigada por tudo, até qualquer dia etc..
Já eram seis da tarde e pegamos o maior transito caótico como sempre. Domitila miava e eu falava com ela, para acostumá-la à minha voz. Coloquei os dedos nas aberturas da portinha da caixa e ela esfregava neles sua cabecinha. Se eu tirava os dedos, ela recomeçava a miar.
Começamos imediatamente a estabelecer um relacionamento intenso. Fiquei surpresa com sua carência de contato físico. De todos os gatos que conheci, nenhum demonstrava tal dependência, deixavam-se acariciar, mas não necessitavam disso.
Tive de dirigir com uma só mão na maior parte do trajeto, o que não me desagradou nem um pouco.
Chegando à nossa casa, levei Domitila ao banheiro que estava preparado para ela, o azul, com almofadas, tapetes, pratinhos com ração e água. Ela cheirou e experimentou tudo, curiosa e investigadora. Logo o banheiro perdeu o interesse e ela foi procurar outros ambientes. Eu a acompanhava, mostrando tudo e quanta coisa interessante ela ia encontrando pela casa! O arranhador para afiar as unhas foi devidamente arranhado, as gavetas dos quartos farejadas e tentativas foram feitas de adentrá-las, as camas observadas com toda atenção, os sofás das salas e as cadeiras da copa bem escalados, e os vasos de plantas... ah! os vasos... com terra! -  que delícia para quem viveu algum tempo primeiro pelas ruas, depois numa gaiola compartilhada com mais oito gatos, uns mansos, outros indiferentes e outros mais agressivos, quase sem contato humano. 

E esse contato físico que ela procurava o tempo todo. E miava de um jeito que nunca ouvi antes: fazia (e faz ainda) 
1) três sons A a a? 
2) Au? (e não miau) interrogativo
3) mmmm... 
E isso só nas primeiras horas em casa. 

Brinquedo? Qualquer pedacinho de papel, qualquer lápis, canetas, uma pena do espanador, enfim, qualquer coisa que se mexa serve. E ela resolve as situações críticas sem choro nem pedidos de ajuda. Vejam este vídeo, feito dois dias depois que ela chegou. 
http://youtu.be/p1_q9c7aGQI

15 Comments:

At 29/9/12 9:37 PM, Blogger marianicebarth said...

Que pena, sou tão ignorante em relação a MovieMaker! Tentei tirar o som que estava rolando para colocar uma música que valorizasse o vídeo mas não consegui, não ainda. Mas chego lá!

 
At 29/9/12 9:40 PM, Blogger marianicebarth said...

Olha a carinha dela! Não é uma gatinha lindinha mesmo?

 
At 30/9/12 10:07 AM, Blogger caos e ordem said...

Hoje sou o primeiro a comentar.

Que legal, com direito a aula de história, aprendi que Domitila era a Marquesa de Santos.

Fico imaginando e me perguntando, até quando Domitila vai inspirar postagens?

Estou curtindo bastante.

 
At 30/9/12 11:10 AM, Blogger marianicebarth said...

Querido Zeca, que bom que você está gostando! Vou postar a pequena história da Domitila até os dias de hoje. Só estou contando a vidinha dela porque é a gatinha mais incrível e cheia de personalidade que já conheci! E quero partilhar isso com vocês.

 
At 2/10/12 1:29 PM, Blogger caos e ordem said...

O Mineiro lá apareceu, parecia que estava com a corda toda, e já sumiu. Será que está com algum problema? Vou tratar de fazer logo uma visita.

 
At 3/10/12 8:32 PM, Blogger marianicebarth said...

Amigos, imaginem que o Turini ligou dizendo que está visitando meu blog e lendo as postagens sobre a Domitila, mas que não vai comentar! Pode isso? Estou chateada... Não precisa achar bom ou mau, não precisa achar nada, veja o Zeca por exemplo, entrou para dizer que o Mineiro (Timtim) sumiu, falou algo sobre o irmão, visita etc. e pronto. fiquei sabendo que ele esteve aqui. Não é ótimo poder contar com os amigos?

 
At 3/10/12 8:52 PM, Anonymous timtim said...

Irmão mais novo não devia existir. Serve só pra pelar...Mas vá lá. Se agradou à Nice, então tatu do certo.
Além de curtir a aula de história, fiquei encantado como a nossa escritora sabe tirar proveito das circunstâncias para produzir um texto cativante. Vamos ver o que mais aparecerá sobre as duas Domitilas. Fiquei sem entender o porque do silência do Turini.
Um afago para a gatinha e um beijo para a gatosa.

 
At 3/10/12 8:59 PM, Anonymous timtim said...

Pra fazer as pazes com o Caos, vai aí um elogio à foto do pipeiro - que boas lembranças - e minha acolhida: venha mesmo ver o que está acontecendo com seu irmão mais velho.
Traga a escritora. Vão encontrar um septuagenário cheio vida, todo espiritualizado, debaixo dos campanários de tres igrejas dedicadas a N.Sra: do Carmo, das Mercês e do pilar.

 
At 4/10/12 4:00 AM, Blogger caos e ordem said...

Coisas da VIDA.
Como FAZER AS PAZES, se as PAZES nunca deixaram de existir. Um SANTO está sempre em paz com tudo e todos, e tudo e todos estão sempre em PAZ com o SANTO.
Devemos deixar o TURINI EM PAZ, talvez ele prefira os textos sobre artes anteriores, como eu prefiro os atuais sobre GATAS, SANTOS E CAMPANÁRIOS.

 
At 4/10/12 11:22 AM, Blogger marianicebarth said...

Claro! Nem pensar em obrigar alguém a coisa alguma. Mas se vocês soubessem como sinto falta do grupo todo... Acho que o Deto também não iria querer comentar sobre gatos, não gostava deles.

 
At 4/10/12 2:56 PM, Anonymous Anônimo said...

Deixe primeiro esclarecer algo. GOSTO de gatos. Não tenho um em casa porque sei que não poderia cuidar dele como merece.

Me lembro de um gato na minha infancia, um com olhos iguaizinhos ao de Domitila, mas que era branco, branquinho, chamava-se Pussy e era a paixão de minha mãe.

 
At 4/10/12 2:57 PM, Blogger Polemikos said...

A última mensagem foi minha. Não consigo acessar pelo OpenID.

Turini

 
At 4/10/12 11:34 PM, Blogger marianicebarth said...

Aí, Turini, até que enfim! Obrigada amigão, você estava fazendo falta! Não abro mão! Uma vez amigos vamos morrer amigos, ou melhor vamos viver amigos até o fim!

 
At 5/10/12 1:09 PM, Blogger Polemikos said...

Perto de casa, tem uma cabeleireira cujo nome é

"BONITA DE VIVER"

Vasmos viver amigos ...

 
At 8/10/12 9:01 AM, Anonymous primacaçula said...

Olá,prima/tia
Lá em casa não conseguia postar um comentário, mas aqui no consultório, posso.

Adoro qualquer animal, como a Nice já sabe. Nasci no meio deles....um gato e um cachorro que se amavam muito e nas féria na casa de vovó Juventina, acordava às vezes com uns tres gatos nos pés da cama.

Gostando ou não... gosto de comentar os blogs. No seu caso, porque sua narração me encanta e vc. também... Te "gosto muito" ...

 

Postar um comentário

<< Home