A Linguagem das Mãos

DESENHO MEIO CEGO (de 1988)
Alguém tem idéia do que é um Desenho Meio Cego?
E um desenho Cego?
Suponho que só a Maria Gilka sabe o que é isso.
No Desenho Meio Cego você não olha para o papel, só para o modelo, mas o papel não está tampado e você pode enxergá-lo com a visão periférica. Quando o desenho chega no limite do papel, um assistente coloca outro para que você possa continhuar desenhando, e prende este último com fita adesiva. O assistente vai prendendo mais folhas à medida que o desenho vai crescendo.
Já no Desenho Cego, a folha de papel é tampada e você desenha por baixo dela, sem ver o que está sendo traçado. Você olha só para o modelo e trancreve para o papel cada tracinho e detalhe do modelo que pode ser qualquer coisa: um vaso de flores, ou algumas frutas ou uma pessoa posando. A condição é você não olhar.
Para que serve isso? — vocês devem estar se perguntando — Se desenhar olhando já não é fácil, para que complicar desenhando por baixo de outra folha?
Acontece que esse é um excelente exercício para desenvolver a criatividade e "enganar" o lado esquerdo do cérebro, que critica o tempo todo inibindo a capacidade criativa.
Vejam o desenho acima (Meio Cego).
7 Comments:
Esse desenho fiz em 1988, na aula do Dalton De Lucc. Enquanto o desenho crescia, o professor prendia novas folhas para cima, para baixo e para os lados, onde fosse preciso. Esse é um detalhe do desenho total. Adorei fazê-lo. No desenho cego senti uma coisa estranha, uma espécie de "felicidade diferente" que me elevou às alturas.
Oi Nice, cátou, nunca tinha ouvido falar no cego, nem no meio cego.
Imagino que só é usado para treinamento ou inspiração, ou existe algum desses que se tornou obra concretizada.
abraço do zecão
Tambem fiz este exercício (sem professor) e fiquei impressionado ... confirmo tudo que a Nice falou ... aprendi a confiar nas minhas mãos - e não tanto em meus olhos e cabeça - quando esculpo.
P.S. meu desenho não ficou tão bom quanto o dela
Vivendo e aprendendo. Gostei de aprender isto, de Cego e Meio Cego.
Até num comentário tão simples, o seu estilo, Nice, é gostoso de ser lido.
Gosto que vc compartilha tudo com seus leitores. Admirei a "precisão" dos traços, tratando-se de um desenho
Meio Cego.
Se esse desenho é meio cego quem não conhece já pode imaginar quando ela o faz enxergando!
Creio que você se enganou ao explicar o processo do desenho meio-cego. Ao invés de visão periférica, creio que você quis se referir à sua visão estratosférica.
O resto do desenho será publicado brevemente.
Postar um comentário
<< Home