quinta-feira, novembro 29, 2007

Meditação Final: "O Ensaio Sobre a Cegueira"

Shiost, pelo amor de Deus! Nunca deixe de comentar nada sobre livros! Pois se eu li este livro só por causa dos comentários que você, o Caos e o Turini fizeram!
No fim das contas, não digo que "adorei" o Ensaio sobre a Cegueira, pelo menos no princípio, mas só porque me pegou de surpresa, não imaginei que fosse tão realista e não estava preparada para isso.

Mas foi o livro mais diferente de tudo o que já li e quando passar mais um tempo, será um dos prediletos. Penso que seja leitura obrigatória.

Se ao chegar pouco além da metade senti-me num turbilhão de horror, a partir do ponto em que eles saem de um inferno para entrar em outro maior, mas pelo menos em liberdade, a esperança retorna para eles e para mim, em direção ao final, quando a questão proposta vai se resolvendo de maneira bastante interessante. Acabei gostando e admirando o autor, que consegue passo a passo, sem atropelar, de uma maneira quase infantil e pura, descrever tudo, tudo, o que lhe passa pela cabeça. Tenho certeza que se esse livro fosse escrito por qualquer de nós, menos pacientes, teria a metade das páginas.

E concordo inteiramente com Saramago que, para os brasileiros, TINHA de ser editado no português original, para que pudéssemos saborear aquela linguagem única. Ninguém antes escreveu assim, exceto as crianças.

Não penso que as personagens precisassem de nome, pois a intenção de Saramago era que cada um se identificasse com um pouco de cada qualidade ou defeito delas. E que, no contexto, deveria haver a perda total de identidade. E quanto a não produzir emoções, discordo ampla e irrestritamente, pois me abalou até as bases, principalmente nas páginas 174, 175 e seguintes com o sacrifício aviltante das mulheres pela comida dos homens.

É verdade que ele escreve como um cronista frio aparentemente, pois não julga, só expõe. Mas consegue sim, despertar intensas emoções e mostra-nos de uma forma contundente uma verdade dolorosa e esquecida a respeito da humanidade acomodada no conforto, se nos dispusermos a prestar atenção e formos corajosos o bastante para nos identificarmos com uma ou outra das personagens e com a situação em que se encontraram.

Foi o que fiz, parada no umbral do possível, olhando para dentro daquele palco de horrores e meditando sobre a possibilidade de um dia ficarmos todos cegos por produtos químicos que já são lançados diariamente na atmosfera e na água do planeta. Identifiquei-me com aquelas poucas pessoas de idades e profissões diversas, amostra da sociedade em que vivemos, e que conseguiram formar uma pequena comunidade na incontável multidão de brutalizados, arrogantes, ignorantes e miseráveis coitados, reduzidos à animalidade pela falta de um único sentido, o da visão. Cogitei também numa cegueira psicológica e, como disse a “mulher do médico”, já estamos todos cegos.

Descobrimos que no mais horrível dos infernos em que foram atirados, ainda foi possível, no fim das contas, serem resgatados pelo espírito de justiça e compaixão com que os seres humanos foram dotados e que, mesmo sendo apenas pessoas carentes de tudo, somos confeccionados de maravilhosa matéria frágil e magnificamente formada e que podemos e devemos nos comportar como a Criação Divina que somos.

11 Comments:

At 29/11/07 2:08 PM, Blogger marianicebarth said...

Escrevi isto entre duas tarefas de "dona de casa à revelia" e espero que o texto não tenha ficado confuso.

 
At 29/11/07 8:47 PM, Anonymous Anônimo said...

Não ficou confuso não, Nice, e devo lhe confessar: eu não conheço o Saramago, não queria conhecê-lo (por ter sido acusado de ateu) e estava me afastando ainda mais pelo seu primeiro texto, dizendo que o Saramago estava transformando-a. Fiquei preocupado, mas agora vou procurar conhecer este "Ensaio...".
Veja quanta confiança eu tenho em vc, mesmo sem um encontro pessoal!

 
At 29/11/07 9:01 PM, Blogger Antônio said...

timtim

Não leia, por favor. Não faz seu gênero. Assista de novo "A vida é Bela". O Ensaio... não é um conto de fadas é um conto de f...s e é espetacular.

 
At 29/11/07 9:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Obrigada pela confiança, Timtim. Acho que você pode ler, se estiver preparado para uma linguagem bem crua. Eu não estava e me choquei, a princípio. E o Shiost tem razão: é um conto de f...s e é espetacular. Mas nada há no livro que nós não estejamos vendo, fazendo ou sentindo de alguma maneira mais ou menos escatológica, embora tentemos sempre dourar a pílula...
Você vai amar o "cão das lágrimas"...

 
At 2/12/07 9:43 PM, Anonymous Anônimo said...

Quando disse que preferia entrar em contato com coisas mais suaves não quis dizer que devemos ficar acomodados no conforto, alienados, como se nada existisse.É só olhar para os lados e veremos, se tivermos "olhos para ver" coisas iguais ou piores do que vc. se referiu no livro! Não precisamos ler estas coisas para trocarmos de lugar com as pessoas que sofrem! Acho, porém, intressante a leitura no sentido de verificarmos o estilo literário de determinado autor.
Quanto aos cegos achei que neste seu comentário usou de uma linguagem bastante negativa para este problema. Pergunte ao Caos sobre o seu melhor amigo, Sr. Cintra e ela lhe dirá sobre a cegueira de que era portador! Eu também o conheci pessoalmente! Ele enxergava com os olhos da alma sendo capaz de coisas incríveis!

 
At 5/12/07 11:10 PM, Blogger marianicebarth said...

Já dizia Saint Exupéry em seu "O Pequeno Príncipe": As palavras são uma fonte de mal-entendidos".
Primacaçula, eu não me referi aos cegos de maneira geral, mas às personagens do livro do Saramago. Não há como me explicar melhor, para quem não leu, pois daria outro livro...

 
At 5/12/07 11:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Viajei no sábado para a formatura da neta Gabi e acabei ficando na casa de D. Zélia (sogrinha querida), que me tratou "a pão-de-ló", como sempre. Pratos prediletos, sobremesas prediletas e mimos, conversas, visitas interessantes etc.

 
At 6/12/07 6:36 PM, Blogger irmãcaçula said...

E a ajudante chegou!??? Dela depende vc. continuar "aquela" história tão aguardada!

 
At 7/12/07 4:13 AM, Blogger caos e ordem said...

Pô, esses comentários com reticê ncias vou achar que ces tão querendo dizer "conto de fodas", ou "de fezes".
Cada vez mais estão me empurrando para reler o "ensaio".

 
At 7/12/07 2:20 PM, Anonymous Anônimo said...

Nice

Está BOM!

 
At 7/12/07 2:22 PM, Blogger marianicebarth said...

Olha o maridão comentando!!!!!!!!

 

Postar um comentário

<< Home