domingo, dezembro 23, 2007

NOSCE TE IPSUM ! 3º Capítulo

Conhece-te a ti mesmo!

Na aula seguinte Helenos me recebeu e já foi dizendo:
— Pode começar a criar alguma coisa. Virou as costas e foi para dentro.
Sozinha, lápis em punho, sentei-me em frente ao papel em branco e tudo se repetiu. Nada!... Nada... Nada mesmo... Fechei os olhos para ver se havia alguma coisa, apoiei a testa na mão, quase entrei em desespero, pois estava dando razão ao mestre: “Mulher parideira”, “Mulher parideira”... ecoava o sarcasmo lá dentro. Seria eu apenas isso para esse professor?
Agora que todo esse tempo passou e olho para essa cena em perspectiva, sei que ele me provocava os brios e os ânimos, pois vejo bem que eu não passava mesmo de uma mãe atrapalhada, com quatro filhos, dando trinta e quatro aulas por semana, corrigindo quase setecentas provas por mês, em casa, nos fins de semana e ainda desenhando para fora nas madrugadas... e ainda pretendia ser “artista”?!
Não sei mesmo como ele me admitiu como aluna...
Tive vontade de chorar e de dizer a ele que desistia. Mas a Ariana feroz que vive em mim se levantou e me descompôs.
— O quê????? Desistir??!! — sibilou a Ariana.
Morro de medo dessa minha fera interior, pois não posso escapar dela. Mas torna-se encantadora quando topo um desafio. Então preferi o Helenos. Fera por fera...
Respirei fundo e finquei pé. Levantei a cabeça e enfrentei, louca da vida:
— Helenos! O que é criar? Como se faz?
Ele foi chegando, meio rindo de lado:
— Mulher parideira... quer aprender a criar? Hein? (Riu, irônico...) Ninguém ensina ninguém a criar... Isso tem que estar dentro de você... Ou não... Como vou saber o que você quer criar desenhando?
E voltou para dentro.
Tive ganas de bater nele... Eu estava p... da vida. Mas logo percebi que não era com ele, mas comigo mesma.
— É claro — pensei! Ele está certo, certíssimo! Se eu não sei para onde quero ir, tenho que descobrir! Sozinha! Ele já me disse mais de uma vez. Por isso é que é tão difícil!
Levei um susto com a voz do Helenos atrás de meu ombro:
— Folha limpa! Toque no papel com seu lápis. Agora comece a riscar. Vamos!
Obedeci. Sabia o que ele estava querendo dizer: riscos sobre riscos produzem uma imagem. E imagem eu entendia. Ele percebeu que eu ainda era um bebê na arte e resolveu me dar uma mãozinha... Perguntou se eu estava “vendo” alguma coisa naqueles riscos. Sim, eu estava.
— Está vendo? — ele falou baixinho, como em reverência — Esses traços que você está fazendo são SEUS, única e exclusivamente SEUS... Você está criando... Nunca ninguém fez esses traços... Agora, vá para casa e faça alguns desenhos lá. Traga na próxima terça-feira.
E assim começou minha viagem ao meu interior, secreto e inexplorado, desconhecido e misterioso como acontece a todas as pessoas.
E como é difícil o auto-conhecimento... Meu Deus! Eu não andava, arrastava-me... Aqueles traços podiam ser MEUS, mas não eram bons! Eram infantis, bobos... Ainda mais a lápis! Minha mão pedia, implorava por um bico de pena e uma tinta Nanquim... Telefonei para o Helenos e perguntei se não podia deixar o lápis e tentar alguma coisa com o bico de pena. Ele disse que o resultado é que interessa.
— Tente... e vamos ver.
Foi muito melhor! Meus dedos, habituados à tinta Nanquim e à pena, exultaram. Coloquei a ponta fina da pena num ponto qualquer do papel e comecei a traçar linhas curvas em espiral. Logo apareceu um pequeno tornado. Então uma mulher foi surgindo, lutando contra o vento, suas roupas longas colando-se-se em seu corpo, delineando suas pernas, seus longos cabelos se soltam, esvoaçam e cobrem seu rosto e ela perde o chapéu para o vento... Logo surge um homem todo encapotado, tentando aconchegar o sobretudo ao corpo avantajado, mas ele também tem o chapéu arrebatado pelo vento.
Não era ainda o “Algo”, mas já era alguma coisa...

8 Comments:

At 23/12/07 9:52 PM, Blogger marianicebarth said...

Primacaçula e Timtim: vocês pediram e eu atendi...

 
At 25/12/07 8:50 AM, Blogger caos e ordem said...

É Natal, todos dormimos tarde, mas o hábito de levantar cedo está acima de muita coisa. São quase nove da manhã e todos ainda dormem na nossa casa
Cá estou solitário na frente da telinha e resolvo colocar meu comentário de Natal.
De repente me dá um estalo: mulher parideira querendo criar.
Parir certamente é colocar para fora aquilo que já está criado.
A parideira está aí, até hoje criando tanta coisa. Depois dos filhos as artes desenhadas, as poesias e as prosas.
Só você grande NICE sabe tudo o que criou na vida, talvez nem vc se lembre mais.
Assim está sendo parido o livro da sua vida, que todos estão esperando ser levado para a gráfica e editora.
Tatu do muito bom. PARABÉNS
FELIZ NATAL PARA TODOS.

 
At 25/12/07 9:39 PM, Anonymous Anônimo said...

FELIZ NATAL! É tão bom sentir o "Espírito de Natal" pairando no ar!
É bom também ver o grupo de amigos aumentado. Que sensação gostosa saber que a Nice atendeu nosso pedido de continuar escrevendo. Gostei demais de poder acompanhar a evolução criativa que produziu o quadro sem título mas que eu chamarei de "Turbilhão", já que um turbilhão de idéias invadiram a mente da artista para produzir a mulher e o homem lutando contra o vendaval. Pedi um presente para o Papai Noel: em 2008 quero me encontrar com a Nice e com a Cecília.

 
At 26/12/07 11:31 AM, Blogger Unknown said...

"A arte não admite dividir"...puxa, como o Helenos tem razão Nice! Vou lhe confessar uma coisa: enquanto meus filhos eram pequenos eu simplesmente não conseguia escrever...parecia que aquilo que sempre fiz com tanta naturalidade tinha sido arrancado de minha índole, de minha alma. Tentava poetar, contar as minhas histórias e nada. Lendo o seu conto, eu me revi. Parabéns querida por esse talento tão grande. Isso é fazer arte: quando você toca de alguma forma alguém!
Feliz Natal e Feliz Ano Novo pra todos!
Beijos
Edi.
PS: estou indo pra praia e não vou levar o leptop, só vou levar palavras cruzadas, pois preciso urgentemente me desligar um pouco e voltar com a cabeça a mil.

 
At 29/12/07 1:17 AM, Blogger marianicebarth said...

Acho que também vou ter que dar um tempo. Estaremos viajando até dia
1º de Janeiro e não terei internet lá... Quando voltar a história continuará... Um beijo a todos.

 
At 30/12/07 10:03 AM, Blogger Antônio said...

Só hoje voltei ao micro e li suas aventuras e venturas helênicas. Cada vez mais você se revela um gênio para mim, embora, como se pode deduzir de seus escritos, nada foi de graça: 90% de trabalho e estudo e 10% de inspiração, dom, ou o quê?

 
At 11/1/08 10:35 AM, Blogger Polemikos said...

Zecão não precisou ler H. Read "As origens da Forma na Arte". Nice, recomendo : é um livro pequeno e aparentemente "complicado" mas você vai comungar com ele.

 
At 11/1/08 10:38 AM, Blogger Polemikos said...

Edi, tambem faço palavras cruzadas,... por falta de coisa melhor, para matar o tempo.
E matam qualquer inspiração, são um verdadeiro "no-boner" para usar uma expressão meio chula norte-americana que essencialmente significa corta-tesão!

 

Postar um comentário

<< Home