quinta-feira, dezembro 13, 2007

O Natal com a Grande Mãe


Todos os Natais, sem faltar um único, são festejados na casa de minha sogra, D. Zélia.

Lá, renovamos todos os anos a união da família em torno da Matriarca e reencontramos o significado verdadeiro do Natal.
Os filhos e netos vão chegando, abraços e beijos vão sendo dados, sempre é uma alegria e uma festa o encontro. Risadas, conversas paralelas mais sérias ou mais leves, todos vamos pondo em dia as novidades.
Mas, quando o relógio bate as doze badaladas, D. Zélia (91 anos) se levanta com dificuldade da poltrona em que fica quase todo o tempo, pedindo aos filhos e netos que se dêem as mãos fazendo uma grande roda e começa emocionada, a falar do Aniversariante, lembrando a todos que essa data é a comemoração do momento em que Jesus nasceu. Durante alguns minutos discorre sobre o desejo que tem de que jamais nos esqueçamos disso. Em homenagem a Jesus, pede que a acompanhemos em voz alta na oração que Ele ensinou. Sua voz normalmente tranqüila e serena torna-se embargada, plena de sentimento e fé, levando-nos com ela a um plano mais alto e não são poucos os que se sentem tomados pela mesma emoção. Ao terminar, solicita que cada um diga alguma coisa. Já esperamos por esse ritual e, um por um, pedimos a palavra, agradecendo a Deus por alguma graça ou acontecimento importante no ano que está findando e uns aos outros por estarmos juntos. Afirmamos novamente que amamos a todos e que somos felizes por tê-los, mas principalmente que somos afortunados por termos entre nós D. Zélia, nossa Grande Mãe.
Depois que o último abriu sua alma, abraçamo-nos, rimos e choramos nos braços uns dos outros. Sentimo-nos todos, maiores, melhores e renovados.
É o momento mágico na vida da família, é o que torna o nosso Natal realmente maravilhoso.
Só então D. Zélia decreta que "a ceia pode começar!"

4 Comments:

At 14/12/07 10:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Que lindo! Gostaria de me convidar para esse verdadeiro Natal, mas enquanto minha Grande Mãe e meu Grande Sogro aqui permanecerem estarei em Limeira, silenciosamente dando os parabéns ao aniversariante e só depois apagando as minhas "velas"!
Quantas? Não tenho medo de dizer: 59!

 
At 14/12/07 11:51 PM, Blogger marianicebarth said...

Que linda!!!!!! Você é "broto" ainda...

 
At 16/12/07 7:31 PM, Anonymous Anônimo said...

ONDE ESTÁ o TIMTIM? Em retiro espiritual? Do jeito que as pessoas estão... é bom mesmo! Estamos com saudade!
E o Shiost, nada de artigos em seu Blog???
APAREÇAM, please.

 
At 16/12/07 11:09 PM, Anonymous Anônimo said...

Também achei lindo o relato da Nice, falando da Grande Mãe. Que cena linda, venerando o Aniversariante e vocês venerando também e respeitando a figura de Dona Zélia. Cada vez mais fico feliz por me aproximar de pessoas tão dignas, de uma família com hábitos tão dignificantes!
Esclareça uma coisa, primacaçula, vc faz aniversário junto com o Aniversariante, ou nas proximidades do dia 25? Assinado Timtimdez

 

Postar um comentário

<< Home