segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Ladrãozinho


Roubar é fácil .
Comecei com galináceo
Depois fui roubar na rua,
Assaltar quem não recua,
Puxar bolsa de velhota ,
Dividindo co’a patota
Prá comprar umas pedrinhas...
Depois o ponto
Do semáforo na esquina ,
Dá prá juntar uma nota
Prá comprar a cocaína ...
À tardezinha ,
Do meio pro fim do dia
Vou fazendo uma boquinha
Que é prá força não faltar.
Passa a madame
No carango importado,
“Mora bem,” lá doutro lado
Desta nossa capital,
Dona bacana ,
De apartamento duplex,
De solitário e rolex,
Tudo muito desigual...
Depois o berro
Bem na frente da polícia
Que olha prá outro lado,
Eu não vou ficar parado
Dou metade pra “milícia”
Que me acoberta,
Quando prende solta logo,
Se não solta eu advogo
Prometendo “engraxar”...
Eu mostro a grana,
Sempre cumpro a promessa,
Me liberam bem depressa,
Vou de novo assaltar...
É o meu “trabalho”,
Tenho que manter família,
Tenho mulher tenho filha,
Tenho casa pra cuidar...
Quando perguntam
Por que não mudo de vida
Digo: não tenho saída
Pois quem vai me empregar?
De vez em quando
Topo um policial novato
Que me leva de imediato
Pro fundo do camburão.
Eu olho em volta
Procurando um conhecido,
Um sacana corrompido,
Que me livre da prisão...
Sempre aparece
Um polícia bem maneiro
Que diz: largue o biscateiro,
É companheiro de pensão!
Que me conhece,
Que sou meio alucinado,
Que sou cara perturbado,
Bagunceiro, não ladrão...
Então me soltam
Recomendando juízo,
Tô de volta ao “paraíso”
De roubar para comer...
Tudo mentira...
Gosto mesmo dessa vida,
Sou de fato alma perdida
Que não quer se converter...


Esta é do ano passado, saiu também de uma vez...

11 Comments:

At 18/2/08 10:27 PM, Blogger timtimdez said...

Credo, Nice, que dureza! Que dura realidade! Acho que vocês, moradores das capitais, sentem mais esse drama dos assaltos, dos pivetes, da desigualdade social. Não que eles não existem aqui, mas fica um pouco mais distante da gente.
Creio que uma das qualidades da artista (escitora-poeta) é a sensibilidade para captar as duras realidades do quotidiano. Deu muito bem dado o recado. Timtim

 
At 19/2/08 8:43 AM, Blogger Polemikos said...

Deixei comentários em Vamos Supor (sobre os tais "santos") e Um Cofre (onde, no fundo, os tais "santos" residem!)

 
At 19/2/08 10:20 AM, Blogger marianicebarth said...

É, Timtim, é duro viver em Sampa... Todas as manhãs a gente encomenda a alma, pede pela dos seres amados e todas as noites agradece por mais um dia. É assim, dia a dia...
Vi seus comentários, Turini e acho que você e eu lemos livros muito parecidos. Como sempre, admiro sua inteligência e, principalmente, sua sensibilidade. Dê uma chegada lá para ler minhas respostas, ok?

 
At 19/2/08 9:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Acho muito real para ser de sua autoria, não querendo tirar a sua extrema sensibilidade artística. Sinto que é de alguém que não mais está, mas pensa que ainda se encontra, entendeu?

 
At 19/2/08 9:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Embora viva em Sampa não me sinto assim ameaçada. Agradeço a Deus todos os dias mas não entrego a minha alma e a dos meus a ele!

 
At 20/2/08 4:37 PM, Blogger marianicebarth said...

Identidade secreta, talvez você tenha razão, talvez seja isso mesmo. Também é verdade que vivendo em São Paulo, lendo jornais e ouvindo notícias policiais, assistindo filmes sobre criminosos, a gente acaba conhecendo a linguagem. Por outro lado, perceba que a linguagem usada nessa despretenciosa poesia mostra uma gíria meio ultrapassada... O que pode ainda corroborar para que seu julgamento seja acertado. Polemikos discorda...

 
At 20/2/08 5:13 PM, Blogger marianicebarth said...

Mas vou dizer outra coisa. Se é de minha autoria, não sei, será que recebi outro "santo"? O que sei é que essa poesia saiu numa madrugada e como sempre faço, passei pro papel rapidinho, antes que escapasse...

Mas... porque você não assina seu nome? Não tenho problema em relação a críticas... Pode criticar e assinar, acho que é mais corajoso...

 
At 23/2/08 11:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Não é questão de ser corajoso ou não!!! Não estou com vontade de assinar e o que escrevi não é uma crítica a vc, mas um fato real que pode ocorrer com todos nós!
Porque não "ouvirmos" esses santos que querem escrever através de alguém?

 
At 25/2/08 3:57 PM, Blogger Antônio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 25/2/08 4:08 PM, Blogger marianicebarth said...

Quem será essa pessoa? Nem sei se é homem ou mulher. Será homem? Disse que "não é caso de ser CORAJOSO ou não"...

 
At 25/2/08 9:14 PM, Blogger Lucy Shiost said...

Nooossa Nice!
Seu blog está cada vez mais interessante.
Agora, além do sobrenatural, temos um crítico secreto, que por sinal,
sabe expor seus pensamentos.
Será que você é uma psicógrafa ? Será que é assim chamada a pessoa que recebe psicografias ?
Tenho a impressão que se fosse psicografia, viria assinada pelo autor, ou não ?
Se for, parabéns. Quem te envia essas obras todas, te escolheu a dedo, tinha que ser alguém do seu quilate. Nada é por acaso. Beijinhos.

 

Postar um comentário

<< Home