sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Outra porta - O Ponto Mal Humorado

Há pouco mais de quatro anos, em pleno surto de pintura, tive de sair correndo para comprar mais telas e tintas.
Do nada, começou a se formar uma idéia em minha mente, em forma de poesia: era uma forma de ensinar às crianças as primeiras noções de desenho geométrico. E saiu pronta. Era o Escritor passando por cima do Pintor... Eu estava em pleno trânsito e não tinha nenhum papel para anotar. Que arrependimento de não ter levado meus cadernos, sempre a postos...
Mas a idéia se repetia, se repetia, até que resolvi parar o carro numa rua transversal, mesmo correndo o risco de ser assaltada. Se eu não escrevesse na hora, tudo se dissolveria no mundo das idéias perdidas, já havia acontecido algumas vezes. Esse mundo abrira novamente uma porta que eu não podia desprezar. Eu e minhas portas...
As telas que comprara eram cobertas uma a uma por um plástico fino e transparente. Resolvi o problema escrevendo sobre esse plástico. A poesia era esta:
O Ponto Mal Humorado
Um Ponto mal humorado egocêntrico e ranzinza
Tornava seu geométrico universo cor-de-cinza.
Julgava desse universo que era o centro, ali sozinho,
Não olhava para os lados, não via nenhum vizinho.
Mas cada Ponto apertado no Geométrico Universo
Sabia que lado a lado havia um Ponto diverso,
Que faziam todos parte de uma Força bem maior,
Ou de uma obra de arte, ou de uma Idéia melhor.
Assim como uma andorinha sozinha não faz verão,
Um Pontinho só no espaço não faz diferença não...

4 Comments:

At 15/2/08 10:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Que lindo!
Eu confesso que às vezes me levanto à noite para escrever as idéias que surgem para a elaboração do Evangelho que faço, e das aulas que deu nos lugares onde trabalho.
São os nossos "SANTOS" nos enviando os seus recados!
Por favor! Não quero "camisa de força"!
Talvez precisasse dela se não acreditasse em tudo isso!

 
At 17/2/08 11:19 AM, Blogger marianicebarth said...

O que estará acontecendo com todo mundo? O Shiost agora é tenista, o Timtim deve estar cuidando da Antonina, o Zeca comenta só no Refulgir e promete visitar os outros, recomendando que não devemos ter ciúmes, o Turini... deve ter ido para o seu mosteiro particular. A Edi não dá o ar de sua graça, a Maria Gilka entra e sai só com teste, mas fala ao telefone.
Então... somos só você e eu...

 
At 17/2/08 9:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Nada disso. Olha eu aqui. Acontece que a nossa querida escritora e poeta disparou a metralhadora justo neste fim de semana. Agora vou ficar mais atento. Impressionou-me a "compulsão", a necessidade quase que fisiológica de escrever. E saiu esta página moderna, filosófica e provocativa. Dispare mais. Timtim

 
At 18/2/08 6:10 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei do provocativa, Timtim; se provocou é porque nos faz pensar!

 

Postar um comentário

<< Home