sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Vamos supor...

Apenas supor...

Que tenho mesmo um "santo" que baixa de vez em quando me trazendo idéias.
É um caso sério, minha gente, pois na verdade, tenho dois "santos": o que pinta e o que escreve. Talvez seja por causa daquela confissão que fiz a vocês no ano passado, da minha velha idiossincrasia, de que tudo que tenho, tenho dois.
Só poderia ter também dois "santos"...
Brinco com isso, mas a Primacaçula me entende.
Já disse a quem quiser ouvir que não os domino. Quando preciso pintar, baixa o Escritor. Quando quero escrever, às vezes baixa o Pintor... Acho que vocês já perceberam que gosto mais de escrever do que de pintar...
Mas eventualmente, como no presente momento, estou precisando mesmo pintar, precisando muito terminar um quadro de encomenda para entregar. Mas cadê o Pintor? E sem ele... (porque digo ele e não ela? Não me perguntem. Não sei. Só sei que é assim...).
Mas como ia dizendo, sem ele, neca de pinturas. Já tentei de tudo, mas não sai. Isto é, até sai, mas não gosto. Então digo que "esse quadro pintei sozinha, sem ele". Ele quem? perguntam. O Pintor, respondo. Como assim, Pintor? É o meu Pintor quem pinta bem, Eu Sozinha não pinto nada que preste... Não encontro a cor, desmancho e recomeço n vezes e não fico satisfeita. Até que... de repente... simplesmente "sei" e aí fica bom... De repente sei a cor, sei onde colocar o traço ou a mancha ou o detalhe que faltava, ou de repente "vejo" onde está o defeito, a sem-gracice, e o "aquilo" que faltava cai como uma luva sobre o trabalho.
Pior é escrever sem o Escritor. Até escrevo, mas também fica bem mais difícil, erro, corrijo, começo de novo, leio, não gosto, rabisco, deleto tudo, começo outra vez etc....
Mas quando o escritor dá o ar de sua graça, tudo muda, sai de primeira e até já me aconteceu de ler algum tempo depois e, se não estivesse com minha própria letra, não acreditaria que fui eu que escrevi. É aí que penso que há realmente um "santo" que baixa às vezes.
O Timtim e o Caos devem estar escandalizados pensando ela é maluca, só pode ser... O Turini também, deve estar pensando consigo a mesma coisa, apesar de já ter me ouvido brincar sobre isso... O Shiost, como tem o Mesmeu, não vai estranhar, a Primacaçula vai entender e até explicar melhor para todos nós, a Edi é atriz e escritora, a Maria Gilka é artista e sabe que os artistas voam sem vassoura, minhas filhas me conhecem e todos do meu círculo de amigos já me ouviram falar dos meus "santos", então... Qual o problema?
O problema é que agora eu preciso pintar o tal quadro e o Pintor não quer nem saber...
Então eu poderia estar escrevendo, mas o Escritor acho que tirou férias...
E agora, nem um, nem outro! Pensei que era falta da Cida e dei um jeito para ela voltar três vezes por semana e isso antes da Chris e o Jay chegarem. O trato era ela ficar só até a Chris ir embora. Meu golpezinho funcionou e ela continua por mais algum tempo. Então meu tempo não está tão precário assim. Daria para terminar o tal quadro, daria para estar escrevendo pelo menos no blog, mas nada disso está acontecendo.
Venho aqui e começo a escrever sobre arrumar uma cozinha, a assassinar o camarão. E ainda no dia seguinte comento eu mesma que não acredito que escrevi isso. A Maria Gilka me ligou e disse que nem ela acredita...
Pois bem, decidi acabar com isso. E decidi denunciar aqui a deserção dos dois "santos", tornar público o abandono deles. Onde já se viu?
E agora fico esperando para ver o que dá...

3 Comments:

At 15/2/08 10:31 PM, Anonymous Anônimo said...

E COMO ENTENDO DISSO!!!
Faço parte dess "CLUBE DA LOUCURA"!
Não vou explicar nada, pois estas coisassão bastante complexas para entender e principalmente, aceitar!

Só posso dizer que OS SEUS "SANTOS", como queira chamar, só obedecem a eles mesmos, nem sempre resolvendo a EVOCAÇÃO que vc. faz! Possuem como nós, apenas em outra dimensão, vontade própria!
Quem sabe estão esperando que vc. procure entender melhor estas coisas!

 
At 18/2/08 12:56 PM, Blogger Polemikos said...

Acredito nos tais "santos" .... mas discordo, um pouco, da Amiga_Caçula. Eles são uma parte do EU. Não do ego consciente, mas de algo que o Jung chamou de Sombra, assim chamada, não por ser demoníaca, mas por estar escondida no âmago do Inconsciente. É algo ligado ao mais profundo de nosso Si_Mesmo (Selbst), que alguns chamam de Eu_Superior, Chispa_Divina, Alma_Espiritual, há vários outros nomes mas o nome não muda a coisa! É aquela parte de nós ligada ao Inconsciente_Coletivo, e que é mais próxima da Essência_Divina (às vezes chamada de Corpo_Místico_de_Cristo).

Sua característica mais óbvia é a profunda inconsciência, em estado de vigília. E a aparente falta de controle que temos sobre ela.

Porque, na realidade, é Ele que tem o controle, não o ego consciente que funciona como um auxiliar para o Si_Mesmo poder funcionar no mundo.

Os gregos o chamavam de Daemon, para nós semi-deus ou demiurgo.

O que temos a fazer, Nice, é acreditar nele e limpar os canais para ele se manifestar, não adianta muito evocar ou exortar, mas se tornar aberto e disposto a acolher.

Não adianta usar a cabeça para fazer arte, a inteligência é o maior impecilho.

Como dizia "O Despertar dos Mágicos", feliz o homem que trabalha com as próprias mãos!!

Ou seja, deixa a sua natureza se manifestar.

 
At 19/2/08 10:35 AM, Blogger marianicebarth said...

Dizem certos místicos que a alma é uma gota da alma de Deus, ou um finíssimo raio do Grande Sol Central (Deus) e que, portanto, estamos sempre ligados a Ele, sendo nossa responsabilidade não cortar ou mesmo interromper essa ligação com atos, palavras ou atpe pensamentos. As doutrinas místicas são muito exigentes. Se a gente conseguisse manter no dia-a-dia essa auto-exigência, seríamos fortes candidatos a santos. Mas quando nascemos neste mundo de matéria, passamos a dar valor excessivo às coisas palpáveis e confundimos nosso Eu com nosso corpo, a um ponto que chegamos a pensar até que somos apenas matéria... quando deveríamos acreditar que nos foi dado um corpo para transporte nesta vida e que devemos cuidar dele como cuidamos de nosso carro... Mas não "somos" apenas esse carro...

 

Postar um comentário

<< Home