segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Sobrinha em Malta

Malta

Olá Tia, tudo bem? Estou gostando aqui de Malta, tudo muito diferente.
Esta ilha tem mais de 7 mil anos de história, foi encontrada pelos Fenícios. Muitos povos já realizaram varias guerras para conquistar esse ponto estratégico no mediterrâneo. Ate mesmo Napoleão esteve aqui.

Aqui se fala Maltês, língua derivada do árabe (cerca de 40% é árabe). Mas a o alfabeto é o latino. O inglês é segunda língua e britânico. Desde o jardim de infância se aprende as duas linguas. Porém os malteses falam italiano também, pois a Sicilia é muito perto e as antenas parabólicas conseguem pegar o sinal por ser bastante forte. Todo mundo se despede aqui dizendo: ciao! aqui pega a RAi uno, due e tre.Todas as coisas praticamente são importadas aqui. Margarina, queijo, frutas e vegetais e etc.A comida típica aqui é carne de coelho. Aff!O mar aqui é deslumbrante, diferentes cores.Aqui é inverno e está fazendo frio. O clima aqui agora está bem parecido com Curitiba e muda de repente, num momento faz sol e de repente muda para chuva de granizo e esfria, depois volta o sol. Anoitece por volta das 5 da tarde.Mas no verão, dizem que aqui é outra Malta. Agosto é o mês mais quente, por volta de 40º. E anoitece por volta das 9:30.Passei o natal e o réveillon aqui, período em que as pessoas vestem preto e são bem formais e não estouram fogos de artifício. (réveillon). Festas são reservadas em hotéis. Everything is inside.O Natal é bem importante, mesmo no começo de janeiro ainda se ouvia musicas natalinas.Me disseram que no verão se estouram fogos quase que todos os dias, comemoram-se santos e etc. Agora estão cansados, rs...Tinha uma ideia bem diferente quando cheguei aqui. Achei que todos eram católicos e nem se usava jeans. Mas não é nada disso, os jovens são iguais em todos os lugares agora, depois da internet.Malta possui muitos templos históricos.
Mas a agua aqui é um grande problema, pois é retirada do mar e precisa ser dessalinizada e isso encarece bastante.A ilha possui por volta de 70km de extensão e por volta de 400 mil habitantes. Ao norte e nordeste da ilha (onde estou) fala-se mais inglês, ao sul se fala mais maltês.Aqui não tem ligação a cobrar e só tem duas operadoras de celular: Go e vodafone, onde se pode escolher o numero que quiser. Eu escolhi a minha data de nascimento... rsssAqui é engraçado por ser tudo pequeno, fazenda aqui está mais pra pomar do que outra coisa.Nas minhas aulas tenho descoberto muitas coisas sobre outros países tb, pois minhas aulas de inglês são basicamente discussions. Talk, talk and talk. Ah! estou aprendendo italiano também, estou estudando por conta, pra poder me comunicar conhecer italianos legais e melhorar o currículo.Ho capito ma parlo poco. Muitas palavras do italiano são iguais, a gramática que é o problema.
Mas estou gostando de tudo aqui. Penso que agora esclareci um pouco mais sobre Malta para você.
Claro que tem muito mais coisas! Blue Grotto, Popeye Village, onde foi filmado o filme do Popeye e muito, muito mais.


Beijos

Ana Cristina.

9 Comments:

At 9/2/09 2:22 PM, Blogger marianicebarth said...

Vocês se lembram da Ana Cristina, filha da Diva, minha irmã do meio?
Está em Malta. Pedi a ela informações sobre a lendária Malta, onde se estabeleceram os Cavaleiros Templários e ela me passou informações interessantes.

 
At 9/2/09 6:14 PM, Blogger Giuseppe said...

Em Outubro, passamos 3 semanas em Lyon com a nossa filha e pegamos um cruzeiro de volta para o Brasil, saindo de Veneza e que fêz escala, adivinhem onde ...
em Malta, uai!!!

Foi uma enorme surpresa e muito agradável!! Tudo o que sua sobrinha falou é verdade. Na época, começo de Novembro, não fazia frio, tinha muito turista e as compras são baratas.

A cidade tem muitas marcas dos muitos que passaram por lá, turcos, árabes, espanhois, italianos, franceses, ingleses, etc ...

A cidade é cheia de castelos fortificados, muralhas de defesa ... parece uma enorme fortaleza, é a primeira impressão para quem chega de navio. Tem basilicas lindas. Vimos duas.

Alem dos Templários, o pintor Caravaggio lá tambem se estabeleceu no final de sua vida e deixou muitos quadros notáveis.

Como passamos apenas pouco mais de 7 horas lá, não deu para ver as praias (que dizem ser lindas) e os resorts modernos ... e nem os templos PRÉ-históricos, de monolitos, o qual eu senti muito.

Malta tem algo muito particular para mim, pois uma garnde parte de minha família, primos do lado da irmã do meuu pai, é toda maltesa. Alguns estão no Brasil e outros na Inglaterra. Lembro bem do maltês, mistura de árabe com italiano, mistura muito engraçada que, na minha infância, dava até para entender alguma coisa.

Turini

 
At 9/2/09 6:32 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, como é bom pertencer a este grupo. Cultura me fascina. Li com sofreguidão as informações da sobrinhaParece que facilidade para escrever aí é um dom de família.
Gostei também de encontrar o "Giuseppe said". mais simpático que o "Polemikos". Bebericar da culltura do Turini me faz bem.

 
At 9/2/09 6:34 PM, Anonymous Anônimo said...

Não ia comentar como anônimo, mas cliquei errado. Apresento-me, portanto.

 
At 9/2/09 8:49 PM, Blogger marianicebarth said...

Eu quase que SABIA que o Turini conhecia Malta. E olhe que maravilha! Tem até parentes lá!
Timtim, se você se interessar, entre no Google em MALTA e abra a Wikipédia. Tem uma parte que fala da língua e lá você escuta uma moça falando em maltês. É muito interessante!

 
At 9/2/09 11:43 PM, Anonymous Anônimo said...

RE: Ostenbarth : Sobrinha em Malta‏
De: Ana Cristina (anacristina155@hotmail.com)
Enviada: segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009 21:49:14
Para: nice barth (nicebarth@hotmail.com)

Ah! Tudo bem! adorei estar em seu blog!
Ma adesso sono arrivato a casa mia. I am at home now!
Cheguei ontem domingo dia 08/02. Adorei Malta apesar de ser inverno e não poder ter tido a oportunidade de ter entrado no mar. Ia para praia de cachecol Imagina só! rs
Agora quero ir pra Sicilia ou pra Italia. Conheci uns italianos por lá e adorei de verdade, além de serem lindos, respeitosos com as mulheres, eles são muito alegres e adoram dançar e fazer estardalhaço!!!!
Me diverti muito, dei muitas gargalhadas por lá, em Malta. kkkk

Ana Cristina

 
At 9/2/09 11:46 PM, Blogger marianicebarth said...

Pois é, a Aninha já voltou para casa em Curitiba.
Mas está dizendo que irá para a Itália e para a Sicilia (adorou os italianos) e, quando o fizer, publicarei suas aventuras por lá.

 
At 12/2/09 7:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Não é o que minha amiga Concetta, uma italiana nata pensa dos homens italianos. Machistas, mal educados, "ossos duros de roer". Diz não conhecer nenhum diferente.
Quem sabe tratem as estrangeiras de modo diferente?

Eu, particularmente, penso que existem pessoas legais ou não em todas as raças e nacionalidades.

 
At 14/2/09 1:58 PM, Blogger marianicebarth said...

Talvez ela não tivesse conhecido os homens certos, ou talvez os homens de Malta sejam mais refinados, ou talvez a Aninha tenha escontrado o que será o homem de sua vida, ou nao... ou talvez... quem sabe?

 

Postar um comentário

<< Home