quinta-feira, maio 06, 2010

PUNGENTE

Pungente (pun-gen-te)

adj.

Que causa impressão muito viva e muito dolorosa: dor pungente.

Informações adicionais de "pungente":

Sinônimos de "pungente"

aflitivo · angustiante · cruciante · doloroso · excruciante · lancinante · penoso · torturante

Provérbio com a palavra "pungente"

"A vergonha é mil vezes mais pungente que o remorso"


O Timtim tem toda razão!

Acho que preciso substituir a palavra pungente no poemazinho...

Uma oração só é pungente quando o solicitante está em última instância, ou pelo menos está pensando assim...

Peço ajuda: que palavra ponho no lugar? Tem que ter três sílabas.

não pode ser fervorosa, primeiro porque tem quatro sílabas e depois porque não rima...


10 Comments:

At 6/5/10 2:19 PM, Blogger marianicebarth said...

Vamos ver o que vocês me trazem. Timtim, viu em que pungente situação me encontro?

 
At 6/5/10 5:37 PM, Anonymous primacaçula said...

FREMENTE.... no sentido de vibrante e comovido (a), não de agitado.

Apesar de não ser uma palavra bonita, quem sabe!?

 
At 6/5/10 10:00 PM, Anonymous timtim said...

Deixa como está, Nice, a rima e a métrica é perfeita e... tomara que nenhum outro "exigente" (chato) tome conhecimento do poema. Vamos esperar as manifestações do Shiost, do Polemikos e do Zeca.

 
At 7/5/10 10:12 AM, Blogger marianicebarth said...

Você não é chato, Timtim! Absolutamente! Pelo contrário. Gostei de você ter feito uma crítica e eu agradeço!
E realmente, uma pessoa que se propõe escrever, precisa estar atenta ao verdadeiro significado das palavras.
Só o que posso fazer para deixar assim como está é invocar a "licença poética"... Acho que até poderia.

 
At 7/5/10 4:02 PM, Blogger Antônio said...

Serve "singela"? O que eu não entendi mesmo foi essa história da rima: pungente está rimando com o quê?

 
At 7/5/10 9:19 PM, Anonymous timtim said...

Gente, eu não estou falando que o nosso grupo é f...! O Shiost trouxe a palavra certinha: SINGELA oração.
Veja que armadilha vc nos arrumou, Nice. Pungente estava rimando com o que? E eu ainda, do alto da minha ignorância proclamei: "a rima e a métrica É perfeita". Esse É,aí, no lugar de SÃO, doeu. Mas eu continuo achando que nosso grupo é o máximo.

 
At 7/5/10 9:21 PM, Anonymous timtim said...

VIVA A VOLTA DO SHIOST AO NOSSO CONVÍVIO - Até parece que ele tinha estado fora. Nunca o esquecemos um momento.

 
At 8/5/10 12:54 AM, Blogger marianicebarth said...

Eu falei rima? Eu falei rima prá pungente??? O pior é que falei mesmo! (suspiro)

Eu tenho que concordar!

Estou ficando biruta!
Timtim empunha a batuta
E o pau da barraca chuta
De sem-sentido me imputa
E antes que se discuta,
Já entra o Shiost na luta!

E tenho que concordar!

Veja só que competente
É esta turma exigente!
Atenta, eficiente,
Em minha falha imprudente
Pois não houve realmente,
Uma rima pra "pungente"!

Eu tenho que concordar!

Nem pungente é o termo certo!
É preciso ser experto
Para escrever sem errar
E o erro custa bem caro
Pois indica um despreparo,
A me desmoralizar!

 
At 8/5/10 1:09 AM, Blogger marianicebarth said...

Eu quis uma palavra forte, por isso escolhi pungente. Mas 'pungente" é forte demais, e o sentido inclina-se para penoso, torturante - e não é caso para tanto...
Primacaçula sugere "fremente", mas fremente não é bem o que eu queria dizer, pois tem um sentido um pouco diferente:

"fremente"
adj. 2 gén.
adj. 2 gén.
1. Que freme.
2. Fig. Que vibra de comoção, de entusiasmo, de cólera.

O Shiost sugeriu "singela" e o Timtim concorda; e acho que chega bem mais perto, quase lá mesmo, mas ainda não é bem isso , pois eu queria algo um pouco mais forte.


singelo (é)
(latim tardio singellus, diminutivo de singulus, -a, -um, único, só, singular)
adj.
adj.
1. Inocente; puro.
2. Simples.
3. Não reforçado.
4. Sincero; lhano; desataviado.
5. Não dobrado.
6. Delgado.
7. Natural.
8. Único; só.

Paramos em "singela", ou continuamos procurando um pouco mais?

 
At 8/5/10 1:46 AM, Blogger marianicebarth said...

Pessoal, vamos todos ao REFULGIR! Tem nova postagem do Shiost, com notícias da iminente cirurgia de transplante da medula.
É a hora de estarmos 100% com ele!
Um grande beijo, primo do meu coração!
Vamos à luta!

 

Postar um comentário

<< Home