sábado, julho 16, 2011

Paris!




 28 Avenue Corentin Cariou, 75019  Paris, França 


Chegamos a esta belezinha de hotel (3 estrelas), num táxi por nossa conta, pois não estamos ainda ligados ao grupo da excursão. Subimos para o quarto, entramos num banho para revigorar as forças, pusemos uma roupa mais elegante e saímos para comer alguma coisa ali em frente. Mas antes passamos pela recepção para perguntar sobre um restaurante, isto é, o Nelson pretendia fazer isso em francês. 
Acho que foi a beleza da recepcionista, jovem e loura de olhos azuis, que o perturbou e o fez esquecer o que vinha estudando há meses, pois de repente deu um branco e ele hesitou e titubeou, e muito chateado resolveu dizer que não falava francês, mas o que saiu de sua boca e o deixou perplexo e horrorizado, em vez de "Je ne parle pas français" (eu não falo francês), foi: "Je ne parle pas François"... (Eu não falo Francisco...). 
A moça arregalou os lindos olhos e depois de alguns segundos, não pode mais se conter e caiu na risada. E ainda por cima replicou: "Moi aussi"! (Eu também não!) E não parou mais de rir... 
O Nelson ficou muito vermelho e envergonhado com esse lapso, essa traição da própria língua.
Mas acabou conseguindo a informação em inglês mesmo. A moça disse que por ali na frente havia alguma escolha. 
Andamos pela rua do hotel, na outra calçada, a Avenida nesta hora sem movimento, meus pés inchados não diminuíram em nada a magia de estar em Paris. Eu nem consigo acreditar!
Depois de dar uma olhada em todos, resolvemos entrar num restaurante bonitinho, mas de péssima comida. Na volta para o hotel passamos por duas casas de verduras e frutas, muito diferentes das quitandas brasileiras. As frutas são bonitas, os tomates lindos e as alcachofras são pequenas e totalmente diferentes das nossas. 
Já no hotel, o Nelson tomou um Cointreau e eu uma taça de vinho branco Sancerre. 
Em seguida, dormimos até às 8 da manhã, quando tocou o telefone-despertador. Camas deliciosas, lençóis brancos e macios, cheirinho de limpeza. 

Sexta-feira, 13/09/1991
Paris
Café da manhã no hotel. Dia livre para atividades pessoais. Sugerimos visita opcional ao Palácio de Versalhes.


Amanheceu friozinho. 
Agora, depois do café da manhã, conversamos com um casal brasileiro, Neuza e Antenor, que nos entusiasmaram a visitar a Galeria Lafayette. Eu não tinha a menor vontade de ir, coisa de turista brasileiro... e pensei que o Nelson também não, mas ele disse que seria até uma boa ideia, pois está precisando de um tênis confortável. Tomamos o metrô ali perto e chegamos . 
Meu Deus, eu não tinha a menor ideia da beleza daquilo! A palavra é espetacular! 

                        
O domo é de perder o fôlego. O prédio todo é de uma riqueza de detalhes, delicadeza e bom gosto que só se vê na Art Nouveau. Toda arredondada, toda feminina. Não há como não gostar, não há como não admirar e ficar imaginando como foi construída. 
Entramos em pleno lançamento de um perfume de Givenchy, o "Amarige", que o Nelson adorou e queria me presentear, mas eu não gostei... Não gostei do Amarige, ora! Para mim, não. E não permiti que ele comprasse, tadinho, ficou inconformado... 
Andamos por tudo, vimos tudo (e tudo muito caro, pois todas as grifes famosas estão ali). Não tive coragem de comprar nada, nem um lenço de seda... E o perfume vai ficar para o final da viagem. Também não encontramos tênis para o Nelson, nem para os filhos.

Saimos de lá quase às 15h... Para quem não queria ir... Cansados e famintos, fomos comer numa brasserie, ele um sanduíche e eu uma omelete de queijo e presunto, que estava muito boa. Afinal, omelete é prato francês... Gastamos 91 francos, 100 com a gorjeta US$ 17,00 ou ± Cr 8.700,00 (Cruzeiros). Dá para comer razoavelmente aqui, sem gastar muito. 

Em seguida fomos a pé até o Louvre, passando pela Ópera que é outra beleza de arquitetura. No caminho, pela Avenue de l'Opera, passamos por lojas charmosas com roupas lindas ... e haja pés! 

Opera de Paris ao fundo 

Chegamos cansadíssimos ao Louvre, debaixo do maior sol e tarde demais para ver muita coisa. Ai, que saudade do meu tênis velhinho e gostoso... Tive absoluta necessidade de descansar ao pé da estátua do Luís XIV, tanta que até cochilei um pouquinho.

Amei o Louvre, desde que o vi pela primeira vez. Sua estrutura é magnífica, mas não consigo enquadrá-la em este ou aquele estilo, pois o Palácio foi reconstruído muitas vezes, por muitos arquitetos. 

O prédio do Louvre está sendo restaurado externamente e está todo coberto com tecidos e andaimes de ferro, que pena, mas o que dá para ver, inclusive as poucas partes já restauradas e limpas, é pura maravilha! As famosas pirâmides causam um certo impacto, parece que não combinam com o resto, mas cobrem tanto o espaço e a parte nova abaixo delas, como também as escadas rolantes que descem para o Museu. 

(cont.) 

23 Comments:

At 16/7/11 2:17 AM, Blogger marianicebarth said...

Está muito comprido? E pensem que ainda cortei algumas coisas...

 
At 18/7/11 12:22 PM, Blogger Polemikos said...

Não. Me lembrou das minhas viagens (3) que já fiz a Paris. Só que eu não esqueço o tênis!!!!

 
At 18/7/11 3:51 PM, Blogger marianicebarth said...

Pois é! O tênis... é imprescindível!
E o pior é parece que não existiam na Europa daquele tempo, tênis bons para andar. Porque (acho), moda de andar de tênis era mais no Brasil, clone dos Estados Unidos.

Estou quase me arrependendo de transcrever estas memórias da 'Primeira Viagem", deste antigo diário. Como eu era tão deslumbrada! Sobram superlativos, Jesus Cristo! É claro que estou cortando muitos deles (Deus meu! achava tudo maravilhoooooso).
Também resolvi intercalar outras histórias e filosofias para não despertar o blasé em você, Turini, que já viajou de sobra e talvez não tenha paciência para ler. Que acha?

 
At 18/7/11 6:13 PM, Blogger Polemikos said...

Mas continuo achando maravilhoso!!!!

 
At 19/7/11 1:42 PM, Blogger marianicebarth said...

A primeira vez é sempre única, é claro! Mas gosto de pensar que podemos fazer o que gostamos, muitas e muitas vezes, como se fosse a primeira. E sabe que funciona mesmo?
Pretendo fazer outras viagens com o mesmo entusiasmo.

 
At 19/7/11 4:40 PM, Blogger marianicebarth said...

O Timtim está demorando muito para comparecer, O Zeca sumiu de vez, a Primacaçula também, todos devem estar muito ocupados para ler e deixar comentários.
Só o Turini está honrando esta amiga.

 
At 19/7/11 11:09 PM, Anonymous timtim said...

O Timtim estava ausente, participando de coisas maravilhosas, em S.João del Rei (como procissão de N.Sra. do Carmo '16/07' e eventos do Inverno Cultural promovido pela FUNREI (Faculdade Federal de S.João del Rei.
Falemos agora da viagem por Paris. Não achei extenso não, os detalhes é que nos prendem. Fiquei com pena de seus pezinhos cansados. Quero continuar a viagem

 
At 22/7/11 6:10 PM, Blogger Polemikos said...

Hoje, assisti Meia Noite em Paris. Você vai gostar. Mostra um mundo de lugares em Paris!!! Que você vai reconhecer.

E alem disto, conta uma história muito gostosa sobre uma "viagem" muito especial, em Paris,do personagem central

 
At 22/7/11 6:25 PM, Blogger marianicebarth said...

Assisti Meia Noite em Paris e amei de paixão!!! Fiquei entusiasmada com a "viagem" do personagem. Que bom que você gostou!

 
At 22/7/11 9:26 PM, Anonymous primacaçula said...

Minha amiga me comentou sobre esse filme. Não gosto muito dos filmes dele!

Quanto à Paris como gostaria de ir para relembrar...
Já me peguei em sonho, aliás muito real falando fluentemente o francês... aliás, dando aula. Pouco estudei no colégio, mas desde pequena sabia a Marselhesa de cor.

 
At 22/7/11 9:31 PM, Anonymous primacaçula said...

Muito engraçada essa situação do Nelson querendo falar em francês com a moça.

Que pena seus pés! Veja que aquela "tese" é verdadeira: Se algo nos incomoda podemos estar até no "paraíso" que não estamos confortáveis, não é mesmo?

Estou viajando com você, Nice, como sempre!

 
At 22/7/11 9:37 PM, Anonymous timtim said...

Agora que o seu trio de comentaristas/leitores deram o ar da graça, ficamos esperando a continuação.

 
At 25/7/11 10:15 AM, Blogger Polemikos said...

Primacaçaula. Vc se deu conta do que diz a letra da marselhesa?

É um pecado tanto sangue, ódio, etc ...

Sobre o filme, este não é um Woody Allen, "costumeiro" ou seja depressivo, etc ... É bem diferente. Recomendo, é algo leve e bastante alegre.

 
At 28/7/11 12:34 PM, Anonymous primacaçula said...

Não, infelizmente sei de cor a letra mas não a tradução. Como disse, meu francês de agora é ruim.

Vou tentar ver este filme... para mudar meu conceito ou gosto, quem sabe...

 
At 31/7/11 9:09 PM, Blogger caos e ordem said...

Pois é, 15 dias depois da publicação eu apareço. É fase. Fiquei com pena do Nelson, acho uma sacanagem contar essas coisas e como ele não frequenta aqui não pode nem se defender. O mulher feroz!
Valentim está querendo marcar um fim de semana em São Paulo no fim de agosto, o tão esperado e tão adiado. Quem sabe a prima Maria Cecília marca uma data viável para ela.

 
At 31/7/11 9:15 PM, Blogger marianicebarth said...

Porque ficou com pena? Acontece com qualquer um! Aconteceu com ele, ora! Faz parte da viagem, se eu não contasse as coisas engraçadas que aconteceram, o relato seria muito sem graça, você não acha?
Aliás, acho que não foi mesmo uma boa ideia contar essa viagem de 20 (VINTE!!!) anos passados. É muito tempo! E muitas viagens aconteceram de lá para cá!

 
At 1/8/11 4:16 AM, Blogger caos e ordem said...

Oi Nice, meu comentário foi meio na brincadeira, não esquenta não. Foi legal sim contar, vindo de vc. tudo é ótimo e curtível. Escreva de 30, 40, de quando tiver inspiração.
Vamos agitar o encontro.

 
At 2/8/11 11:46 AM, Anonymous primacaçula said...

Dia vinte e um ,sábado ficarei aqui, mas terei que ver roupas de bebê para o neto que vai chegar...

Onde e a que horas estão planejando?

Conforme for,dá, a não ser que receba uma notícia da mamãe lá em Limeira. Orem por ela. Está sofrendo, algo que se pudesse escolher, não desejaria a ela.

 
At 4/8/11 2:20 PM, Anonymous timtim said...

Internet é mesmo admirável. Acabo de descobrir uma nova e valorosa aplicação: fazer "corrente de oração". Sempre me lembro de Dona Esther, me perguntando como estará.
Agora vou me lembrar diariamente, em meus momentos de conversa com o Pai.
Quanto aos comentários do "Caos e Ordem", Nice, não liga não. Esse cara, embora muito querido e bom comentarista, ele é tonto. Nem parece que está fazendo um 69, no dia 05/08. Estou aguardando mais "EFEMÉRIDES DE VIAGEM". sERÁ que desta vez sai o nosso encontro? Praza aos céus!

 
At 4/8/11 2:33 PM, Blogger marianicebarth said...

Maria Cecília acaba de me dizer que poderá no dia 27 e não em 21 de agosto. Esperemos confirmação dela.

Mas sugiro que marquemos a data, não mudemos mais e que seja o que Deus quiser!

Que acham?

27 de agosto!!!!!

 
At 4/8/11 9:17 PM, Anonymous timtim said...

Gostei do tom decidido da nossa escritora/artista:"marquemos a data... e seja o que Dus quiser".
Pra mim tá bom. Vou avisar meu filho Francisco. Não vejo a hora. Começo a contagem regressiva.

 
At 6/8/11 1:16 PM, Blogger marianicebarth said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 8/8/11 9:58 PM, Anonymous Anônimo said...

Marianice

Boa Tarde

Fiquei algum tempo sem visitar seu blog (o professor de informática mudou meu navegador de Internet e, com isso, fiquei sem os endereços de Meus Favoritos). Pouco a pouco fui me lembrando deles (em meio a uma gripe que me derrubou...).

Não sei fazer comentários críticos. O que posso afirmar é que seus textos são muito interessantes e que lê-los é muito prazeroso. Para quem, como eu, nunca saiu do Brasil, os preparativos, o nervosismo, as escalas, a emoção da chegada a Paris, tudo isso deu-me a impressão de ter estado lá. Seus comentários, suas impressões são espontâneas, sem qualquer pedantismo. E com aquele toque feminino!

Parabéns!
Que você continue desenvolvendo mais esse dom!

Abraço
Isaura

 

Postar um comentário

<< Home