domingo, julho 03, 2011

Recortes do Diário de Viagem de 1991

 Quarta feira - 11 de Setembro de 1991 (Dez anos antes das Torres)

 Acordei, infelizmente às duas da manhã, preocupada com a perda do cartão do Makro e com outros mil pensamentos atravessando velozmente minha cabeça. Passado, presente, futuro... Preocupações de ordem doméstica, ou com os filhos que ficarão sozinhos (será que falamos tudo?) (e se algum deles ficar doente? Tenho de dizer a eles para ligar para o primo Celso), (será que irão se comportar como adultos? Ora, claro que sim!), (quem pagará as contas de água, luz e telefone? Alessandra?)... e por aí...

Outros pensamentos ansiosos e estimulantes: (Meu Deus, que delícia, amanhã estaremos em Paris, imagine!) (Ai, acho que estou levando roupa demais...) (Será que devo levar bermudas?) (Ai, Paris, Paris... Não acredito que estamos indo) (nossa primeira viagem à Europa, que sonho!... trinta dias, dez países... Inglaterra, vou conhecer a Inglaterra!) (será uma longa viagem, o dobro de dias e países que o Nelson queria, mas não abri mão da Inglaterra! E se não pudermos voltar nunca mais? Tinha que ter Inglaterra no roteiro!) Ahhhh... que emoção!

Na verdade, estou muito ansiosa com essa viagem. Acho que será cansativa e tenho um pouquinho de medo de não ter pique... E os pensamentos iam e vinham, como a maré...

Já que não conseguia dormir mesmo, resolvi escrever isto, copiar o roteiro e começar o diário da viagem desde as impressões. Foi bom, fiquei um pouco mais calma e até consegui dormir uns minutos lá pelas oito da manhã, até o Nelson me acordar com um grande grito:

— Nice! Acorde! Os passaportes sumiram! Não podemos mais viajar! Quem foi o f... da p... que fez a “gentileza” de tirar do lugar?!

Levantei de um pulo, tonta de sono e comecei a procurar, até achar dentro da sacolinha de viagem, embaixo dos livrinhos da Berlitz. E pronto! Tudo se acalmou. Êta nóis!... caipiras virgens de Europa...

E aí, ninguém mais dormiu. Acabamos de arrumar as malas e bolsas e sacolas de objetos de toalete e remédios e livros - Nelson quer retomar o estudo de francês no avião para não fazer feio em Paris... Vem estudando há um mês com livros e discos... Eu digo que vou me virar em inglês ou mímica mesmo...

A casa virou uma loucura pelo dia todo.
A hora começou a chegar. Chegou também o Dadá com o contrato do apartamento dele para assinarmos como fiadores.

Em seguida fomos para o aeroporto com Rodrigo, Alessandra e o namorado, “Montanha”, e a Chris, com o namorado Gustavo.

Tínhamos de estar no aeroporto de Guarulhos até às 17h para o check-in. Durante o trajeto pela Marginal Tietê em hora de rush, meu coração dava pulos preocupantes e suspiros longos e profundos me acalmavam. Jesus! Não fique tão nervosa! É só uma viagem... medo... medo de avião... morro de medo de avião! Ai meu Deus, socorro!... Suspiro e suspiro de novo, penso nos filhos. Flávio Rubens está casado, com filhas pequenininhas, morando em Itapetininga, não vai estar aqui para ajudar... Alessandra (22 anos) é uma adulta responsável, os outros dois ainda adolescentes, Rodrigo (17) e Chris (16), são ótimos filhos e ótimas pessoas, não há o que temer, pare com isso, tudo vai dar certo! Expiro fortemente e expulso os medos, inspiro longamente Deus e coragem e ‘vamos que vamos’!

Check-in, correrias, despedidas, choradeiras, e o avião decolou às 19,55h, com 25 minutos de atraso. Minha mão gelada apertava a do Nelson até o avião deixar de subir e ficar horizontal... Jesus Cristo! Escala no Rio, não entendi nada, não consta no roteiro. Desce do avião, sobe no avião, muito pra minha cabeça. Decolamos às 22:20h, depois de tentarmos inutilmente telefonar para o Flávio Rubens.

Neste momento estamos a 10.000 metros de altura (BRRRRRR...) a caminho de Madrid, próxima escala, que também não consta do roteiro. Uma hora da madrugada. Chegaremos, segundo a comissária de bordo, às 12:45h, hora local (5 horas mais tarde do que a hora do Rio).  

Quinta feira - 12/09/91

São 6h da manhã, hora de S. Paulo e já é dia desde as 4. Já estamos num outro fuso horário. A viagem está ótima (o avião se comporta bem, parece parado... mas não me iludo: sei que estamos a 10.000 metros do chão e isso não me conforta nem um pouco). Não dormimos quase nada, eu pelo menos. Só vou descansar quando chegarmos a Paris.
Meus pés incharam e a fila do banheiro é constante.
6:30h - A comissária acaba de nos desejar Buenos días, disse que pousaremos em Madrid em 1h e 15 minutos, que a temperatura é de 25º e que será servido o desayuno (desjejum).
Café ralo e horrível, croissant, azucar e leche em polvo made in Espanha, Yogurte de abacaxi, geléia de damasco e manteiga Itambé made in Minas Gerais, Brasil.
No final a aeromoça passa oferecendo cha: Tsá? Tsá? Tsá, señora? Não, obrigada. E o croissant virou lua cheia.

"Montanha", Gustavo, Chris, Rodrigo, Alessandra e Nice
Nelson fotografou.


Roteiro da viagem:
Quarta feira - 11/09/1991
Partida pela Ibéria às 19:30h.
Apresentação no Aeroporto de Guarulhos para embarque com destino a Paris.

7 Comments:

At 3/7/11 4:41 PM, Blogger marianicebarth said...

Muito bom relembrar, viajamos de novo.

 
At 4/7/11 6:16 PM, Blogger Polemikos said...

Relembrar é viver.
Ou Lembrar é reviver?

 
At 4/7/11 7:18 PM, Blogger marianicebarth said...

As duas coisas. Este diário comecei a escrever na noite mal-dormida da véspera da viagem, continuei pelo tempo todo até voltar, embalada pelo entusiasmo da primeira viagem à Europa.
Lembrar é reviver, pois viajei novamente. Cada sentimento brotou igualzinho à primeira vez. E cada dia dessa viagem foi uma primeira vez.

 
At 4/7/11 11:11 PM, Anonymous timtim said...

Você acha que exagero nos meus comentários. Apenas externo meus sentimentos. Neste texto, por exemplo, é impressionante como vc retratou o alvoroço de qualquer mortal, na véspera de encetar uma longa viagem, ainda mais pela primeira vez. Gostei muito da foto. Fale um pouco sobre o "montanha".

 
At 4/7/11 11:28 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, o "Montanha" era o namorado da Alessandra, na época. Chama-se Flávio e são amigos até hoje. É nosso eterno amigo também. Ótima pessoa, inteligente, engraçado, bem-humorado e tem muitas outras qualidades, muitas mesmo! Ele foi a grande paixão, antes dela ir para a Australia e conhecer o Jimmy. Não era para dar certo o namoro.
Ele também conheceu e se casou com a Andréa, moça muito bonita e simpática. Gosto muito dela também.

 
At 6/7/11 10:28 AM, Anonymous primacaçula said...

Puxa! Chego a sofrer com você... Parabéns, escritora!

Se seu coração passou por essa e não parou, agora chega nos cem. rrss....

Curioso seu interesse pela Inglaterra.
Lembranças???

Seu medo de avião me lembra uma história engraçadíssima sobre uma viagem de Chico Xavier...
Ele, com toda aquela espiritualidade, canal aberto com o Espíritos se apavorou muito durante uma tempestade e começou a gritar. Emmanuel, seu mentor, chamando amorosamente sua atenção disse: - Chico, por favor, grite baixo, pois todos estão olhando. Que exemplo você dá da imortalidade da alma fazendo assim?

 
At 6/7/11 10:30 AM, Anonymous primacaçula said...

Ah... esse é o namorado lindo que a sua filha teve. Lembro-me dele no casamento da Cláudia.

 

Postar um comentário

<< Home