quarta-feira, março 23, 2011

Atração Irresistível VIII


Vou contar o fato que me afastou, não do âmago da filosofia, mas da pessoa que dirigia o grupo.
Essa dirigente proporcionava encontros em sua própria casa, para o grupo ainda pequeno. Antes de aceitar alguém, ela fazia uma entrevista em lugar neutro, ao ar livre e rodeado de natureza, geralmente numa praça ou jardim. Ali, ela sentia se as vibrações do aspirante a neófito estariam de acordo com o desejável, se a motivação dele era favorável e merecedora. Nesse caso ela o encaminhava ao grupo.
Lá, numa linda sala escolhida e reservada apenas para isso, o neófito unia-se aos outros participantes e juntos “vibravam” por todos os seres do planeta, em orações (tudo em inglês) em prol da paz universal, em cânticos (em inglês) e em mantras sonoros. Esse conjunto de vibrações em uníssono durava mais ou menos hora e meia e era chamada Ritual. O ambiente não era muito diferente de uma pequena capela. Tudo branco, quadros com as imagens de Jesus e outros Mestres hindus, uma vela acesa num pequeno castiçal de cristal lapidado, simbolizando a Energia da Divina Presença.
Em seguida, na sala de jantar, eram ministradas aulas sobre os Sete Corpos, os Sete Chakras, sobre a Divina Presença, os Elohim, e inúmeros outros conhecimentos maravilhosos e elevados.
Nenhuma contribuição financeira era pedida. Cada um levava apenas o próprio material necessário para as lições.
Livros eram lidos (em inglês) e comentados. Minha amiga Telma falava correntemente várias línguas e me ajudava a entender certas lições mais difíceis. Comecei a gostar muito do que aprendia. A mente abriu-se como um lótus. Tudo caía em terreno fértil, como chuva depois de longa estiagem.
“Deus é Energia pura, vibração que move e cria tudo, tudo o que há contém Deus, Ele está em tudo, ELE É TUDO. E - (maravilha das maravilhas) - I AM GOD IN ACTION” - Eu sou Deus em ação.
Quer coisa mais fantástica?
A princípio fiquei um pouco chocada com a pretensão (Eu?... sou... Deus?!? Em ação?...  Jesus Cristo!), mas pouco tempo depois comecei a pensar que tinha muito sentido; finalmente passei a aceitar como verdade.
“Assim como em cima, em baixo”; “Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus” (Deus é Energia e é Tudo, nós somos energia, logo, fazemos parte da Energia de Deus... e se fazemos parte ... somos uma partezinha de ... Deus!); “No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus...” (os Sete Elohim e a Criação com sons, os Sete Raios...)
Lentamente comecei a compreender algumas frases desse tipo, que antes, sem explicação, não me convenciam. E minha necessidade de racionalizar aumentava, ao invés de diminuir. Nada me satisfazia quando percebia que havia algo que ainda permanecia inexplorado, queria mais e mais e mais.
Mas nesse meio tempo, durante uma aula, com meus dois filhos, a dirigente citou uma restrição: meus filhos “não deveriam ficar muito perto de pessoas da raça negra, que produzia vibração muito baixa na escala de cores”. E não era só isso: "os negros teriam adquirido essa cor por castigo, por terem desejado e feito demais, por terem alcançado uma altíssima tecnologia que os acabou destruindo - os Atlantes"...
Não acreditei no que estava ouvindo, naquele lugar, daquela pessoa! Meu sangue subiu, batendo nas têmporas com violência, devo ter ficado vermelha de indignação. Tínhamos há muito tempo uma empregada negra, que era nossa quase governanta, a babá das crianças, nossa amiga, excelente pessoa, nossa comadre. Nossos filhos tinham amigos negros, gostavam deles sem problemas de cor, o que é isso?! - pensei.
Nesse dia despedi-me da dirigente do grupo para nunca mais voltar.
Como sempre, o elemento humano estragando as melhores coisas... Conversei com a Telma, que tentou me explicar que o conhecimento a que eu tivera acesso estava acima de dirigentes etc., mas... não. Não quero, não aceito isso, disse a ela. Um absurdo expor minhas crianças, de coração aberto, a esse tipo de idéia racista.
O pior foi ter de explicar a eles o porquê de não poderem mais voltar lá, estavam tão entusiasmados! Flávio Rubens, por exemplo, que não suportava perdas, disse que não queria mais saber de nenhum tipo de igreja, templo ou religião, se fosse para ter de parar assim e ter de inverter o rumo, esquecer tudo, perder tudo. “Você não precisa esquecer-se de nada das coisas lindas que aprendemos lá. É só essa parte, que não tem nada a ver com o que é certo que você não deve aceitar.” – tentei explicar, mas ele ficou irredutível.
Meu Deus – pensei - sentindo-me terrivelmente culpada, não devia ter levado as crianças antes de ter toda certeza de que era irrepreensível em todos os pontos de vista. Mas nunca imaginei que o dirigente de um Centro de Estudos Religiosos de tão alto nível pudesse escorregar num assunto desses...
Porém, tudo passa e essa fase ficou para trás. Mas não minha busca... Eu iria continuar.

20 Comments:

At 24/3/11 12:55 AM, Anonymous timtim said...

Gostei de tudo, mas preciso destacar esta frase:"Meu sangue subiu, batendo nas têmporas com violência; devo ter ficado vermelha de INDIGNAÇÃO". Palmas pra vc. Indignar-se, em certos casos, é uma virtude. Sempre lutei (mesmo internamente) contra o preconceito racial.

 
At 24/3/11 10:36 AM, Anonymous timtim said...

Vou tentar conversar com vc por teléfono, mas quero deixar regitrado meu cumprimento pela Feliz Data.
Louvado seja o Criador! Todas as bênçãos p/ vc e p/ a família feliz .

 
At 24/3/11 12:40 PM, Blogger marianicebarth said...

Obrigadíssima, Timtim! Seu telefonema iluminou meu dia.

 
At 24/3/11 12:49 PM, Anonymous primacaçula said...

Vou tentar telefonar, embora já tenha deixado os meus parabéns repletos de vibrações amorosas.

Posso saber o nome desse grupo que frequentou? Qual a filosofia espiritualista que seguiam?

Tentei ser também Rosa Cruz, mas a "ciência" como disse na outra postagem não me levou em nada até Jesus, que tenho como o MESTRE da minha vida.Pena que em muitas vezes não sigo suas lições maravilhosas. E aí.... bem feito, colho o que plantei.

Como escrevi outro dia, o que me "pega" é o sentimento e não a razão, embora necessite seguir algo que tente explicar as coisas.

E esse sentimento do fundo do coração, enchendo minha alma de alegria unida à consciência da responsabilidade de viver, chegou naquele encontro que tive com ELE há 31 anos atrás.

Quanto a pessoas, Nice, concordo que deturpam tudo com uma palavra,uma ação, mas apenas da nossa parte devemos prestar contas.

 
At 24/3/11 2:14 PM, Blogger marianicebarth said...

Obrigada, priminha, pelos parabéns.

Segundo, o nome do grupo era "I Am". Acho que o Gil conheceu.

Seguiam a filosofia espiritualista de de vibrações. Acreditavam (e eu também) que palavras e sons se propagam ao infinito.
Que preces em conjunto vibram muito mais fortemente do que uma pessoa sozinha poderia fazer vibrar.
Usavam o OM e outras vibrações de sons.
Acreditavam em vibração de cores, que o violeta tem a vibração mais alta, o preto e o vermelho as mais baixas.
E que o pensamento vibra e por isso devemos dirigi-lo para o bem unicamente.
Que o único pecado verdadeiro é desejar mal a alguém.

 
At 25/3/11 9:00 AM, Anonymous timtim said...

Gostei dessa afirmação: "O único pecado é desejar o mal a alguém".
Tbm eu acredito muito na força das palavras e no valor das vibrações em conjunto. Sempre estaremos enviando vibrações positivas para a aniversariante, mas, nesta semana, as vibrações serão mais intensas.

 
At 26/3/11 5:35 PM, Anonymous primacaçula said...

O Gil disse que não conheceu nada parecido.

Vibrações é algo muito conhecido entre muitos, inclisive os espíritas. Não falamos orar, mas vibrar, por alguém.

Fazemos ao final de todos os nossos encontros vibrações para o planeta Terra e para muitas outras coisas mais.

Em trabalhos de cura (P3A na Seara)é utilizada em larga escala a cromoterapia, dirigida aliás aos doentes geralmente por um médico por conhecer a anatomia do corpo humano.

Timtim... fiz o Curso de Reiki I e II mas também não me trouxe nada de novo. Não entendi muito sobre ter que fazer um curso, inclusive pago, para podermos como iniciados, "receber" uma energia que faz parte da Natureza e de Deus.

 
At 26/3/11 8:34 PM, Blogger marianicebarth said...

É a mesma coisa, primacaçula. Por isso é que eu sou ecumênica. Acho que quase todos os caminhos levam a Deus e, se pensarmos que todos irão até Ele, mais cedo ou mais tarde, então todos os caminhos podem ser considerados. Concorda?

 
At 28/3/11 3:19 PM, Anonymous primacaçula said...

Sim, concordo.
Mas , menos evoluída preciso ainda ir aos lugares, "sentir" melhor essas vibrações, que o mundo aqui fora às vezes não permite.

Conta ainda as pessoas, as amizades, a troca de energia entre eu e nossos amigos "do lado de lá".

Fazer o quê, se sou chegada??? rrsss..

Outra coisa importante... foi lá que reencontrei esse Doce Amigo de tanto tempo!

 
At 28/3/11 11:31 PM, Blogger marianicebarth said...

Você é que é mais evoluída que eu, pois vai lá para ajudar as pessoas ao vivo e a cores.
O que eu quis dizer é que todos os caminhos (que são procurados) levam a Ele. Como o Timtim disse, a procura por si só já é agradável a Ele.
Mas é claro que temos de fazer o mínimo de nossa parte. E, se fizermos apenas esse mínimo, por incompetência no caminho, ou por ignorância, Deus está lá no final, esperando-nos com "os braços abertos e um grande sorriso" (desculpe pelo antropomorfismo...)

 
At 28/3/11 11:34 PM, Blogger marianicebarth said...

A reforma em casa continua. Os telhadistas terminaram, mas pediram centenas de telhas a mais, que continuam atrapalhando a entrada da garagem. amanhã tentaremos devolver, em nossos carros... Pode?
E ficamos sem internet desde sábado, com os eletricistas trocando fiação da casa toda e tomadas pelas modernas...
Tanta coisa para fazer! E fiquei sem tempo parar escrever.
Mas vou continuar assim que tomar fôlego.

 
At 28/3/11 11:36 PM, Blogger marianicebarth said...

Ainda por cima estou escrevendo no escuro, para não perturbar demais o Nelson, que tenta dormir. Daí tantos erros.

 
At 29/3/11 12:01 PM, Anonymous primacaçula said...

Deus estará sim no final, de braços abertos a nos dizer: "Que bom! Agora, descansa um pouco e volta para refazer um pouco mais, naquele "mundinho de expiações e provas". rrsssss.....

Assim vai... até não precisarmos mais voltar aqui...

Outra coisa... Não pense que vou lá só para auxiliar os outros. Esse contato com a espiritualidade acaba nos auxiliando em primeiro lugar. E todos estamos necessitados.

 
At 30/3/11 10:05 AM, Blogger marianicebarth said...

Não, estou falando do final da Roda do Renascimento, quando já tivermos feito tudo o que precisamos e já estaremos limpinhos, dure quantos milênios (nossos) durar a "limpeza" da alma. E digo nossos, porque perante a Eternidade, o que são alguns milênios a mais ou a menos?...

 
At 30/3/11 8:45 PM, Anonymous timtim said...

Não chega a ser inveja, acho que é mais uma admiração. Gostei de ver minhas amigas dialogando sobre tanta espiritualidade. Creio que no meu caso se aplica bem :"são muitos os caminhos que levam ao Senhor",mas há horas em que sinto falta de conhecer mais sobre o espiritismo. Vou começar a ler o Evangelho Segundo Allan Kardec.

 
At 31/3/11 12:23 PM, Anonymous primacaçula said...

Olá, meu amigo
Acho que devemos conhecer mesmo outras coisas, que mesmo não assimiladas para nós, com o intuito de podermos ter um julgamento mais preciso sobre o assunto.

Saudade....sem mesmo "conhecer"
Será a RODA DA REENCARNAÇÃO"?rrss.

 
At 31/3/11 8:15 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, você me surpreende cada vez mais! Fico feliz de ter você como amigo!!!

 
At 2/4/11 9:17 PM, Anonymous timtim said...

E ainda há quem duvide das amizades viirtuais. Tbm eu posso dizer que uma das minhas realizações pessoais, que mais me permitem dizer: "A VIDA É BELA" é ter a amizade de vc e da "primacaçula".
Estamos esperando o capítulo XIX.

 
At 6/4/11 1:50 PM, Anonymous primacaçula said...

Para mim, Timtim a amizade é muito mais que virtual... e vc. sabe porquê digo isso.

 
At 28/4/11 2:59 PM, Blogger Polemikos said...

Em compensação, lí em algum livro esotérico que a última raça (humana) a aparecer, é a raça negra. Portanto segundo este autor (que não lembro), é a raça que menos progrediu ainda, mas a que tem maior potencial e que deverá representar no futuro a raça de ponta.

 

Postar um comentário

<< Home