quinta-feira, outubro 04, 2012

Domitila tem Alma de Cachorro ?!

Se a Domitila fosse uma gatinha comum, como quase todas que tive ou algumas que apenas conheci, de outras casas, eu não estaria aqui gastando o tempo precioso de vocês. 
Mas ela é realmente "hors concours". Logo que chegou e começou a se acostumar com a casa e as pessoas, elegeu-me (ai que bom!) como sua Fêmea Alfa, ou como sua “mãe”, enfim, alguém a quem se reportar, a quem amar, a quem dirigir toda a sua atenção e carinho. 
Era um “grude” comigo, se eu descia ela ia atrás, se eu subia, ela ia junto, se eu mudava de ideia e voltava para buscar alguma coisa, ela parava e ficava esperando até me decidir. Judiei um pouquinho dela só para testar se era isso mesmo. E era! Estava como amarrada em mim. Nos primeiros dias ficou ao meu lado numa almofada pink perto do computador, debaixo da luminária, porque fazia frio. Parecia um pintainho na incubadora, dormindo profundamente e acordando só para alongar-se toda e mudar de posição. 


Mas cada vez que eu me levantasse e saísse do quarto ela prontamente me seguia. Sem preguiça alguma! E levantava aqueles olhões azuis cheios de confiança que me comoviam. Onde quer que eu parasse ela parava também e se deitava quietinha no tapete mais próximo de mim. Querem saber? Parecia um cachorrinho! Se a chamava pelo nome ela vinha, respondia e vinha, como até hoje, de onde estiver. Além disso lambia minha mão ou meu pé, meu braço, o que estivesse mais perto. Tem alminha de cachorro...

Tomou o primeiro banho reclamando e um tanto descontente, mas suportou bem. Ficou muito assustada com o secador, que desliguei imediatamente. Mesmo assim ela continuou tremendo por algum tempo. Foi secada com sua toalha rosa, no meu colo, ao sol que entrava pela janela e aos poucos foi se acalmando e começando a ronronar. Acho que gostou da sensação de limpeza que o banho trouxe. 

Na noite desse dia estávamos vendo TV no quarto, Nelson e eu e ela subiu na nossa cama e veio "arrulhando" para nós: Urrurru? O Nelson muito surpreso perguntou: O que é isso? Urrurru??? É uma gata ou uma pombinha? 

E toda manhã, até hoje, ela me cumprimenta: Á-á-á ? É uma cantora de ópera? 
Fica na porta do quarto, do lado de fora, onde passa a noite e, de manhã, fica de atalaia esperando que eu abra a porta. E aí, olho no olho: Á-á-á ? Depois encaminha-se para o ateliê, onde ficam as coisinhas dela, os pratinhos de água e ração e não tem jeito, mia em todos os tons mais coloridos pedindo a ração úmida que, é claro, vou colocar para ela.

Ganhou uma escova para retirar o excesso de pelos e para que não possa engolir tantos ao se lamber, o que faz todo o tempo, como ordena seu instinto. 
Para quem não sabe, 
“os felinos são muito cuidadosos com a higiene pessoal. Eles chegam a passar de 2 a 3 horas limpando e arrumando o próprio pelo. E durante a higiene, também retiram os pelos mortos da pelagem. Isso acontece porque os gatos têm muitos filamentos na língua, o que a deixa muito áspera, parecendo uma lixa. E quando se lambem, os pelos ficam grudados nestes filamentos. 

 A língua do Gato tem filamentos

Como os bichanos não cospem, os pelos removidos com as lambidas acabam sendo engolidos, indo parar no estômago. Lá, como não são digeríveis, os pelos vão ficando acumulados, e formam a chamada BOLA DE PELO OU TRICOBENZOAR.” 


Estas palavras são transplantadas aqui diretamente do blog da Michelle, o Blog Petit & Gatô, ambos muito simpáticos, tanto o blog quanto a autora!
Obrigada, Michelle! 

Por hoje é só. Amanhã contarei mais algumas da Gata mais Tudo do mundo...


17 Comments:

At 4/10/12 7:44 PM, Blogger marianicebarth said...

Tentei colocar outro vídeo dela, mas não consegui.

 
At 4/10/12 9:17 PM, Anonymous timtim said...

VIVA! Hoje sou eu o primeiro. Lembraram que hoje é dia de São Francisco? A Domitila podia ter recebido uma bênção. Nice, minha admiração pelo seu estilo narrativo cresce na proporção do nosso desencontro. Acompanhei tudo: a Domitila te acompanhando pela casa, até o teste que vc fez, indo e vindo para ver se ela acompanhava mesmo...vi a gatinha arrulhando na cama de vcs. Gostei da almofada pink, da luminária para aquecer. Gostei tbm do estilo requintado : "parecia um PINTAINHO".
Aguardo o próximo capítulo para saber o que acontece com o a bola de pelo (no estômago) o TRICOBENZOAR.

 
At 4/10/12 9:17 PM, Blogger caos e ordem said...

Pois é, a Domitila é tão inspiradora que estamos nós aqui, a Nice escrevendo e nós comentando.
Fiquei em dúvida em relação à palavra "bituca", acho que seria "fiquei de butuca".
Ainda vamos conhecer ao vivo e em cores.

 
At 4/10/12 10:23 PM, Anonymous timtim said...

Eu acho que é BUTUCA, mesmo, quando vc quer dizer que ficou aguardando para comentar e deu bobeira, porque eu comentei primeiro. Claro que desejo muito conhecer a autora, o Dr. Nelson, a Cecília e esposo... e agora quero muito conhecer a Domitila.

 
At 4/10/12 11:18 PM, Blogger marianicebarth said...

Primeiro, soltei o verbo e nem liguei pra gíria da "bituca". Mas vocês que não estão aí pra brincadeira logo "levantaram a lebre"... e a "bituca" ficou com vergonha e correu do meu texto... Rsrsrs. Fugiu!!! E tive de encaixar outra palavra de um português mais castiço no lugar. Porque eu conheço o vernáculo... Óxente!
A malfadada "bituca" foi substituída por atalaia! Que tal, meus puristas da linguagem?

Mas... Timtim... Butuca quer dizer espora, segundo o Dicionário Priberam, que até consultei, é bituca mesmo, uma palavrinha mais sem-vergonha, indigna de leitores tão letrados como vocês... Não sei a origem dessa gíria.

E, Timtim? Venha passar uns dias conosco aqui em casa e faremos uma reunião dos nossos amigos blogueiros e comentaristas.

 
At 4/10/12 11:42 PM, Blogger marianicebarth said...

A primacaçula, que não apareceu ainda, (deve estar muito ocupada cuidando e curtindo netos, mais cedo ou mais tarde ela chega) - poderá me esclarecer uma dúvida: animais podem reencarnar? E, se sim, um cão pode reencarnar em gato?

 
At 5/10/12 3:10 AM, Blogger caos e ordem said...

"ficar de butuca" é gíria, que nem sempre se encontra no dicionário. Quando incluimos detalhes deste tipo é mais para mostrar para a autora que seu texto está sendo lido atentamente. Entendemos que entre nós, a blogueira deve mesmo soltar o verbo, sem maior preocupação com detalhes deste tipo.

 
At 5/10/12 3:15 AM, Blogger caos e ordem said...

Quanto à reencarnação de animais, não sou nenhum expert mas me parece que algumas correntes admitem a possibilidade, outras juram de pé junto que eles estão sim sujeitos a essas idas e vindas. Quando aparecer, vamos ver como a prima caçula encara o assunto.

 
At 5/10/12 3:32 PM, Blogger marianicebarth said...

Acho que tenho uma lembrança lá no fundo da mente que uma espécie não pode reencarnar em outra diferente.

Ó Deus, cadê você Primacaçula, que sabe tudo sobre isso?

Heeeelp!

 
At 5/10/12 4:02 PM, Blogger marianicebarth said...

Já que a primacaçula não está por perto fui perguntar ao Google. A literatura é vasta a esse respeito, mas escolhi um tópico para começar. Vejam o que encontrei:

2. CONCEITO

Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas — Palin, de novo; genesis, nascimento.

Metempsicose - do grego metempsykhosis, embora empregada no mesmo sentido da reencarnação, tem um significado diferente, pois supõe ser possível a transmigração das almas, após a morte, de um corpo para outro, sem ser obrigatoriamente dentro da mesma espécie. Ou seja, a alma que atingiu a fase humana poderia reencarnar em um animal.

Plotino (205-270 a. C.) sugeriu que se substituísse por metensomatose, uma vez que haveria na realidade, mudança de corpo (soma) e não de alma (psykhe) (Andrade, 1984, p. 194 e 195)

 
At 5/10/12 4:07 PM, Blogger Polemikos said...

O mais provável é que a "alma" dos animais, por exemplo os animais domésticos, que chegaram mais perto do estágio "humano", re-encarnem como homens.

Para regressar ao estágio "animal", o ser humano deve ter feito péssimo uso de sua condição humana. Não estava me referindo aos políticos mas quem quiser assim pensar ....

 
At 5/10/12 4:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Li dois livros do Psiquiatra americano Dr. Brian Weiss, conhecem?
Ele trabalha com uma linha psiquiátrica chamada Regressão, em que hipnotiza os clientes com problemas mais profundos e que não conseguem resolver sem esse método.

O Dr. Weiss era ateu e cético até começar a cuidar da regressão de uma cliente que, não só regrediu à própria infância, como passou pelo nascimento e foi parar alguns séculos atrás. Alguém leu?

 
At 5/10/12 4:25 PM, Blogger marianicebarth said...

Turini!!! Que bom ter você comentando outra vez!

 
At 5/10/12 11:00 PM, Anonymous timtim said...

Geeeente! Em que grupo eu fui cair? Altas pesquisas! Atalaia ficou bem, mas para a Domitila ficava melhor mesmo a butuca. Eu pensava que bituca é só o toquinho de cigarro.
Minha formação clerical repudia falar em reencarnação para animais.
Prefiro mesmo a metempsicose.
Estou curioso para ouvir a opinião da primacaçula. Alguém cutuca ela para aparecer no blog.

 
At 5/10/12 11:43 PM, Blogger marianicebarth said...

~Timtim tem razão: bituca é mesmo um toquinho de cigarro. Só para tentar dar uma lógica à expressão "ficar de bituca" seria uma pessoa de atalaia fumando cigarros um após o outro?... Rsrs...
Porque, para alguns dicionários o vocábulo "butuca" não existe.
Mas deixa isso pra lá. Vamos falar de reencarnação.
Do ponto de vista ecológico e mais atual Deus é tudo e tudo é Deus (faz parte dele). Sendo assim, todo o ambiente à nossa volta é formado da mesma matéria e da mesma Energia (Deus). Todas as moléculas são formadas por átomos e elétrons, prótons, fótons e outros tons descobertos ou ainda por descobrir.
Qual é nesse caso a diferença entre os corpos dos animais e os nossos? Pouquíssimas! Temos muitas semelhanças com os macacos, com ratos e com porcos! Então porque esse preconceito todo em relação aos animais? Quem é capaz de afirmar o que quer que seja?

 
At 6/10/12 10:11 AM, Blogger marianicebarth said...

Por isso diz a Bíblia: "Sois pó e ao pó retornareis", referindo-se exatamente a essa semelhança dos seres com a Terra. TODOS OS SERES. Pois não temos minerais em nosso sangue?
A Criação: Somos todos UM SÓ, todas as coisas criadas, TODAS.
Então não importa em que corpo viemos ou viremos, de que espécie ou raça.
Isso é igualdade e São Francisco tinha razão ao chamar aos animais de Irmãos.

 
At 8/10/12 9:45 AM, Anonymous primacaçula said...

A explicação dos amigos sobre "butuca" ou "bituca" foi bastante convincente para o meu humilde português... sempre ouvi mesmo chamar "toco de cigarro" de bituca. Aliás, quando era fumante inveterada... até "catei" algumas bitucas do cinzeiro quando acabava à noite... Cruz credo! Que vício lastimável!

Em relação à Reencarnação quero deixar claro que a opinião aqui não é minha mas da Doutrina Espírita que se baseia totalmente nela para explicar as "aparentes anomalias... riqueza, pobreza, saúde, doença...etc. Porque tanta diferença entre os seres? Premio ou castigo Divinos"?

Vejam que este assunto dá para se tratar em muitas encarnações...rrrssss. Desculpe, Timtim.

Bem...sem mais delongas o assunto que a Nice quer saber se trata da reencarnação de animais... Eles se reencarnam muito rapidamente para evoluirem também como os seres humanos e pelo que sei podem voltar em espécies que atingiram um certo grau de evolução como os mamíferos. Portanto.. a Domitila pode ter sido sim um cachorro e "guardar" na sua memória anterior coisas a esse respeito... sons que emite e comportamento.

Para quem está interessado sobre animais e espiritualidade aconselho consultar os livros de Euripedes Khull.
Tem também uma professora da USP de veterinária... D. Irvênia que faz palestras e escreve livros à respeito.

Não aceitamos a Metempsicose porque seres humanos não voltam a encarnar em animais...É a Lei de evolução, não só física como espiritual.

 

Postar um comentário

<< Home