terça-feira, janeiro 08, 2013

O que seria?

Mais curiosa do que apreensiva, conhecer o mistério daquele RX cuja imagem me fugia tornou-se quase uma obsessão. Mas sem um pedido médico era impossível.

E eu continuava muito cansada, com a falta de ar e os pés e tornozelos inchados e pesados, doendo. Não podia nem ficar  sentada que já começavam a inflar, a pele parecia a ponto de se partir. Muito desagradável.
Na sexta-feira, quarto dia, 14/12, o Nelson teve uma consulta de rotina com seu médico, falou a ele que estava preocupado comigo e obteve um pedido de RX, que foi agendado no Laboratório Delboni só para o Domingo, dia 16 (sexto dia). Porém o resultado só sairia na terça seguinte (dia 19, nono dia sem saber o que estava rolando) depois das 17 horas. Descansei quase o tempo todo no fim de semana, dormindo o tempo todo que estava em casa.
Começou a pintar uma angustiazinha de leve lá no fundo do coração. Que coisa mais esquisita! O que será? Ainda baseada em frustração e curiosidade, não podia imaginar o que estaria se passando neste pulmão que sempre considerei saudável. 

No Domingo dei uma ligada para a Dra. Cláudia, minha linda ginecologista e priminha em nem sei que grau, sobrinha da primacaçula Maria Cecília, contei a ela tudo que vocês já sabem e ela marcou uma consulta para o dia seguinte (sétimo dia). O santo Nelson me levou. Ela pediu Tomografia de Tórax, Ultrassonografia de Abdômen Total e Pélvico, Eletrocardiograma, Eco e Teste Ergométrico, Densitometria Óssea.

E eu do mesmo jeito, um dia melhor, outro pior, cansada etc.. Todos pedem exames e ninguém medica... Medicina moderna. E o Natal chegando, tudo parando. 

Para abreviar o "suspensório", só no dia 19 (nono dia) saiu o resultado, inconclusivo, do RX do Delboni

"consolidação heterogênea no terço médio / inferior do pulmão esquerdo podendo estar relacionado a processo inflamatório, porém considerar dados laboratoriais e clínicos." 

Não entendi nada. Mas levamos no começo da tarde os resultados do sangue e o laudo e a imagem do RX para o Dr. Eurico do CPP, que recomendou com urgência um pneumologista. Desta vez era meu filho Flávio o acompanhante. Fomos direto para o PS das Clínicas para falar com a Dra Silvana e saber o que ela diria. Nem peguei ficha, nem esperei nada, fui entrando no consultório, mas a doutora já entrara em férias. Outra médica, Dra Fabiana, um doce, ouviu toda essa história e, com apenas meu nome e RG acessou a "tal imagem" misteriosa e fugidia. Olhou, olhou, bastante tempo e chamou a outra médica do consultório ao lado, perguntando " O que você acha desta imagem?", confabularam em voz baixa e em siglas, até que não me contendo mais, perguntei: "Doutoras, dá para traduzirem o que estão falando? Estou esperando desde o dia 11 para saber o que eu tenho." 

Elas se entreolharam, a outra voltou para sua sala e a Dra Fabiana virou para mim a tela do computador e, mostrando uma mancha oblonga num certo ponto, disse: "Desta imagem podemos tirar três hipóteses: ou você teve um infarto, ou uma trombose pulmonar ou uma embolia." Suspirou e acrescentou: "E você está sem atendimento nem medicação há mais de uma semana! Você não vai sair daqui. Irá para o PS agora, para ser atendida com urgência. Vou pessoalmente encaminhar sua ficha." 

Dez minutos depois uma enfermeira me acompanhou até o PS (o inferno de Dante) para novos exames necessários. Lá fora o Flávio esperava e ligou para saber o que estava acontecendo. Expliquei e pedi a ele que avisasse o pai, que veio depressa. Eram 16 horas.   

Espera, espera, espera, aquelas coisas, tudo igual...
Fui atendida em algumas horas, novamente examinada, novos exames de sangue foram pedidos, mais espera (coitado do Nelson!), tivemos notícia de que os resultados sairiam lá pelas 4 da madrugada. Fomos para casa tomar um banho e dormir umas duas horas e às 4 saímos de volta para o HC. 
São Paulo noturna, quieta, silenciosa, deserta, diferente. Todos os semáforos abertos em cumplicidade. 

Mais um pouco de espera até encontrarem minha ficha e finalmente a notícia: 

 "Fizemos um exame de sangue chamado D dímero, cujo resultado, se passar de 500, identifica uma trombose. Deu 750. A senhora tem trombose pulmonar. O risco é muito grave de haver mais trombos chegando ao pulmão. Vamos encaminhá-la ao Ambulatório para tomografia. Poderíamos fazer uma aqui, mas precisamos do acompanhamento que só pode ser feito lá. Aqui é só para identificar o problema. A senhora deveria ter sido internada no dia 11 para tomar medicação endovenosa! Como não foi, teve sorte, mas agora o problema ficou crônico". 

Fomos para mais uma sessão de espera de horas no Ambulatório. Outro médico me atendeu, examinou e depois de mais espera participou que não poderia fazer a tomografia necessária porque a cota do HC já havia vencido para 2012. Marcou retorno para fim de Janeiro, mais exames que deverão estar prontos nesse dia. 

Conclusão: se a gente não morre da doença, morre de cansaço das horas gastas para descobrir o que estará nos matando... Ainda não chegou minha hora, mas continuo no telhado. 
Acabei fazendo a Tomografia particularmente, o que foi "ótimo" (?!), porque descobriu-se que não tive UMA trombose, mas "múltiplas embolias segmentares das artérias pulmonares" e, outra pancada: "Como achado adicional, destaca-se imagem nodulariforme no segmento VII / VIII hepático medindo 35 mm. Sugere-se complementação propedêutica com estudo específico." 

Que tal? Continuo no telhado...

11 Comments:

At 8/1/13 8:30 PM, Blogger caos e ordem said...

Eu bati o carro no dia 13 de dezembro, sem maiores problemas, sem machucar ninguem, estou usando um carro emprestado desde esse dia, oficina fechada na primeira semana do ano, ainda nem começaram a fazer o conserto do meu carro. Isso tem me aborrecido um pouco, mas vendo seu drama percebo que meu problema não é nada. Você nem sabe se está no telhado ou não. Hoje passou o dia e nem falamos. Zélia está com uma gripe bem incômoda e isso nos atrapalhou hoje. Quem sabe amanhã a gente se fala.
bjs. e melhoras

 
At 8/1/13 11:55 PM, Blogger marianicebarth said...

Sem dramas...

 
At 9/1/13 5:23 PM, Anonymous Anônimo said...

Nice, se cuida. Queremos você inteira, contando com detalhes a sua total recuperação. Com muito mais verve ...
Polemikus

 
At 12/1/13 1:19 PM, Blogger marianicebarth said...

A primacaçula não conseguiu postar comentário. Enviou e-mail que transcrevo parte aqui:

Maria Cecília
10 jan (2 dias atrás)

QUERIDA NICE

LI O QUE ESCREVEU NO BLOG, MAS INFELIZMENTE NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR UM COMENTÁRIO.

PORQUE NÃO NOS TELEFONOU PEDINDO UMA ORIENTAÇÃO? TEMOS MUITOS AMIGOS, INCLUSIVE PNEUMO QUE TRABALHA AO LADO....

TEM O JAYME, TB NOSSO AMIGO QUE ENTENDE MUITO DE MEDICINA.......

OUTRA COISA? PORQUE QUIS IR AO H.C. ENFRENTAR TUDO ISSO, QUE TODOS SABEM COMO É, MESMO SEM TEREM IDO?

NÃO CONSIGO ENTENDER MUITO BEM O PORQUE..... A NAO SER QUE SEJA POR FALTA DE UM CONVÊNIO....

FALEI COM O ROBERTO A RESPEITO, COLOQUEI O NOME NO CAMINHEIROS E VOU ENCAMINHAR AO OUTRO DR"....EDSON, PARA QUE VC.
ESTEJA NA CORRENTE DELE DE VIBRAÇÕES TODOS OS DIAS ÀS 21HS.

O TIO DA MINHA NORA ESTAVA SEM ESPERANÇA ALGUMA NA UTI DO SÍRIO LIBANÊS, SEM UM DIAGNÓSTICO PRECISO E AGORA... DEPOIS DE MUITO
AUXILIO ESPIRITUAL... OS MÉDICOS DESENGANARAM... ELE FOI PARA O
QUARTO, ACORDADO, LÚCIDO, SEM A INFECÇÃO GENERALIZADA...

TENHO A CERTEZA, POIS FOI A PARTIR DO DIA QUE SEU NOME FOI PARAR NESSA CORRENTE QUE COMEÇOU A REAGIR...

COMO JÁ VI COISAS INCRÍVEIS
ACONTECEREM... TENHO CERTEZA.

BJOS!

M.CECÍLIA

 
At 12/1/13 1:29 PM, Blogger marianicebarth said...

Querida primacaçula!

Desculpe-me...
Entenda que meu estado nos primeiros dias era bastante precário para que me lembrasse de pedir ajuda a quem quer que fosse, além do Nelson, pois mal podia respirar, mal podia andar, com tontura, enjoo, mal estar geral. Só consegui me lembrar das Clínicas, que fica bem perto daqui... (O Hospital do Servidor, a que tenho direito como funcionária pública aposentada fica longe e não gosto muito de lá). Mas, no HC, tirando a espera e o calor, fui atendida direitinho. Meu relato foi um tanto jocoso, mas no fim deu tudo certo. Deus me concedeu uma segunda chance e estou por aqui, já medicada e melhorando.

Porém, com certeza, aceito suas sugestões médicas, encarnadas ou não! Vamos lá!

Obrigadíssima!

 
At 12/1/13 8:04 PM, Anonymous timtim said...

Ufa! Que provação! Estou na corrente positiva. Vai melhorar logo e continuar a Nice guerreira que conhecemos. Parabenizo Dr. Nelson e o Flávio pela dedicação. Tenho certeza de que todos sairão engrandecidos deste episódio. Beijos, minhas orações e minha bênção.

 
At 13/1/13 12:00 PM, Blogger marianicebarth said...

Timtim, vamos marcar uma festinha para comemorarmos minha segunda chance? Não dá para demorar mais, senão será só lá em cima... Rsrsrs

 
At 14/1/13 7:10 PM, Anonymous primacaçula said...

ESTAMOS TODOS UNIDOS PARA SUA TOTAL RECUPERAÇÃO.
A FESTINHA DA SUA SEGUNDA CHANCE VAI SER POR AQUI MESMO....

 
At 14/1/13 7:11 PM, Anonymous primacaçula said...

Consegui postar agora e em MAIÚSCULO, COMO O SHIOST "INVOCAVA".

 
At 17/1/13 12:46 AM, Blogger marianicebarth said...

Era só o querido Shiost que invocava. Poste como quiser, você é bem-vinda e preciosa.

 
At 21/1/13 11:00 AM, Anonymous primacaçula said...

Não sei porque, mas essa palavra PRECIOSA.... me lembrou o Senhor dos Anéis"...

 

Postar um comentário

<< Home