quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Nietzsche


Quem tem medo de Nietzsche?


Palavras dele:


PREJUÍZO OCASIONAL DO CONHECIMENTO

A utilidade que a procura incondicional da verdade traz é tão continuamente demonstrada ao cêntuplo, que é necessário conformar-se sem hesitar com coisas prejudiciais, levianas e raras, em resumo, com as quais o indivíduo pode chegar a sofrer por causa dessa busca. É impossível evitar os riscos que o químico corre de se queimar ou de se envenenar por ocasião de seus experimentos. ─ O que se pode dizer do químico se aplica à nossa civilização inteira: de onde resulta claramente, dito de passagem, como é importante para esta ter bálsamos para as queimaduras e uma provisão constante de contravenenos.

A VERDADE NÃO SUPORTA OUTROS DEUSES PERTO DE SI.

A fé na Verdade começa com a dúvida a respeito de todas as "verdades" nas quais se acreditava até o presente.

14 Comments:

At 28/2/08 11:22 PM, Blogger marianicebarth said...

O desenho a crayon é da Chris Barth, minha filhinha, que o criou para um filme.
Cliquem nele e vejam em tamanho maior. Está muito bom.
E Nietzsch é um dos filósofos prediletos do Jay, marido dela, que estudou Filosofia e Religiões. Estou tentando entender esse pensador que dizem ser pessimista, mas foi um amante da Verdade Pura, doa a quem doer...

 
At 28/2/08 11:39 PM, Blogger marianicebarth said...

A gula anterior está dando pano prá manga. Padre Timtim, Sacristão Caos, Turini, Primacaçula, Shiost, Lucy e quem mais queira entrar nessa: que tal a gente por em discussão os "pecados" veniais? E porque não também os mortais?
Por enquanto continuamos na Gula, que os outros ainda não opinaram.

 
At 28/2/08 11:44 PM, Blogger marianicebarth said...

E olha que bela contribuição do nosso amigo Turini: falar sobre os verdadeiros pecados:
DESAMOR, DESDÉM, DESUMANIDADE, DESCASO e IRRESPONSABILIDADE.
Vamonessa?

 
At 29/2/08 3:53 PM, Anonymous Anônimo said...

Esses conceitos filosóficos são a pura verdade. Já perceberam a dor que nos taz o AUTO-CONHECIMENTO? Ou será que ainda não nos encorajamos a tal empreitada???

Parabéns à sua filha, tb. artista!
Esse dom não deve ser "Silveira Mello"... pois confesso que sou um fracasso!

 
At 29/2/08 3:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Olhando melhor,agora o desenho, a mim me passa exatamente a idéia que falei sobre o auto- conhecimento: uma figura grotesca, que somos nós e uma porta que vai dar no interior onde podemos sondar melhor a nossa natureza ainda tão imperfeita.

 
At 29/2/08 10:27 PM, Blogger marianicebarth said...

Mas você não é só Silveira Mello, mas também Rodrigues de Aguiar.
Mas caso você não saiba, seu avô João era um desenhista e inventor, um Professor Pardal, que inventava coisas práticas, inclusive uma máquina fotográfica que tirava fotos e revelava na hora, feita de latas de óleo, quando eu tinha 12 anos. Criatividade não faltava a ele, nem ao seu tio José.

 
At 2/3/08 12:19 AM, Anonymous Anônimo said...

Eu sei, mas não pintava quadros!
Inteligência é o que não falta à nossa família, modéstia à parte!

 
At 2/3/08 8:15 PM, Blogger timtimdez said...

Modéstia às favas. Aliás, neste assunto de modéstia, minha frase predileta é esta: "Em modéstia NINGUÉM me vence".
Tento entender Nietzche, entendo e admiro a meu modo. Acho que era uma alma atormentada à procura da verdade, sem a humildade e a felicidade de encontrá-la (a verdade) na religião. "Eu sou a Verdade e a Vida" disse Jesus. Sei que é simplista, mas me faz feliz.

 
At 4/3/08 5:35 AM, Blogger caos e ordem said...

Gosto bastante do Nietzsche, o difícil é escrever o nome.Contou ele que o famoso Zaratustra foi visitar o Papa que acabou avaliando que seu visitante não era assim tão ateu como dizem.
Estou tentando voltar e pegar firme no BLOG, agora estou em "aleidatracao.blogspot.com"
Para o blog aceitar tive que registrar do jeito que está, atração sem o cedilha, sem til e sem o a da atração, escrevendo separado seria A LEI DA TRACAO.
Pretendo publicar diariamente e também comentar todas suas postagens, as do Turinão e as do Shiost (tão caras e raras)
digitou o Zecão.

 
At 9/3/08 8:23 PM, Blogger Antônio said...

Finalmente encontrei um deus em que acreditar: A Verdade!

 
At 9/3/08 9:32 PM, Blogger marianicebarth said...

Mas essa é a Deusa mais fugidia... QUEM pode dizer que a conhece?

 
At 9/3/08 10:57 PM, Anonymous Anônimo said...

Nice, vc. não entendeu. É porque está escrito: "A verdade não suporta outros deuses perto de si".

 
At 10/3/08 7:21 PM, Blogger marianicebarth said...

Entendi que o Shiost pode acreditar na Verdade e disse que é fugidia, mas parece que você acha que ele quis dizer algo diferente?

 
At 14/3/08 2:15 PM, Anonymous Anônimo said...

O QUE É A VERDADE??? Não é esta uma boa pergunta???

Conhecendo o meu irmão acredito no que escrevi.

 

Postar um comentário

<< Home