quinta-feira, julho 31, 2008

O apito do trem

Casas dos funcionários da EFS

O fora que levei e a dor que senti ficaram-me encravados como flechas lancinantes de Cupido nesse ano de 1957.
A caixa de tesouros foi aberta todas as noites e cada pequeno presente, cada folha seca com nossos nomes, cada rosinha-chorão seca, cada bilhete de amor, cada foto dele, tudo foi acariciado, manuseado e umedecido por lágrimas de frustração durante muitos e muitos meses também durante o ano seguinte.
João deixara a cidade para cursar a oitava série em São Paulo e meu coração inchado e dolorido por mais dois anos ainda...
O pai do João era funcionário da Estrada de Ferro Sorocabana e seu filho voltava de trem, nos fins de semana. E todos os sábados, às 5:00h da tarde, eu esperava o apito do trem que trazia o meu amor perdido .

Piuííííííí... Piuíííííííí... (intervalo) e logo: Piuíííííííí... Piuííííííí... Tchik tchik tchik tchik tchik tchik tchik tchik tchik... tchik... tchik... tchik... tchiiiiiiiiiiihhhhh...

Então eu ficava imaginando o lindo João carregando sua maleta, descendo do vagão, andando pela velha estação, subindo a rua em rampa, dobrando à esquerda, andando os 200 metros até sua casa, que pertencia aos funcionários da EFS, chegando em casa, recebido pela mãe que o esperava na porta, abraçando e sendo abraçado por todos...
E eu, já prontinha, de banho tomado e com o melhor vestido, coração disparado feito doido, olhada severamente pela mamãe (que mal disfarçava a sua tristeza provocada pela minha tristeza durante toda a semana...), engolia o jantar de qualquer jeito para poder ir ao cinema com Maria Lúcia e Lydia, na esperança de vê-lo...
E uma noite, uma noite gloriosa, ele sentou-se bem atrás de nós e nos deu montes de balas de hortelã e Paulistinhas... Que filme foi? Imaginem se me lembro... Nem pensar... Tudo sumiu, tudo se eclipsou pela magnética presença dele ali atrás. A felicidade doía de tão grande... Até hoje, essas balas me lembram daquela noite.
Na saída, ele continuou ao meu lado e disse que não conseguia esquecer "minha meiguice"... que ainda gostava de mim, talvez ainda mais, mas que não podíamos mais namorar por causa de D. Anna... Jamais me ocorreu contrariar o destino.
Foi a primeira vez que pensei que "não há dor maior que a dor do amor"... quando é impossível ou frustrado... Comecei a compreender Romeu e Julieta...

Nunca voltamos a namorar e continuei interessada por ele durante dois anos, principalmente por causa da constante presença dele nos sábados, sempre se sentando atrás de mim no cinema, nunca ao meu lado. Sempre cobrindo-me de balas ou de rosinhas-chorão, alimentando meu sentimento, não me deixando esquecê-lo.

Um dia resolvi que bastava. O tempo cura tudo e eu já estava ficando cansada desse jogo de "amor impossível". Comecei a descobrir que nada é impossível para quem ama e que ele, na realidade, não gostava de mim coisa nenhuma, só amava a idéia de que uma menina bobinha gostava dele sem que precisasse fazer muito esforço...

E decidi que estava na hora de deixar de ser bobinha e começar a olhar para os lados...

15 Comments:

At 31/7/08 12:57 PM, Blogger marianicebarth said...

A foto acima não é da casa do João. O pai dele era um alto funcionário e sua casa era maior e isolada das outras. Afundei a rua de tanto passar pela frente... mas não tenho foto dela. Aliás, acho que nem existe mais. Essa foto e outras que tirei são de 2000 para cá.

 
At 31/7/08 7:12 PM, Anonymous Anônimo said...

OH! Que sensações maravilhosas essas! Pena de quem nunca chegou a sentí-las!
Será que hoje as coisas funcionam assim? Não creio! É tudo muito rápido, muito sensual... muito passageiro. Imagine um amor platônico como esse, durar tanto tempo e o melhor... por incrível que possa parecer... "melhor", é que durava.

Só por essas lembranças vale a pena termos vivido. O que acham?

 
At 31/7/08 7:17 PM, Anonymous Anônimo said...

Como as coisas misteriosas nos atraem, não? Será pela curiosidade inerente ao Ser humano?
Pensei que só o sexo feminino era curioso, mas creio que me enganei!

Me parece que sua primacaçula é bastante romântica; é jovem ainda?

 
At 31/7/08 8:35 PM, Blogger marianicebarth said...

Minha Primacaçula é linda! Mas... é casada!
Que coisa, não, priminha? Quanta curiosidade! E eu me divirto tanto!

 
At 1/8/08 3:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Estou contaminada pela curiosidade!!!
Quem é afinal OARCM que quer saber até do meu romantismo?
Estou entrando na dos "meninos" curiosos.

AH! Não é verdade que sou linda. Quem sabe um dia fui bonitinha, vamos dizer!

 
At 1/8/08 9:18 PM, Anonymous Anônimo said...

VIVA! VIVA! Três VIVAS! para a independência da mocinha que se libertou do encantamento do João.É o que eu disse: toda esta história forjou, formatou, deu têmpera à essa Nice decidida e lutadora. e o OARCM não vai se revelar não? Dê algumas dicas, pelo menos. Timtim

 
At 1/8/08 11:06 PM, Anonymous Anônimo said...

Infelizmente não posso dar dicas, pois adoro mistérios!
Quero "brincar" mais um pouco de esconde-esconde.
OARCM

 
At 2/8/08 7:26 AM, Blogger Polemikos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 2/8/08 7:30 AM, Blogger Polemikos said...

Bom, pelo menos sabemos que alguns anaframas de OARCM são Marco, Carmo

 
At 2/8/08 7:31 AM, Blogger Polemikos said...

Amiga_Caçula : não fui o único a reconhecer esta qualidade de juventude em você .... mantenha-a sempre pois enriquece a todos à sua volta

 
At 2/8/08 7:32 AM, Blogger Polemikos said...

anagramas, não anaframas

 
At 2/8/08 9:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Ainda bem que vc corrigiu, Turini. Já ia ficar encabulado por não encontrar o significado de anaframas. Agora com com este CARMO, poderíamos estar diante de uma Maria do Carmo? Não precisa dar dicas, OARCM, revele-se um pouco mais. Por que vias vc entrou no seleto grupo dos comentaristas da Nice e Turini? Timtim

 
At 3/8/08 11:41 AM, Blogger marianicebarth said...

Êêêê beleza de atração pelo mistério! A pessoa misteriosa chamada Oarcm continua provocando a curiosidade dos nossos amigos! Tanto pode pertencer ao sexo masculino como ao feminino... Mas deixarei que se revele, se quiser...
E a Primacaçula já nasceu linda. É jovem, sim, e sempre será como uma menina no coração.

 
At 3/8/08 8:58 PM, Anonymous Anônimo said...

QUEM ME DERA!!!
ESTOU TENTANDO remoçar A MINHA ALMA!

O mistério continua?
Por que vias entrou no blog, é a questão colocada pelo Timtim.
Já pensaram em ser alguém que já foi comentarista e quer pregar uma peça em nós?
Shiost, Lucy, amiga da Nice ou mesmo suas filhas??? Quem sabe algum parente que tem conhecimento deste, como meu outro manofláviojosé?

 
At 3/8/08 11:00 PM, Blogger marianicebarth said...

E o mistério continua...

 

Postar um comentário

<< Home