quinta-feira, junho 07, 2007

SORTE ou AZAR

Lenda Chinesa

Na longínqua China, em um passado remoto, numa pobre aldeia, havia um menino cujo sonho era um cavalo. Porém os seus pais eram tão pobres, como todos na aldeia. Jamais poderiam realizar esse sonho. Mas o menino mantinha o seu sonho...
Certo dia passou pela estrada da aldeia uma tropa de cavalos. Havia nessa tropa um potrinho que estava atrapalhando a marcha. O dono desses cavalos todos ficou sabendo do sonho do menino e deu a ele o potrinho.
O povo da aldeia toda, ao saber da história, foi à cabana do jovem, para cumprimentar seu pai, dizendo:
— Seu filho tem muita sorte. Sonhou tanto que conseguiu realizar o seu sonho. É, seu filho tem muita sorte.”
— Pode ser sorte, pode ser azar...
filosofou o pai.
Durante dois anos o jovem cuidou do cavalo, que se tornou um belo garanhão e todos os viam galopar pelas pradarias. O jovem era feliz. Mas um dia, passou por lá uma égua fogosa e o garanhão a seguiu, desaparecendo com ela. O povo da aldeia disse ao pai do garoto que este "tinha muito azar!" O pai do jovem respondeu:
— Pode ser sorte, pode ser azar...
Um ano e meio depois voltam ao pasto o cavalo, a égua e mais um potrinho, fruto da união dos dois. Reza a lei das aldeias que os animais que entram numa propriedade, passam a fazer parte dessa propriedade. Portanto o jovem é agora, o dono destes animais todos.
A população inteira da aldeia diz ao pai que seu filho tem muita sorte. O pai do jovem diz:
— Pode ser sorte, pode ser azar...
Mais uma vez o jovem cuida com amor e carinho do outro potrinho. Quando este já está com dois anos, todos podiam ver ao longe o jovem cavalgando pelas pradarias. Num desses dias, uma cobra assusta o cavalo, que derruba o jovem de mau jeito. Ao cair, ele quebra as duas pernas. O povo da aldeia diz ao seu pai que o jovem "tem muito azar". O pai do jovem, serenamente responde:
— Pode ser sorte, pode ser azar...
Uma semana depois estoura uma guerra civil entre todas as aldeias do lugar. O garoto não foi, pois estava com as duas pernas quebradas. O povo da aldeia diz ao seu pai que “seu filho tem é uma danada de uma sorte”!
Moral da história: O pai do garoto era daquelas pessoas especialíssimas que sabem que a sorte ou o azar dependem do que vem depois. Podemos nos lembrar de vários casos de pessoas que perdem um vôo por qualquer motivo e o avião cai... Como diz a Primacaçula, nós sempre estamos no lugar e hora certos. E quando alguma coisa parece que deu errada, é só esperar um tempo, serenamente e veremos a verdade.

5 Comments:

At 9/6/07 7:35 PM, Blogger Polemikos said...

Não vai ficar sem comentário ...

Recebemos tudo que precisamos e tudo nos acontece na hora certa, como demonstra o lindo poema anonimo "Pedi a Deus"

Pedi forças e vigor e Deus me mandou dificuldades para me fazer forte

Pedi sabedoria e Deus me mandou
problemas para resolver

Pedi prosperidade e Deus me deu
energia e cérebro para trabalhar

Pedi coragem e Deus me mandou
situações perigosas para superar

Pedi amor e Deus me mandou
pessoas com problemas para eu ajudar

Pedi favores e Deus me mandou
oportunidades

Não recebi nada do que queria
Recebi tudo o que precisava

 
At 9/6/07 9:27 PM, Anonymous Anônimo said...

nÃO ENTENDI PORQUE DEIXEI SEM COMENTÁRIO. Normalmente, a primeira coisa que faço ao me conectar na internet, é clicar em "favoritos" e abrir Ostenbarth. E olha que eu ia perdendo uma bela página! O Zeca deve apreciar esta lenda, pois combina bem com a teoria do Caos e Ordem. Também me fez lembrar de uma piadinha inocente, ocorrida num hospício. O diretor da casa foi informado que um dos internos passava grande parte do tempo batendo em sua própria cabeça, com um pedaço de pau. Chamou o "doente" e perguntou a razão de se agredir assim.
- Ah! doutor, é tão bom quando eu paro.

 
At 9/6/07 9:38 PM, Blogger marianicebarth said...

Que beleza o poema "Pedi a Deus", Turini! Obrigada por colocá-lo aqui.
E que piadinha ótima, Timtim! Dei gargalhadas!
Os meus comentaristas são os melhores!

 
At 11/6/07 6:03 PM, Blogger caos e ordem said...

Talvez a escassez de comentários se deva a ser um tanto conhecida e repetida a história da sorte ou azar, mas já que a blogueira reclamou, vai a minha manifestação:
- Acho importante colocar em prática a lição da história, pois muitas vezes nos empolgamos com o que achamos ser muito bom para depois dar com os burros n,água. Outras vezes arrancamos os cabelos em situações aflitivas para depois concluir que aquilo está acontecendo para nosso bem.

falou o Zecão

 
At 11/6/07 7:55 PM, Anonymous Anônimo said...

Já conhecia essa lenda e é muito boa; o poema "Pedi a Deus", o utilizo muito em minhas exposições evangélicas.
Sobre o meu conceito colocado por vc. o reafirmarei sempre!
Não acredito em acaso!

 

Postar um comentário

<< Home