quinta-feira, outubro 11, 2007

Para o Shiost

Shiost Aguiar disse...

Estou confuso. Nice, você é minha prima em segundo grau ou terceiro? E quanto à sua mãe? É minha prima? E seu avô, Antônio, é meu tio avô? Nossa, como eu sou ruim nessas coisas... E seus filhos, primos em quarto grau? E seus netos? Socorro!!!!!!!
10/10/07 5:04 PM


Shiost, especialmente para você. Mas todos podem ler, é claro.

Este é a o resumo da Árvore Genealógica que estou elaborando:
(Não vou colocar os sobrenomes finais).

Era uma vez um homem chamado Guilherme da S.M. e uma mulher loura de olhos azuis, chamada Messias P.

Casaram-se em 1874. Ela passou a assinar Messias Pereira. de M.
Tiveram 5 filhos:

1 - Antônio (Tonico, meu avô, o primogênito), nascido em 1875, falecido em 1934. Citado como "Um Sábio Perdido Entre as Montanhas").
2 - Angelino
3 - Maria
4 - Henrique
5 - João (seu avô), o caçula, nascido em 1887, (inteligentíssimo, cérebro de inventor, criou e desenhou várias máquinas, construiu em 1960 uma máquina fotográfica que tirava fotos "quase instantâneas", com latas de óleo de cozinha, baseada apenas numa notícia sobre a nova Polaroid, que lera em um jornal. Um Professor Pardal). Ele tinha verdadeira veneração pelo Tonico.

Tonico, o mais culto, meu avô, casou-se com Anna Almeida M., minha avó, em 1899.
Tiveram 9 filhos:

1 - Júlia, em 1900
2 - Hermínia, em 1901
3 - Clotilde, (ano ?) falecida ainda bebê
4 - Guilherme S. M. Neto, em 1905
5 - José, em 1907
6 - Anna, 1908, minha mãe
7 - Antonio (ano ?)
8 - Sócrates, em 1913
9 - Augusta, em 1915

João, seu avô) casou-se em 1910 com Juventina V. em 1910 . Esta passou a assinar Juventina V. da S. M.
Tiveram 7 filhos:

1 - Edna (altruísta, carismática, inteligente, 100 anos na frente de sua época, lutadora e dedicada à família)

2 - Esther (a mais aristocrática e contida, não menos inteligente e temperamento não menos forte)

3 - Leônidas (QI de Gênio)

4 - José (outro Professor Pardal, inventor e construtor de objetos com sucata, além de piadista, engraçadíssimo e gago)

5 - Maria Isabel (Belinha), dona das covinhas mais irresistíveis, herdou o temperamento forte dos S. M.

6 - Maria José (Santa), a melhor professora que já vi.

7 - Isabel (Piquetita, ou Pique), a mais meiga e encantadora, hoje com 81 anos, tem com a filha Marisa e o neto Bebeto, um Atelier de Pintura.

Todos se formaram Professores Primários, mas apenas Edna e os homens seguiram carreira no Magistério. Edna, Inspetora Escolar, tendo substituído o Delegado de Ensino e os irmãos, Leônidas e José, estão aposentados como Diretores Escolares.

Em resposta às suas perguntas:

1 - Você e eu somos primos em 3º. grau, assim como seus irmãos e minhas irmãs.

2 - Anna, minha mãe, é prima da Esther em 1º. grau, portanto sua prima em 2º. grau.

3 - Se nossos avós eram irmãos, meu avô Antônio é seu tio avô e seu avô João é meu tio avô

4 - Meus filhos são seus primos em 4º. grau

5- Seu filhos e meu filhos são primos em 5º. grau

e assim por diante.

Você percebeu como os nomes se repetem em cada família?


Minha avó materna chamava-se Anna e meu avô Antônio deu esse mesmo nome à sua filha, minha mãe, que teria sido a sua predileta. Repetiu também seu nome ao sétimo filho, Antônio.

{Minha avó paterna, casada com Jacynto, chamava-se Júlia. A irmã mais velha de minha mãe também era Júlia.}

Nosso bisavô materno, Guilherme da S. M. teve seu nome repetido no neto, 4º filho de Antônio.

{Meu bisavô paterno, nascido em Dresden (Bavária, leste da Alemanha), tendo chegado a Santa Catarina em 1852 aos 7 anos de idade, chamado Wilhelm Gustav, teve seu nome aportuguesado para Guilherme Gustavo. Era filho de Franz Gustav e Ernesthine Wilhelmine}.

Guilherme Gustavo foi aquele das moedas de ouro, cuja história ainda vou contar.

Shiost tem um irmão chamado Flávio José, os nomes dos dois tios, de cada lado. Tem também uma irmã, Maria Christina.
Shiost deu ao seu primeiro filho o nome de Flávio.
Meu marido tem um irmão chamado Flávio e outro chamado Rubens. Demos a nosso primeiro filho o nome Flávio Rubens, derivados dos dois tios e do meu primo Flávio. E à nossa quarta filha o nome de Christina, em homenagem à irmã do Shiost.

8 Comments:

At 11/10/07 7:15 PM, Anonymous Anônimo said...

cLASSE É CLASSE! Como invejo este conhecimento dos parentes até terceira ou quarta geração! Será que agora o Shiost entendeu alguma coisa?
Creio que esta qualidade de conhecer a história da família é um verdadeiro dom. Você, Nice, saberia comentar porque o seu avô, Tonico, era citado como "Um sábio Perdido entre as Montanhas"?

 
At 11/10/07 7:22 PM, Anonymous Anônimo said...

Não entendi uma coisa: vc. falou ao mano Shiost que sua avó e a dele também se chamava Anna! Acho que houve um engano, não? Nossa vovó querida, diga-se de passagem, chamava-se Juventina, "sua mãe"!
Quero complementar as repetições: Flávio José tem um filho chamado Guilherme e o Flávio, filho do Shiost tem uma filha, também Ana, embora Cláudia!

 
At 11/10/07 7:27 PM, Anonymous Anônimo said...

Se perder entre as montanhas não pode ser alguém que com toda sabedoria não se mostra assim; fica escondido em sua humildade? Não o conheci; isto é apenas uma idéia!

 
At 11/10/07 9:28 PM, Blogger Antônio said...

Será que o nome dela era Juventina Ana ou Ana Juventina? Por que a Maria chamava Maria Vasconcellos? É verdade que Henrique não estudou e trabalhava nas fazendas de sua propriedade? Qual a característica do Angelino? Como você sabe de tudo isso?

 
At 11/10/07 10:14 PM, Anonymous Anônimo said...

Só porque foi direcionado a ele, o Shiost deu o ar de sua graça! Venha mais vezes!
O filho da tia Aracy, irmã do papai se chamava Cláudio Rubens.

 
At 11/10/07 10:34 PM, Blogger marianicebarth said...

Respostas aos navegantes:

Shiost:
1 - Desculpe meu engano quanto às avós. A minha era Anna e a sua Juventina. (Em compensação, a minha mãe por eleição é sua avó e minha tia avó; e a minha mãe de verdade é sua prima em segundo grau)... É ou não é para confundir a cabeça de qualquer cristão?
2 - A Maria era Vasconcellos porque se casou com Sizenando Vasconcellos.
3 - Tio Angelino não teve filhos e era dotado de premonição. Tem um caso que contarei no blog, que é interessante.
4 - É verdade que Henrique não estudou e que trabalhava em suas próprias terras.
5 - Sei dessas coisas porque estou pesquisando. E você? Informações com a Esther, é claro. Pergunte mais e me conte...

Primacaçula:
Fiquei mesmo atrapalhada, não é? Confundir as avós, imagine... Sua segunda pergunta vou responder para o Timtim, que fez a mesma.

Timtim:
2 - "Um Sábio Perdido entre as Montanhas" é o nome de um artigo sobre Antônio da S. M., meu avô, escrito por Aluisio Almeida, pseudônimo do Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, para um jornal de Sorocaba em 21 de Janeiro de 1954. Infelizmente não descobri o nome do jornal, mas tenho o plano de ir a Sorocaba, para a casa da Carmen e pesquisar isso.
Mas nesse artigo o Monsenhor diz foi aluno de meu avô e que o considerava um dos três melhores professores do Estado de S. Paulo.
Timtim, você que gosta de ir a fundo, procure por Aluisio Almeida no Google.

 
At 11/10/07 11:21 PM, Anonymous Anônimo said...

Se esse é o nome de um artigo sobre seu avô é porque o monsenhor o considerava um "sábio entre as montanhas". Mas porquê ele o considerava assim? É isto o que queremos saber e que eu "chutei"

 
At 12/10/07 12:33 AM, Blogger marianicebarth said...

Minha querida, só lendo o artigo. A Carmen e a Diva já tentaram pedir uma cópia do artigo, que eu pessoalmente nunca vi, embora soubesse que existia. Entre no Google e digite padre Luiz Castanho de almeida ou Aluisio Almeida.

 

Postar um comentário

<< Home