quarta-feira, junho 09, 2010

Garota Solitária


E eu me sentia também completamente isolada delas, daquelas meninas minhas companheiras de escola. 
Antes desse dia eu até queria ser aceita por esse grupo. Tentava até pronunciar as palavras com o acento caipira para não parecer diferente. 
Mas repentinamente, ao sol daquela tarde, eu me senti como se estivesse me distanciando delas, daquela sala iluminada, daquelas cores fantásticas, daquelas fantasias emprestadas e disformes, e percebi que aquela alegria de meninas simples não me contagiava e eu queria sair daquela casa e estar a quilômetros dali. 
Foi a primeira vez que senti tão fortemente que meu lugar não era ali. E onde era meu lugar?
Peguei minha bicicleta e fui para casa filosofando, num descontentamento relutante, sem motivo... Lembro-me de ter pensado nisso, não como penso hoje, que tenho as respostas da vivência, mas como uma descoberta, uma passagem, um portal, de uma fase da vida para outra. 

Nove anos... E me sentia muito mais velha, meio ave sem pouso. 

28 Comments:

At 9/6/10 12:24 PM, Anonymous primacaçula said...

Acho que todos nós às vezes nos sentimos como ave sem pouso.

E da forma como encaro, não seremos isso mesmo?
"Nossa casa não aqui, lugar de passagem, de aprendizado, de crescimento espiritual".

 
At 9/6/10 12:32 PM, Blogger marianicebarth said...

Concordo plenamente! Tenho certeza de que esta não é minha primeira vida. Tenho certeza de que nós, que nos conhecemos agora (mesmo os que ainda não pessoalmente), temos uma história de afeto de outras épocas. Para mim isso é tão nítido quanto um desenho em bico de pena...
Conheço também algumas pessoas que não me agradam e a quem não posso agradar, que me fazem pensar que isso deve vir de muito mais tempo do que pode ter uma única vida...

 
At 9/6/10 2:56 PM, Blogger Polemikos said...

Nice, pra seu consolo, não é preciso vestir uma roupa de fantasia, pra sentir que "aquele não é nosso lugar".

Já me aconteceu um bocado de vezes na vida. E estava vestido normalmente, de paletó, gravata, etc ...

Ou será que esta é que era a "fantasia", a máscara e eu não me apercebi na ocasião.

 
At 9/6/10 3:07 PM, Blogger Polemikos said...

Onde é o nosso lugar?

Me lembra um poema de Beaudelaire:

N´importe où! Pourvu que ce soit hors de ce monde!

Não importa onde! Desde que seja fora deste mundo!

 
At 9/6/10 4:34 PM, Blogger marianicebarth said...

O que é o desejável? O que é o "meu lugar"? "O lugar onde me encaixo, me ajusto direitinho"?
Turini, muitas e muitas vezes na minha vida me senti deslocada. Em festas barulhentas, em festas em geral, na companhia de pessoas cujos interêsses nada têm a ver com os meus, (não que eu seja pretenciosa ou arrogante, longe disso!). Mas não sou daquelas pessoas muito sociáveis.
Gosto de ficar em casa, até sozinha, se for preciso.
Porém, se tiver de enfrentar qualquer situação estranha, mesmo sem gostar, enfrento! E ainda dou um jeito, mudo a cabeça e sou capaz até de me divertir...
Sou mesmo esquisitíssima, como diz meu marido...

 
At 9/6/10 4:41 PM, Blogger marianicebarth said...

Não me expliquei direito, nessa postagem.
O que quis realmente dizer é que ali, naquele dia da fantasia de super Homem quando eu contava apenas 9 anos, ao me encontrar naquela situação bizarra, tive pela primeira na vida, um pensamento de inadequação ao papel que me cabia.

 
At 9/6/10 8:14 PM, Anonymous timtim said...

Não me diga que vc ficou parecida com esse vietnamitazinho, com a a roupa do Super-Homem. Pela primeira vez, estou propenso a aceitar a existência de outras vidas. Por que é que me sinto tão irmão da Cecília?
Por que me ligo ao Deto?
AMO VOCÊS.

 
At 9/6/10 8:51 PM, Blogger marianicebarth said...

Acredito que nada acontece por acaso, que todos que estamos aqui, escrevendo uns para os outros, já estivemos juntos antes.

 
At 9/6/10 8:53 PM, Blogger marianicebarth said...

Onde digitei pretenciosa com c, leia-se pretensiosa, com s.

 
At 9/6/10 9:22 PM, Blogger marianicebarth said...

Turini, lendo novamente seu segundo comentário, acho que sua fantasia/máscara era exatamente aquela...

 
At 10/6/10 10:02 AM, Anonymous primacaçula said...

Que bom receber uma declaração de amor logo de manhã.
Nós também o amamos, Timtim.
Acho que todos daqui, realmente estão irmanados num Amor Espiritual de longa data.

 
At 10/6/10 12:37 PM, Blogger caos e ordem said...

Penso que a gente passa a vida inteira assim, cada um na sua. Uns se sentem bem acompanhando a maioria, outros não.
Um vizinho encheu a casa de bandeirinhas do Brasil, devido à copa que começa amanhã. Troquei idéia com a Zélia, preferimos não fazer nada, pois futebol é legal mas muito ufanismo acaba levando a uma espécie de desarmonia com nossos irmãos de outros paises.
Entrei em um bolão da copa e deu Brasil campeão mas não vou arrancar nenhum cabelo(tão raro) por causa disso.

 
At 10/6/10 2:36 PM, Anonymous timtim said...

É isso mesmo Zequinha, cada um na sua, mas irmanados (nada a ver com manadas). Eu estou enfeitando a frente da minha casa, para dar uma força p/ a seleção brasileira.
Meu ufanismo é pela nossa convivência tão fraterna. Alguém pode me esclarecer a origem da palavra ufanismo?

 
At 10/6/10 4:14 PM, Anonymous primacaçula said...

Eu estou mais nesta Copa, como meu irmão Shiost, torcendo para que o Brasil não traga a taça.
Ele sempre achou que os políticos se aproveitam desse "marasmo e ufanismo nacional" para enganar mais ainda os menos esclarecidos.

Agora, opinião minha: sinto que esse "patriotismo" só serve para essas coisas menos importantes. Que tal o verdadeiro, que se preocupa em tornar nosso país melhor no sentido social?

Não sei sabem mas sou socióloga e ainda possuo meus ideais nesse sentido.

Não "PULEM NO MEU PESCOÇO", por favor! rrsss....

 
At 10/6/10 7:57 PM, Blogger marianicebarth said...

Puxa! "Pular no pescoço" vai ficar na história! Se o Brasil não ganhar a Copa, muita gente vai "Pular no pescoço" do Dunga...

 
At 11/6/10 9:21 PM, Anonymous timtim said...

Eu só pularei no seu pescoço, irmãcaçula, para estreitá-la num abraço fraterno, mostrando toda alegria de poder conhecê-la "ao vivo"
Saiba que minha convivência virtual com vcs, principalmente Cecília e |Nice, vale muito mais que estas divergênciazinhas de gostar ou não gostar que o Brasil vença. Não tiro a razão de quem diz: "os políticos se aproveitam da vitória do Brasil para massificar mais ainda a população"
Mas, acontece que a nossa alegria,a cada vitória do Brasil, faz bem ao corpo e à alma.

 
At 12/6/10 11:03 PM, Blogger marianicebarth said...

Pronto, Timtim! Você acaba de fundar a "Ordem dos Puladores no Pescoço", para estreitar num abraço fraterno:

Eu gostaria de "pular no pescoço" do Deto quando ele estiver pronto para isso, livre de toda essa dificuldade que está passando, para dar-lhe um abraço de irmã. Gostarei muito se ele também "pular no meu pescoço". Nesse caso, daremos o pulo juntos!

Qualquer dia "pulo no pescoço" do Timtim para a mesma coisa.

No pescoço da Zélia e do Zeca, já pulei.

No da Primacaçula fica mais fácil, não é, priminha?

Do mesmo modo podemos todos "pular no pescoço" do Polemikos, com idêntico objetivo.

 
At 12/6/10 11:13 PM, Blogger marianicebarth said...

Regulamento da "Ordem dos Puladores no Pescoço":

Merecerá ser agraciado com uma fita da Ordem a pessoa que for capaz de uma regra única:

dar o abraço caloroso e fraternal.

 
At 13/6/10 8:56 PM, Anonymous timtim said...

Nice, Cecília, Lucy, Turini, Zeca, Zélia...
Como eu gostaria de escrever aqui também o nome do Antonio Aguiar!
Agora não precisa mais. O Deto não vai ler este "comment".
Mas, o que eu quero lhes dizer é que, provavelmente eu sou o único do grupo que fiz Curso da Arte de Abraçar. Oportunamente quero lhes transmitir meu conhecimento e fico muito orgulhoso de ser um dos fundadores da "Ordem dos Puladores no Pescoço".

 
At 14/6/10 1:23 PM, Anonymous Primacaçula said...

QUERIDOS AMIGOS(A) E "IRMÃOS(Ã)"

CONFESSO QUE FUI REPROVADA NESTA PROVA, APESAR DE ACHAR QUE SABIA ALGUMA COISA!
SINTO UMA DOR MUITO GRANDE DENTRO DE MIM, SEM PALAVRAS PARA DIZER MAIS QUE ISSO!
AMO VOCÊS!!!!

 
At 14/6/10 3:02 PM, Blogger marianicebarth said...

Queridíssima priminha.
Minha amiga Ana, que já "perdeu" os pais e uma irmã "para o outro lado da vida" me disse que foi muito mais difícil ficar sem a irmã do que sem os pais. Explicou que a morte dos pais a gente suporta melhor por serem mais velhos e isso estar na ordem natural das coisas, mas uma irmã/ão pelo menos para ela, foi muito complicado...
Porém, ela não tem o seu conhecimento das coisas do outro lado. É católica praticante. Perdoe-me o nosso amado Timtim por dizer isso... mas penso que o catolicismo como instituição, não ajuda muito nessas horas.
Se pensarmos apenas no que dizia Jesus, com "a casa de Meu Pai tem muitas moradas", ou "aquele que não nascer de novo não entrará no Reino de Deus" e outras máximas que ficaram e que foram interpretadas ao bel prazer dos tradutores do Novo Testamento, saberemos que não tems muito o que temer ao passar para lá.
SE FORMOS PESSOAS DE BOM CORAÇÃO...
Mas também tenho de confessar que nada sei dessas coisas, apenas acredito que seja assim...

 
At 14/6/10 4:24 PM, Anonymous primacaçula said...

MINHA QUERIDA PRIMA

Obrigada por suas palavras, mas não é questão de temer "passar para o lado de lá".
Acredito que o Deto continua sendo cuidado por aqueles que já vinham fazendo isso.

A tristeza é física, por não podermos mais vê-lo, conversar, fazer churrasco juntos ou ler seus comentários no blog.

É saudade já, disso tudo.
Sei que talvez eu, mais que os outros, daqui há um tempo, possa entrar em contato com ele de alguma forma, devido ao trabalho que faço, embora acredite que a Lucy possa também, mas o que sinto é algo físico, entende?
Afinal.... somos seres espirituais vestindo um corpo físico, não é mesmo? E essa matéria faz falta, PRIMA QUERIDA!

E o que está pegando muito.... a Mamãe, Lucy, os "meninos", a Ana Cláudia.

 
At 14/6/10 9:34 PM, Anonymous timtim said...

Então vamos continuar de mãos dadas, sofrendo juntos, chorando juntos, mas confiantes na promessa de Jesus: "onde dois ou três orarem juntos, eu estou no meio deles"

 
At 14/6/10 11:59 PM, Anonymous primacaçula said...

COM CERTEZA, MEU IRMÃO!

 
At 15/6/10 2:27 AM, Blogger marianicebarth said...

Ficou um grande buraco neste blog, o meu Guru... Hoje li bastante das postagens dele, desde que começou, no outro Refulgir, ainda. E li muita coisa do Zeca, também. E os comentários do Timtim, logo no comecinho, 2006, 2007...

 
At 15/6/10 2:29 AM, Blogger marianicebarth said...

O que faremos, irmãos?
Pedi à Lucy e aos meninos que continuem com o Refulgir!, que é tudo o que nos ficou e não queremos perdê-lo. Eles disseram que sim.
Vamos deixar o tempo curar os coraçõezinhos deles.

 
At 15/6/10 9:49 AM, Anonymous primacaçula said...

ACHEI DE DEVIA COMUNICAR A VOCÊS QUE A LUCY ESTÁ DANDO DE 1000 a 0 NA CUNHADA AQUI.

A FÉ QUE ELA POSSUI É MESMO, COMO DIZ O "DR. CHENG"..... DE TRANSPORTAR MONTANHAS"!!!

Embora a saudade, é claro, ela está dando força a todos, principalmente à netinha, Ana Cláudia.

 
At 15/6/10 11:13 PM, Blogger marianicebarth said...

É quando você ajuda alguém em estado de fragilidade que você cresce e se sente melhor.
É quando não pensa em você mesmo, mas dedica-se ao outro necessitado.
É isso que você faz, priminha!...
E também o Timtim.

 

Postar um comentário

<< Home