quinta-feira, novembro 18, 2010

O Assalto - O Pior

Às vezes, quando se pensa que tudo já se resolveu e que tudo já passou, ainda precisamos ter de enfrentar algo ainda pior.
Os policiais só subiram ao "sótão", como a Cida costumava referir-se ao espaço entre a última laje e o telhado, para atender aos rogos dela, que dizia que ninguém da família poderia entrar na casa enquanto os ladrões estivessem escondidos lá. A certeza tomou conta dela um pouco tardiamente, mas valia a pena conferir.
Os policiais, bons moços, haviam tomado para si a causa da família como paladinos e, de boa vontade, fariam "a última tentativa". Realmente não acreditavam mais que encontrariam alguém, mas subiram por aquela escada conversando relaxadamente.
E o Timtim está certo: o tiroteio começou no exíguo espaço entre caixas com restos de todo tipo de material de construção, fiação, encanamento e as quatro caixas dágua. 
Vocês bem podem imaginar, tanto quanto eu, dois homens fardados, armados, defendendo uma família cuja casa havia sido invadida na ausência dos pais, seus filhos, todos menores, subjugados e ameaçados de morte, tendo uma arma apontada para sua cabeça, ou encravada em suas costas.
Ao sentirem-se alvos, os policiais reinvestiram-se de sua formação militar e repentinamente depararam-se com uma guerra, uma luta pela sobrevivência, a auto-defesa exigindo e nessa batalha venceram os mais fortes e mais preparados. Eram três os assaltantes há duas horas escondidos "no sótão", nervosos, frustrados, apavorados e exaustos; e fizeram a escolha errada. Ao invés de se entregarem, atiraram para matar. Entre estilhaços de madeiramento, cacos de telhas e jatos de água, dois ladrões foram atingidos mortalmente e o outro ficou ferido, mas sobreviveu.
De toda essa tragédia muito se falou nos dias que se seguiram. Os jornais publicaram numa página dupla as fotos dos meninos mortos entre outras de vários assaltantes menores de idade que perderam a vida naqueles dias. Muito foi dito sobre os Direitos Humanos. Defendeu-se exaustivamente os Direitos Humanos dos meliantes... E os nossos? Só eles têm direitos? O direito de entrar numa casa pulando um muro, aterrorizando e torturando os habitantes, atirando e matando pessoas indefesas, sem piedade?
No caso em questão não se "deram bem", nem levaram nada, e pior do que tudo, deixaram suas vidas, suas curtas vidas de adolescentes, bruscamente interrompidas num turbilhão de loucura e terror.
Falou-se muito também que os policiais mataram os meninos sem razão (sem razão?!). Tivemos de defendê-los! Se ele quisessem matar, teriam feito isso com os quatro e não só com dois. Não, absolutamente, não queriam matar, foi uma fatalidade. Quantas vezes na vida vemos acontecimentos descambarem para o infortúnio... Aconteceu assim, mas poderia ter sido ao contrário, não se pode deixar de pensar, as vidas tiradas poderiam ter sido as dos nossos filhos, por causa de uma bagatela qualquer.
Hoje em dia deparamo-nos a cada instante com violência desse tipo, vemos tanto disso que até já nos acostumamos a essa guerra urbana, quase não nos choca mais.
Mas naqueles dias ainda havia uma espécie de horror ao simples pensamento do sangue derramado violentamente. E derramado no recinto sagrado da nossa casa!
Pois digo-lhes o que senti ao chegar à presença da multidão de curiosos em frente à minha casa e ao ter conhecimento de que dois meninos haviam morrido, minha reação foi de profunda desolação. "Ah! Coitadinhos!"  
Coitadinhos, senhora? disse o motorista do camburão, escandalizado — Eles invadiram a sua casa ameaçaram e quase mataram os seus filhos! E a senhora ainda tem pena deles?!
Só então comecei a compreender parte do que acontecera e meu coração se apertou e se inundou de horror. 

39 Comments:

At 18/11/10 1:33 AM, Blogger marianicebarth said...

Queridos, este texto está muito mal escrito. É tarde e o sono chegou há muito tempo...

 
At 18/11/10 10:27 AM, Anonymous primacaçula said...

Com a insistência toda, a história não podia demorar.

Não estamos interessados na construção do texto; desculpamos, dessa vez...rrss...

Então foram dois os que partiram; infelizmente escolheram o caminho errado a receberam na mesma medida.

Quanto à compaixão acho que não pode desaparecer do dicionário do nosso coração, senão não teria sentido a vinda dos Mestres para os "doentes da alma".

O que os levou a seguirem esse caminho? Sabemos nós? Só existe um juiz e este é Deus.

Fico muito triste com o fato da violência estar tão comum que passa como algo corriqueiro para muitos....

 
At 18/11/10 10:18 PM, Anonymous timtim said...

Como seus leitores já a conhecem! A narração está completa, mas não é mesmo o "soberbo" estilo da nossa literata.
Concordo com a primacaçula: a compaixão pode, perfeitamente, conviver com a justiça.
Estou curioso parasaber qual vai ser o tema das próximas postagens.

 
At 18/11/10 10:49 PM, Blogger marianicebarth said...

O tema? Não sei ainda. Estou com dificuldades para escrever solta, fico toda amarrada em palavras que não chegam...

 
At 19/11/10 10:37 AM, Blogger marianicebarth said...

Cadê meu "Escritor"?

Talvez eu retome a Saga dos Straub.

 
At 19/11/10 3:49 PM, Blogger Polemikos said...

Nice : creia-me, estou acompanhando seus textos. Mas não estou comentando por se tratar de algo muitissimo pessoal e muitissimo intenso, e não me sinto à vontade fazer observações sobre o sentimento de pessoas que conheço e que me estão perto.

 
At 20/11/10 1:13 PM, Blogger marianicebarth said...

Obrigada, Turini por deixar que eu saiba que você esteve aqui. tenho alguns amigos, como o Sérgio Flemming, a Edi Longo e até minhas próprias filhas que entram, lêem e não deixam sinal de sua presença... Como vou saber? Rsrs...

 
At 21/11/10 12:02 PM, Anonymous primacaçula said...

Caro amigo Polemikos

Não creio que estar comentando signifique entrar no sentimento das pessoas. Se lhe deu esta impressão quando Timtim e eu falamos sobre a compaixão não era esse o nosso objetivo, já que a Nice relatou que ficou com pena dos meninos, sentimento que as pessoas nem siquer compreenderam.

Seus comentários, assim como o de outros que apenas lêem, fazem falta aqui.

 
At 21/11/10 6:24 PM, Blogger marianicebarth said...

Fazem falta mesmo, Turini...

 
At 22/11/10 3:29 AM, Blogger caos e ordem said...

Desta vez eu sou o último.(a comentar)
Levei uma ralada pelo uso da palavra graça, talvez tenha sido usada mal, depois de 20 anos lemos já sabendo que nada aconteceu com as pessoas da família e isso dá uma certa leveza e tranquilidade. O outro lado (sem graça) é a morte dos dois. Podem ter sido mortos em legítima defesa dos policiais que estavam numa situação de matar ou morrer.
Sugestão à blogueira: Queremos seus textos que são muito apreciados, mas sinta-se descompromissada, se a inspiração vier, benvinda, se não vier vamos esperar.
Se às vezes registramos um comentário cobrando as publicações, é mais pra deixar registrada nossa visita ao sítio.

 
At 22/11/10 1:42 PM, Blogger marianicebarth said...

Adoro que vocês me cobrem, confesso até meio envergonhada. Todo mundo sabe que ser lido é ótimo. E ser apreciado, mais ainda...

 
At 22/11/10 1:45 PM, Blogger marianicebarth said...

Zeca e Timtim, o Turini postou algo, como sói acontecer, interessante e "polemiko". Gostaria de ver a opinião de vocês dois! Primacaçula e eu já estamos por lá. a postos.
Esperamos por vocês.

 
At 22/11/10 5:09 PM, Anonymous primacaçula said...

OLá, Zeca
Não foi uma ralada que quisemos lhe dar; nunca veja as coisas pelo lado menos positivo.
Apenas expressamos nossa opinião a respeito do infeliz incidente na casa da Nice.

 
At 24/11/10 10:46 AM, Blogger marianicebarth said...

Zeca, você é sempre bem-vindo!

 
At 24/11/10 11:18 AM, Anonymous primacaçula said...

É... prima querida. Está escrevendo sob "coação" rrsss.....

Você disse que o "escritor" sumiu?
Já perguntou porque? É o que costumamos fazer quando "nossos amigos" dão um tempinho.

Onde está o amigo Timtim!? Ô gente que cobra!!!
Eu... É que sinto falta!

 
At 25/11/10 7:53 PM, Blogger marianicebarth said...

Também sinto!

 
At 25/11/10 10:12 PM, Anonymous timtim said...

O Timtim estava hospitalizado. Fez uma pequena cirurgia, que foi um sucesso. Já está de volta. O médico prometeu que vai fazr uns tratamentos, que podem durar até dez anos. Depois fico bom pra viver mais uns 20.

 
At 26/11/10 1:26 AM, Blogger marianicebarth said...

Saúde e felicidade para você, Timtim! Fico feliz por ter essa notícia. Não fiquei sabendo que você ia fazer cirurgia. Teria ficado preocupada, mas torceria muito por você.

 
At 26/11/10 3:23 PM, Anonymous primacaçula said...

Eu também lhe desejo mais trinta anos, se o Pai o permitir, escrevendo no blog da Nice e sendo esse amigo/irmão querido, que nos traz sempre um aprendizado através de suas palavras.

 
At 1/12/10 2:54 PM, Anonymous primacaçula said...

ONDE VOCÊS ESTÃO?

A MAIÚSCULA É DE PROPÓSITO!

 
At 1/12/10 9:05 PM, Anonymous timtim said...

Ah! Eu estou a postos. Entro no blog todo santo dia, mas "o escritor" não baixa em nossa escritora. Deveser os atropelos de final de ano. Tenhamos paciência.

 
At 2/12/10 2:06 PM, Anonymous primacaçula said...

Verdade, Timtim!
Tenhamos paciência...

Mas porque precisamos ter atropelos no final do ano, não é mesmo?
Quem sabe porque todos nós ainda não entendemos o significado dessas datas.

 
At 4/12/10 2:27 PM, Blogger marianicebarth said...

Na verdade, são atropelos de Poupatempo, porque com toda a mudança de escritório do Nelson para "Escritório Virtual" (sabem o que significa?) e consequente avalanche de objetos e móveis em minha casa, além de problemas com empregadas (que agora talvez esteja se estabilizando...), misturaram-se papéis e documentos, que talvez tenham sido jogados fora...
Poupatempo para recuperar docs do meu carro, que acabo de vender para trocar por outro (Oba!!!).
E sim, festas e jantares de fim de ano etc. etc. etc....

 
At 5/12/10 12:29 PM, Anonymous timtim said...

Entre os muitos prazeres da vida, trocar de carro, para mim é um dos maiores. E vejo que eu gosto muito daNice, porque me alegrei com a notícia e compartilhei do "OBA".
A verdade é que, querendo ou não, agora a gente entra em ritmo "tirar o pé". Fica quase tudo para depois do Dia de Reis. Continuamos esperando copm paciência. Enquanto isto vamos trocando emails, pra não deixar a amizade esfriar.

 
At 6/12/10 8:07 PM, Blogger marianicebarth said...

Esfriar, Timtim? Jamais!

 
At 6/12/10 8:46 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi Marianice,recebemos o link do seu site,porem gostariamos que passesse seu email,aproveito e mando o email da mamae
bisabel@uol.com.br

David Salem

 
At 8/12/10 12:36 PM, Anonymous primacaçula said...

David Salem é o meu primo que não vejo há....????? quase 50 anos?

Primacaçula sou eu, Maria Cecília.
Lembra de mim?
Tudo bem com você?

 
At 9/12/10 1:16 PM, Blogger marianicebarth said...

Prima, o David(zinho) prefere e-mail. Você viu o endereço de e-mail da tia Pique?

bisabel@uol.com.br

Porque não envia uma mensagem para ela?

 
At 10/12/10 2:47 PM, Anonymous primacaçula said...

É isso que vou fazer.
Que linda, ela está no computador, é?

 
At 12/12/10 11:06 PM, Blogger marianicebarth said...

As netas ajudando.

 
At 13/12/10 11:44 AM, Anonymous timtim said...

Neto serve é pra isso.

 
At 16/12/10 2:37 PM, Anonymous primacaçula said...

PELO JEITO É SÓ NO ANO QUE VEM MESMO???

 
At 16/12/10 9:41 PM, Blogger marianicebarth said...

Ou talvez, depois do seu aniversário, priminha! Aí estarei mais livre...

 
At 17/12/10 6:46 PM, Anonymous primacaçula said...

Ah! Havia esquecido do meu aniversário... rrss...

 
At 19/12/10 12:15 AM, Blogger marianicebarth said...

E também lembro a todos que o Turini também vai fazer aniversário!
A Primacaçula no dia 25 (Natal) e o Turinão no dia 26!

Serão três aniversariantes, contando, é claro, com Jesus...

 
At 19/12/10 4:18 PM, Blogger marianicebarth said...

Vocês dois estão em excelente companhia!

 
At 21/12/10 11:30 PM, Anonymous primacaçula said...

Dia 24, minha querida.
Foi Papai Noel que me trouxe para a mamãe às 20:30 hs.

Com certeza, não poderia haver companhia melhor, embora digam que Jesus é do signo de Peixes.

 
At 23/12/10 11:09 PM, Blogger marianicebarth said...

24!!! Parabéns, Maria Cecília!!! Que você tenha muitos anos na maior felicidade, que seus dias sejam plenos de alegria, saúde e amor, não necessariamente nessa ordem...

 
At 30/12/10 7:03 PM, Anonymous primacaçula said...

Obrigada, Nice pelo seu carinho e desejos tão bons.
Um grande beijo e Feliz Ano Novo!!!

 

Postar um comentário

<< Home